8 Super Alimentos

8 Super Alimentos

Conheça os super-heróis da alimentação.

Os super alimentos estão na moda mas já cá andam há muito tempo! Leia o nosso artigo e surpreenda-se.

Os super alimentos sempre estiveram aqui mas nem sempre receberam o devido valor. Há um ditado popular que diz: somos aquilo que comemos. Naturalmente que não o podemos levar à letra, mas ninguém duvida do efeito que a alimentação tem, quer no dia a dia como no futuro, no comportamento do nosso organismo. Uma alimentação equilibrada é objetivamente um bom princípio mas existem um conjunto de alimentos que deveremos ter em atenção nas escolhas alimentares.

8 Super Alimentos 


1. Ovos

Os ovos são ricos em proteínas, possuem antioxidantes importantes no sistema ocular, contém 12 vitaminas e minerais importantes para o cérebro e memória. Por outro lado é um alimento económico, com múltiplas aplicações e que devido ao seu poder nutritivo permite a ingestão de menos calorias sem risco de perda de peso e sem grande influência nos níveis de colesterol.  

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

2. Feijão

O feijão é muito rico em proteínas, uma fonte importante de ferro, fibras e magnésio. Previne o risco de doenças de coração, ajuda a diminuir o colesterol e a libertar o organismo de resíduos. Existem estudos, ainda em curso, que indiciam que o feijão pode ajudar a combater o risco de certos tipos de cancro.

3. Brócolos

Os brócolos são uma importante fonte de fibras e vitaminas C, A e K. A vitamina K ajuda à saúde dos ossos. Devido à sua constituição, os brócolos ajudam a reduzir os riscos de obesidade, diabetes, complicações cardíacas e certas tipos de cancro.

4. Nabo

O nabo é rico em nutrientes, vitamina C, potássio, cálcio e fibras. As suas folhas têm ainda elevado teor de vitaminas A, B e C. Por outro lado, é um alimento pouco calórico. A sua ingestão ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de cancro, combate problemas de bronquite e asma, auxilia no combate às doenças do cólon e é um regulador do funcionamento do intestino. 

5. Amêndoas 

As amêndoas têm um poder nutritivo muito grande. É rico em proteínas, vitaminas e em ácidos gordos benéficos para o coração. Ajudam ao desenvolvimento do cérebro, ajudam a diminuir o colesterol, previnem doenças cardiovasculares e os diabetes.   

6. Laranjas

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C que é fundamental na produção de anticorpos no combate às infeções e é também um poderoso antioxidante. Contém ainda ácido fólico, potássio e magnésio.

7. Quinoa

A quinoa é o cereal com maior valor proteico. É uma excelente fonte de aminoácidos, vitaminas, minerais, fibras e rica em ómega 3 e 6. Tem outra grande vantagem: não possui glúten. A quinoa previne doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro, como o da mama, a osteoporose e outras doenças associadas à menopausa. É também indicada em recuperações musculares e benéfica para o melhor funcionamento do cérebro.

8. Bagas goji

A baga goji é o alimento conhecido com maior poder antioxidante, é uma fonte de vitamina, contém 18 aminoácidos, 8 dos quais essenciais,  ácidos gordos e é um fito-nutriente que tem funções anti-inflamatórias. Ajuda também a reduzir o risco de complicações cardíacas e é um fator de proteção das células.


Veja também: