7 Exercícios para grávidas

7 Exercícios para grávidas

Fortaleça os músculos para uma gravidez tranquila.

Alguns exercícios simples para grávidas para que se mantenha ativa e saudável durante os nove meses da gravidez.

Se está grávida, é importante que faça alguns exercícios específicos para ajudar a manter a sua forma física, fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade, a circulação sanguínea e o seu bem-estar. Se antes da gravidez não fazia exercício físico, também não é agora que se vai tornar uma atleta mas alguns minutos por dia e estes sete exercícios simples são o suficiente para se manter ativa e saudável.

7 Exercícios para fortalecer os músculos na gravidez


1. Músculos dorsais e abdominais


Sente-se no chão com os joelhos unidos e as pernas um pouco fletidas. Os pés devem estar juntos e bem assentes no chão. Com os braços esticados e as mãos entrelaçadas à frente, rode o tronco para um lado e para o outro e toque com as mãos no chão. Repita este exercício para grávida cinco vezes para cada lado.

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa que existe. Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.

2. Músculos paralelos à coluna


Coloque-se em pé com as pernas ligeiramente afastadas e as mãos na anca. Mantendo as costas direitas, incline-se lentamente para a frente e baixe até onde conseguir. Repita o exercício dez vezes.

3. Músculos das costas, abdómen e ancas


Coloque-se de gatas com as costas direitas e balance-se para trás e para a frente cinco vezes. Volte à posição inicial e arqueie as costas o mais que puder, como um gato assanhado, formando uma espécie de “C”. Repita dez vezes.

4. Músculos da zona lombar, coxas e períneo


Com os joelhos no chão, ligeiramente afastados, as mãos apoiadas no chão por baixo dos ombros, recue o tronco lentamente, levando a cabeça em direção aos joelhos e mantendo os baços esticados. Permaneça na posição, conte até cinco e volte ao início. Repita cinco vezes.

5. Músculos dorsais e postura


Em pé, encoste as costas a uma parede e afaste os pés da mesma cerca de 30 cm. Empurre a zona inferior das costas, a lombar, contra a parede, conte até dez e volte à posição inicial. Repita dez vezes este exercício para grávida.

6. Músculos abdominais e dorsais


De joelhos, com as mãos apoiadas no chão em frente aos ombros, levante o joelho esquerdo, leve-o na direção do cotovelo e de seguida estenda a perna atrás, sem tocar com o joelho no chão. Faça os movimentos devagar, contando até cinco. Repita dez vezes com cada perna.

7. Músculos das costas


Sente-se com as pernas cruzadas. Com a mão esquerda, segure o pé esquerdo, apoie-se com a mão direita no chão e rode lentamente o tronco para esse lado. Repita dez vezes. Troque a posição das mãos e repita dez vezes este exercício para grávida. 


Veja também: