10 Alimentos ricos em fibras

10 Alimentos ricos em fibras

Saiba quais as melhores fontes de fibra.

Os alimentos ricos em fibras têm vários benefícios para a saúde, razão mais do que suficiente pata os incluir na sua alimentação. 

Muito se fala dos benefícios das fibras para o bom funcionamento do organismo, mas nem todas as vantagens são conhecidas ou, tão pouco, as fontes de fibras. Mas isso está prestes a mudar. 
 
Vamos por partes. As fibras são bem conhecidas pelos benefícios para o funcionamento intestinal, no entanto, os seus benefícios vão muito além disso. Aliás as fibras podem mesmo ajudar a prevenir doenças como a obesidade, diabetes ou doenças cardiovasculares. 
 
Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Se faltavam motivos para incluir na sua alimentação produtos ricos em fibras, talvez esteja na hora de mudar de ideias.

E não pense que apenas os cereais são ricos em fibras. Sim, obviamente são. Mas não são a única opção. De facto possibilidades não faltam e são bem fáceis de encontrar. Conheça agora 10 alimentos ricos em fibras
 

Onde pode encontrar fibras?


 

1. Pera 

Uma pera pode conter cerca de 5 g de fibra, o que faz dela um dos alimentos ricos em fibra. Mas entre as frutas tem várias opções. Abacate, figo, pêssego, laranja, abacaxi, maçã, ameixa, papaia, manga ou morango, são outros exemplos de futas ricas em fibras. 
 

2. Feijão 

Este é provavelmente um dos alimentos mais ricos em fibras. Só para ter uma ideia, uma chávena de feijão pode conter aproximadamente 7 g de fibra. E a melhor parte é que pode variar, já que tem vários tipos de feijão à escolha. 
 

3. Grão-de-bico 

É outro grão muito utilizado na gastronomia portuguesa e, tal como feijão, também ele uma boa fonte de fibra. E já que estamos nas leguminosas, saiba que ervilhas, lentilhas ou favas, por exemplo, são também bons exemplos de alimentos onde vai encontrar fibras. 
 

4. Amêndoas

Além de serem ricas em óleos saudáveis, são também uma excelente fonte de fibras. E se é apreciador de frutos secos pode ainda considerar as avelãs, amendoins, castanhas, ou nozes, por exemplo. 
 

5. Abóbora 

Além de fibras ainda lhe fornece vitaminas (A, C e E) e potássio. 
 

6. Iogurtes

Sim, nos iogurtes também encontra fibras, bem como bifidus e algumas estirpes de lactobacilos, que contribuem para a estimulação da flora intestinal. 
 

7. Arroz ou massa integral 

Outras duas boas opções de alimentos ricos em fibras. Pode estranhar no início, mas o seu organismo vai agradecer, já que ao optar pela versão “integral” destes dois alimentos vai fornecer mais fibras ao seu organismo. 
 

8. Semente de linhaça 

Outro dos alimentos mais ricos em fibras. Só para ter uma ideia, por cada porção de 100g de linhaça, encontra mais de 30 g de fibras. E opções de consumo não faltam. Saladas, sumos ou bolos, são apenas algumas. 
 

9. Soja 

Além de ser uma boa fonte de fibra, ainda contribuiu para a redução dos níveis de colesterol. 
 

10. Batata-doce 

Um alimento rico em fibra e não só. A batata-doce é também uma boa fonte de ferro, vitaminas (A, C e E) e potássio.
 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: