Teresa Santos
Teresa Santos
10 Set, 2020 - 11:02

Trilho da Lagoa Azul em Sintra: descubra a Natureza em estado puro

Teresa Santos

O trilho da Lagoa Azul em Sintra estende-se por 14 kms e tem um nível de dificuldade moderado. Conheça este percurso e tudo o que ele tem para descobrir.

Trilho da Lagoa Azul

O trilho da Lagoa Azul fica na Serra de Sintra e oferece paisagens de cortar o fôlego a todos os que o percorrem. São vários os pontos de interesse que pode ficar a conhecer, como lagoas, barragens e uma Natureza sempre rica e variada.

Ao percorrer o trilho da Lagoa Azul, poderá contactar com uma fauna e uma flora diversificadas e vistas verdadeiramente deslumbrantes e memoráveis. Faça uma escapadinha até Sintra e usufrua deste pulmão verde, onde é possível respirar ar puro, enquanto caminha e se exercita.

Onde fica o trilho da Lagoa Azul?

Panorâmica da Lagoa Azul na Serra de Sintra

O ponto de partida para este trilho é, precisamente, a Lagoa Azul, na Serra de Sintra. A partir dali, pode preparar-se para percorrer caminhos incrivelmente bonitos.

A Lagoa Azul surgiu fruto da alteração dos granitos do maciço de Sintra, que sofreram a ação de agentes erosivos e, assim, originaram areias e argilas, as quais revestem e impermeabilizam o fundo da lagoa. Desse modo, a água que aí se acumula não escoa.

Entre as fendas dos granitos, é possível observar a flora, representada pela vegetação e pelas suas raízes, que atravessam e quebram as rochas. Aqui, há ainda um granito de tom rosa, que é rico em ortose (feldspato alcalino), quartzo e mica preta (biotite), entre outros minerais.

1.

Como chegar?

A Lagoa Azul é uma zona de fácil acesso tanto a pé, como de carro, possuindo ainda espaço para estacionar o carro.

Coodernadas:

  • 38° 46′ 5.0333” N
  • 9° 23′ 59.3387” W
2.

Que distância vai percorrer?

Este é um trilho com circuito circular e com uma distância de cerca de 14 kms. Para fazê-lo, pode demorar, em média, cerca de 4 a 5 horas.

Está classificado com um nível de dificuldade moderado, ou seja, com 3,5, numa escala de 0 a 5. Considera-se que este é um percurso acessível, mesmo para quem não tem uma grande preparação física.

Ao longo do trilho, especialmente nos seus primeiros 10 kms, podem existir alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso pode ser mais acidentado. Ainda assim, a sua dificuldade técnica é reduzida.

3.

Caraterísticas do trilho

Considerado um trilho de nível de dificuldade moderado, ele conta com uma subida exigente, ao longo da floresta, até chegar perto da Cruz Alta. É um percurso de grande beleza que, como já dissemos, se inicia na Lagoa Azul.

O trilho termina em sentido descendente, em direção à Barragem do Rio da Mula, onde entrará no Trilho das Pontes que se encaminha para o Convento dos Capuchos. Nas imediações, existe uma outra lagoa – a Lagoa dos Mosqueiros – que oferece vistas absolutamente magníficas.

Ao longo do caminho, é possível admirar as pontes e as passagens pelos ribeiros, construídas a partir dos troncos das árvores. A barragem constitui a maior das três lagoas pelas quais passará neste trilho. O percurso termina onde começou, ou seja, na Lagoa Azul.

4.

Qual a melhor altura do ano para visitar?

Algumas das pessoas que já fizeram este trilho consideram que o verão é a estação indicada para percorrer este caminho. Algumas das justificações para essa consideração são o facto do piso estar mais seco e de haver menos vento, o que pode contribuir para uma caminhada mais fácil e agradável.

Pontos de interesse no trilho da lagoa azul

Lagoa Azul

A lagoa azul, de águas verdes e cristalinas, é naturalmente um espaço encantador, de rara beleza e onde é possível respirar um ar puro único. Além da flora envolvente, pode admirar os animais que habitam a lagoa, como é o caso dos patos, cágados, tartarugas, carpas e percas.

Barragem do Rio da Mula

Barragem do Rio Mula

Esta barragem imponente exibe uma paisagem maravilhosa, marcada pelos eucaliptos, pelos pinheiros e, claro, pelas águas. É um espaço muito agradável, apesar dos mergulhos estarem proibidos. É este o ponto de partida para um outro trilho, o Trilho das Pontes.

Lagoa dos Mosqueiros

Esta é outra lagoa deslumbrante que pode ficar a conhecer ao percorrer este trilho. A sua beleza é incrível e, mais uma vez, oferece uma paisagem magnífica e um silêncio que convida a uma comunhão única e especial com toda a Natureza.

Gruta da Loba

Trata-se de uma pequena concavidade rochosa que sugere a forma de uma loba. Costumava ser usada como abrigo ou zona de paragem dos pastores e dos escuteiros.

Convento dos Capuchos

Claustro do Convento dos Capuchos

Este é um convento franciscano, muito simples e de pequena dimensão, que foi construído em plena harmonia com a Natureza envolvente. O seu despojamento arquitetónico e decorativo é “compensado” por um interessante uso da cortiça que também lhe valeu o nome de “Convento da Cortiça”.

Rústico e austero, este edifício integra-se perfeitamente na vegetação local, exibindo na sua construção enormes fragas de granito.

Alto das Cabras

Esta é uma elevação de rochas que resulta num miradouro incrível, com vistas deslumbrantes sobre o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, a costa e o Cabo Espichel.

O que deve levar para fazer o trilho da Lagoa Azul

Marmita para trilho

Como para percorrer qualquer trilho, é essencial ir prevenido com água e snacks saudáveis e nutritivos, que ajudem a dar energia para caminhar. Da mesma forma, são desaconselhados alimentos com muita gordura, salgados ou ricos em açúcar.

Tome nota do que deve levar na mochila:

  • Fruta rica em água e hidratos de carbono simples (melão, melancia, meloa, banana, maçã, pêssego, cerejas, uvas, etc.)
  • Barritas de cereais integrais ou granola
  • Bolachas simples e secas (bolacha torrada, crackers, etc.)
  • Ovos cozidos (bem acondicionados termicamente)
  • Queijinhos individuais (bem acondicionados termicamente)
  • Saladas frescas (bem acondicionadas termicamente)
  • Sandes saudáveis (bem acondicionadas termicamente)
  • 2 litros de água

Acessórios para fazer o trilho da Lagoa Azul

Mulher a fazer trekking na Serra de Sintra

Além de bebida e da comida, há acessórios fundamentais para executar este ou outro trilho e que não deve dispensar de maneira alguma. Tome nota dos essenciais:

  • Mochila leve, confortável, de tamanho adequado e térmica
  • Calçado adequado para caminhadas, como sapatilhas ou botas
  • Protetor solar para aplicar e reaplicar ao longo do percurso
  • Chapéu/boné e óculos de sol
  • Toalha para se sentar, descansar ou comer
  • Saco para guardar todo o lixo que fizer
  • Máquina fotográfica para registar as paisagens mais deslumbrantes do trilho

Quantas calorias vai gastar a fazer o trilho da Lagoa Azul

O trilho da Lagoa Azul tem 14kms de extensão e pode percorrê-lo em diferentes passadas:

  • passada lenta – vai demorar 4h40
  • passada moderada – vai demorar 2h55
  • passada rápida – vai demorar 2h30
  • passada muito rápida – vai demorar 2h10

Agora, para descobrir na nossa calculadora as calorias que vai gastar a fazer este trilho, só tem de:

  • selecionar o peso
  • selecionar a passada da caminhada
  • selecionar o tempo que vai demorar a fazer a caminhada
Calculadora de calorias gastas em exercícios

Saiba quantas calorias gasta
por atividade física

Peso (Kg)

 
 

Duração Atividade (horas)

 
 

Escolha uma actividade:

Nível estimado de calorias consumidas:

 

Nível estimado de calorias consumidas
Veja também