Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 13:00

Perdigueiro Português: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Reunindo todos os atributos de um caçador nato, o Perdigueiro Português é também um companheiro afável e equilibrado, com capacidade de resistência e espírito de sacrifício.

perdigueiro português

O Perdigueiro Português pode ser curioso e hiperativo demais para uma família dita normal. Ele vai querer cavar, morder, sair de casa e sentir-se útil.

A sua especialidade é a caça à perdiz e à codorniz, mas não se admire se o seu cão lhe trouxer coelhos, patos, lebres ou galinholas.

Caraterísticas gerais do PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

grupoGrupo: Grupo 7 – Cães de Parar
Finalidade: cão de caça
Ambiente ideal: casa ou apartamento com espaço exterior
origemPaís de Origem: Portugal e Espanha (Península Ibérica)
portePorte: médio
Altura: de 52cm a 56cm
pesoPeso ideal: de 16kg a 27kg
corCor: amarelo claro ou escuro, unicolor ou com manchas brancas
lifeEsperança Média de Vida: entre 12 a 15 anos
preçoPreço médio: de 240€ a 730€

Caraterísticas específicas do PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

Para os criadores da raça, este é um excelente cão de parar, que busca a caça de forma metódica e apaixonada, adaptando-se com facilidade a todo o tipo de terreno e clima. Caça para o caçador e não para si próprio, ao contrário da maioria dos cães de parar. Apesar de tudo, é preciso trabalhar e despertar o seu instinto.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 4Tolerância ao frio
rating 4Tolerância ao calor
rating 1Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 2Tendência para problemas de saúde
rating 5Facilidade de aprendizagem
rating 5Socialização com crianças
rating 4Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 12 meses12 meses – 10 anos10 – 15 anos

Físico do PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

É um cão robusto com grande leveza de movimentos. A cabeça, embora proporcional ao corpo, tem um aspeto volumoso, dando a impressão que é quadrada quando vista de frente.

O dorso é curto, conferindo a este cão um aspeto compacto bem característico. Os olhos são grandes, quase redondos, enchendo bem a órbita; e as orelhas, finas e de forma triangular, devem ter um comprimento ligeiramente superior ao do crânio.

Temperamento do PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

Extremamente meigo e afetivo, é bastante sociável e muito cuidadoso com as crianças no seio familiar. Como possui uma excelente memória e concentração, a sua capacidade de aprendizagem vem por acréscimo, obedecendo sem dificuldades.

Talhado para caçar e percorrer longas distâncias, necessita de se manter ocupado ou poderá tornar-se ansioso e destrutivo. Ainda que consiga ter nele um bom cão de companhia, lembre-se que a sua função primordial não é essa.

Problemas de Saúde do PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

OuvidosOtites
OssosDisplasia coxo-femoral

Cuidados a ter com o PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

PeloEscove-o de 15 em 15 dias para evitar a acumulação de sujidade nos pelos.

Origem do PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

Descendente do antigo Braco Peninsular, um ancestral comum a outros cães de parar, a sua existência está documentada em Portugal pelo menos desde o século XII.

Esteve, desde sempre, associado às classes sociais mais baixas, que, vendo-se confrontadas com algumas dificuldades, recorriam aos Perdigueiros para caçarem nos terrenos dos senhores feudais. Por essa razão, o Rei Dom Sebastião proibiu a sua posse e condenava ao exílio quem desobedecesse.

Mais tarde, os ingleses que vinham a Portugal produzir vinhos divulgaram a raça em terras de sua majestade, onde desempenhou um papel importante no desenvolvimento do Pointer Inglês.

Curiosidades sobre o PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

O Perdigueiro Português pode correr durante horas atrás da sua presa e é particularmente exímio com perdizes, de onde advém o seu nome.

Foi a raça nacional mais popular entre os portugueses até aos anos 80 do século passado. A partir daí, e devido a uma crescente sensação de insegurança no país, foi ultrapassado pelo Serra da Estrela, que se adequava muito melhor à condição de cão de guarda.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados