Publicidade:

Vacinação contra a gripe arranca com 1,4 milhões de vacinas gratuitas

A campanha de vacinação contra a gripe começou esta semana. Pela primeira vez, a vacina é tetravalente, protengendo contra quatro tipos de vírus.

 
Vacinação contra a gripe arranca com 1,4 milhões de vacinas gratuitas
Previna-se contra a gripe antes de começar o Inverno

A vacinação contra a gripe começou esta segunda-feira, dia 14 de outubro. Portugal tem cerca de dois milhões de doses disponíveis, sendo que 1,4 milhões serão dadas gratuitamente a grupos de maior risco, tal como idosos ou doentes crónicos. Para estes grupos a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora.

Recorde-se que, no SNS, a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.

Já as restantes 600 mil doses podem ser compradas nas farmácias, mediante receita médica, sendo que o Estado comparticipará o valor das vacinas em 37%.

A este propósito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou que, pela primeira vez, as vacinas vão abranger quatro tipos de vírus, uma vez que até aqui abrangiam apenas três tipos. Espera-se, assim, que a vacina tetravalente seja mais eficaz na proteção contra a variação do vírus da gripe em circulação.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].