Publicidade:

Portugueses criam saleiro que calcula o sal a ingerir

Saleiro de investigadores da Universidade do Porto calcula, em segundos, a quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

 
Portugueses criam saleiro que calcula o sal a ingerir
O projeto recorre a tecnologia de ponta

Investigadores da Universidade do Porto já pediram a patente para o saleiro inteligente que calcula, em segundos, a quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para confecionar refeições em família.

O aparelho tem doses predefinidas com algoritmos para diferentes tipos de refeições. Por exemplo, consegue calcular a quantidade de sal necessária para preparar uma sopa de um a três litros e ou para temperar o resto dos ingredientes para a refeição.

“Este equipamento ajuda, porque já tem as doses previamente definidas. A pessoa seleciona o botão correspondente ao número de elementos da família para a qual vai confecionar a refeição, e tem a dose de criança e a dose de adulto”, explicou à Lusa Carla Gonçalves, investigadora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e a principal responsável pela criação do controlador de sal.

Sabe-se que o saleiro inteligente, projeto que recebeu um apoio de 233 mil euros oriundos de fundos comunitários, pode chegar ao mercado em 2023. É mais uma ajuda para concretizar as recomendações alimentares da ingestão de sódio de sal da OMS que é de até cinco gramas por dia.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].