Publicidade:

Portugal ocupa o 4º lugar dos países da OCDE com população mais obesa

Mas o país destaca-se pela positiva na taxa de sobrevivência no cancro, refere o relatório "Health at a Glance 2019" da OCDE.

 
Portugal ocupa o 4º lugar dos países da OCDE com população mais obesa
Obesidade é um fator de risco importante para muitas doenças crónicas

O último relatório “Health at a Glance” da OCDE revela que 67,6% da população portuguesa acima dos 15 anos tem excesso de peso ou é obesa, ocupando o quarto lugar dos países da OCDE com população mais obesa. À frente de Portugal está o Chile, com 74,2%; México, com 72,5%; e Estados Unidos da América (EUA), com 71%.

Já quando se se analisam os dados da obesidade em crianças com idades entre os 5 e os 9 anos de idade, Portugal aparece em nono lugar.

Os dados não são, de facto, animadores, sobretudo se considerarmos que a obesidade é um fator de risco importante para muitas doenças crónicas, tal como a diabetes, doenças cardiovasculares ou mesmo o cancro.

De acordo com o documento, muitas destas doenças crónicas são evitáveis, se houver uma mudança no estilo de vida, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de tabaco, de álcool, a obesidade e a inactividade física.

No indicador das doenças crónicas, Portugal aparece em quinto lugar no que diz respeito à prevalência da diabetes tipo I e II entre os adultos, em 2017. Portugal tinha uma prevalência de 9,9%. Apenas era ultrapassado, pela Índia, com 10,4%, EUA, com 10,8%, Turquia, com 12,1%, e México, com 13,1%.

Mas nem tudo são más notícias. No que se refere à taxa de sobrevivência no cancro, o país destaca-se pela positiva. Está entre os seis países da OCDE que têm uma taxa de sobrevivência relativamente alta no cancro da mama, apesar de muito menor do que a média. Os outros países são Israel, Itália, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Espanha.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].