Publicidade:

DGS lança Plataforma da Mortalidade com os números e as causas de morte em Portugal

Direção-Geral da Saúde lança nova Plataforma da Mortalidade, onde é possível verificar as causas de morte em Portugal.

 
DGS lança Plataforma da Mortalidade com os números e as causas de morte em Portugal
Conheça o novo projeto da Direção-Geral da Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou a Plataforma da Mortalidade, onde é possível consultar informação sobre os óbitos em Portugal.

Com esta plataforma, passa a ser possível cruzar vários indicadores e obter, por exemplo, as causas específicas de morte, a taxa de prevalência em todas as faixas etárias, bem como a respetiva evolução temporal.

plataforma da mortalidade medico com paciente

A Plataforma da Mortalidade integra dados do Instituto Nacional de Estatística e do sistema de informação dos certificados de óbito – SICO, dando assim respostas a perguntas como: “do que se morre mais em Portugal” ou “em que região do país há mais mortes” ou “qual a esperança média de vida de acordo com determinadas patologias clínicas”.

A DGS está ainda a preparar as Plataformas do Plano Nacional de Saúde (PNS), Programa Nacional das Doenças Respiratórias, Transmissíveis, Cardiovasculares, da Diabetes, Saúde Mental, e mais. O objetivo desta aposta na disseminação da informação é responder “à maior parte das necessidades de informação e constitua uma contribuição válida para a literacia em saúde.”

Veja também:

Fontes

1. Direção-Geral da Saúde. Disponível em: https://www.dgs.pt/
2. Portal da Mortalidade. Disponível em: https://app.powerbi.com/

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].