Publicidade:

Ensino Superior português une-se em prol do desenvolvimento sustentável

Algumas das principais instituições de Ensino Superior em Portugal assinaram uma carta de compromisso com vista à implementação de uma “cultura de sustentabilidade”.

 
Ensino Superior português une-se em prol do desenvolvimento sustentável
Entidades assinam carta de compromisso

Foi a 31 de outubro, no âmbito da primeira Conferência Campus Sustentável (CCS 2019), que decorreu na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob o mote “Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança“, que as algumas instituições de Ensino Superior português assinaram uma carta de compromisso em prol do desenvolvimento sustentável.

Esta iniciativa foi promovida pela Rede Campus Sustentável e organizada pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP e dedicou-se “à reflexão e troca de experiências sobre iniciativas e projetos que possam constituir uma verdadeira mudança no que diz respeito à sustentabilidade do campus e à adoção de novas práticas na vida quotidiana das pessoas”.

Na carta de compromisso assinada pelas entidades presentes justiça-se esta importante atitude “As Instituições de Ensino Superior, por reunirem uma combinação única de competências que lhes permite desempenhar um papel fulcral nas áreas da educação, da investigação científica, da responsabilidade social e da defesa do bem comum, devem ser elementos particularmente ativos no movimento global de procura de caminhos que permitam à humanidade aprender a satisfazer as suas necessidades sem pôr em causa a possibilidade de as futuras gerações o virem, igualmente, a fazer”.

desenvolvimento sustentavel mundo verde

Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado de Sustentabilidade da FEUP, defende que “as Instituições de Ensino Superior devem inspirar uma cultura de sustentabilidade, procurando funcionar como modelos através da incorporação dos pilares da sustentabilidade em todos os níveis de decisão”. Foi a pensar nisso que se realizou esta primeira edição da Conferência Campus Sustentável, onde estiveram reunidos os líderes das principais universidades e institutos politécnicos portugueses.

A CCS 2019 contou ainda com a participação de dois oradores com reputada experiência na sustentabilidade ligada às universidades: Iain Patton, CEO da Environmental Association for Universities and Colleges com sede no Reino Unido, e Kristina Von Oelreich, gestora de Sustentabilidade no KTH Royal Institute for Technology em Estocolmo, que falaram sobre a sua experiência de gestão em cargos de responsabilidade na implementação de planos e estratégias nesta área.

Veja também:

Fonte

1. Notícias UP

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].