Viviane Soares
Viviane Soares
16 Jul, 2019 - 16:08

DGS vai dar Selo de Excelência a universidades que promovam alimentação saudável

Viviane Soares

Estudo realizado pela DECO e pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, revela que apenas 3% das máquinas de venda automática das instituições de ensino superior disponibilizam fruta fresca.

DGS vai dar Selo de Excelência a universidades que promovam alimentação saudável

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que vai passar a atribuir um Selo de Excelência às instituições de ensino superior que promovam uma alimentação saudável nos seus recintos.

O objetivo passa não só por incentivar os jovens adultos a comer melhor, mas também por incentivar as instituições a participar ativamente na promoção da alimentação saudável.

A decisão de atribuir um selo de qualidade à oferta alimentar das Universidades e Institutos Politécnicos vem na linha do que estava já definido no relatório que analisou a progressão da Estratégia Integrada Para a Alimentação Saudável (EIPAS). Recorde-se que neste relatório, os estudantes universitários são apontados como um grupo com especial propensão a adquirir maus hábitos de alimentação.

Também um estudo realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, identificou que apenas 3% das máquinas de venda automática das instituições de ensino superior disponibilizam aos estudantes fruta fresca.

Assim sendo, a atribuição deste selo de qualidade juntar-se-á a outras propostas já apresentadas no relatório de 2019 do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), documento que foi ontem apresentado ao público, no Porto.

Veja também:

Artigos Relacionados