Publicidade:

Cabazes de alimentos para famílias carenciadas vão ser mais variados

Cabazes distribuídos pelo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas vão ter alimentos mais variados e receitas para cozinhá-los de forma saudável e saborosa.

 
Cabazes de alimentos para famílias carenciadas vão ser mais variados
A capacidade nutricional dos alimentos mantém-se

Os cerca de 60 mil cabazes de alimentos dados às famílias portuguesas mais carenciadas por parte do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas vão mudar. As famílias vão receber alimentos mais variados e receitas para cozinhá-los de forma saudável e saborosa.

Estas alterações foram propostas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) em colaboração com o Instituto da Segurança Social.

Isto depois de se ter percebido, numa avaliação ao consumo dos cabazes, que alguns dos alimentos que eram distribuídos não eram consumidos, havendo, por isso, desperdício. Por essa razão, os novos cabazes terão menos brócolos, espinafres ou conservas, passando a conter mais ervilhas, azeite, leite, carne de frango, pescado e ovos.

O diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto, Pedro Graça, um dos autores da proposta, referiu outro problema que a avaliação ao consumo dos cabazes detetou: muitas famílias não sabiam cozinhar os alimentos de forma a que as refeições fossem saborosas.

Assim sendo, as famílias também vão receber receitas feitas por um chef que colabora com a Direção-Geral de Saúde. As refeições terão, desta forma, o mesmo valor nutricional, mas também serão menos monótonas em termos de sabor.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].