Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
21 Set, 2022 - 00:00

Dicas para atenuar o envelhecimento da pele do rosto

Mónica Carvalho

Os anos passam e o rosto vai espelhando a passagem do tempo. Conheça algumas formas de atenuar o envelhecimento da pele do rosto.

O envelhecimento da pele do rosto é uma questão que preocupa sobretudo as mulheres, razão pela qual se torna necessário repensar os cuidados a ter.

Em primeiro lugar, é importante ter em conta de que os tratamentos milagrosos não existem e que cada pele poderá reagir de forma diferente a cada tratamento ou cuidado dermatológico. Assim, deve sempre ter em conta a opinião de um profissional que será a pessoa mais indicada para recomendar os cuidados específicos para o seu tipo de pele e respetivas necessidades.

Rotina para retardar o envelhecimento da pele do rosto

Independentemente do seu tipo de pele, uma rotina diária de cuidados é primordial para ajudar a manter a saúde geral da pele, bem como a melhorar preocupações específicas, como acne, cicatrizes e manchas de pigmentação.

Esta é a base de cuidados básica para manter uma pele bonita durante mais tempo.

Limpar

Todas as rotinas de beleza devem começar com a limpeza suave do rosto. Há várias opções disponíveis no mercado, desde sabonetes, gel, espuma ou hidratante de limpeza. Assim, deve escolher o tipo de produto que mais gostar e aquele ao qual a sua pele reage melhor.

Tonificar

A maioria das pessoas não cumpre com esta etapa, pois existe a ideia generalizada de que a maior parte dos tónicos deixa a pele irritada. E se este receio até poderia ter algum fundamento há alguns anos, em que o número de artigos e variedades disponíveis era muito limitado, atualmente isto apenas acontecerá se não usar o produto adequado.

Aplicar sérum

A maior parte dos séruns funciona como um antioxidante da pele, devolvendo-lhe brilho, luz e até ajudando a corrigir determinadas marcas.

Hidratar a zona dos olhos

A pele que rodeia os olhos é bastante sensível e, nesse sentido, deve ter um cuidado diferenciado do resto do rosto. Assim sendo, o grande objetivo deste cuidado de beleza local é retardar o aparecimento de flacidez e ajudar a manter a pele saudável.

Hidratar

Tenha a pele seca, oleosa ou mista, deve sempre hidratar a pele todos os dias, independentemente da altura do ano.

É este passo da rotina diária de cuidados de pele que permite protegê-la contra condições externas adversas e infeções, funcionando como uma camada protetora imprescindível.

Aplicar protetor solar

Não pense que este passo é só para cumprir na época de primavera e verão. Muito pelo contrário: é um cuidado a ter durante todo o ano.

Usar protetor solar melhora a aparência cosmética da pele, mas, em primeiro lugar, irá proteger dos danos causados pelos raios UV, que estão presentes todos os dias, mesmo com o céu encoberto.

Tratamentos estéticos para a pele

Com o avançar da idade, é natural que a pele vá sofrendo alterações e mudando de aspeto. Faz parte do processo de envelhecimento ao qual ninguém pode escapar. Mas se cumprir com a rotina diária de beleza que indicamos, essas alterações podem ser minimizadas.

Em situações mais problemáticas, os tratamentos estéticos permite recuperar a luz, o brilho e elasticidade da pele e até a reduzir problemas que verifique.

São exemplos: peelings, microdermoabrasão, radiofrequência e, até, a toxina butolínica (o famoso botox, que também existe para prevenir o agravamento das rugas e marcas de expressão).

Artigo originalmente publicado em Outubro de 2019.. Atualizado em Setembro de 2022.

Veja também