Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
24 Jan, 2023 - 23:42

7 benefícios do Zumba para a saúde

Catarina Milheiro

Procura uma nova atividade física? Conheça os benefícios do Zumba para a sua saúde e divirta-se enquanto se movimenta.

Procura mudar alguns dos seus hábitos através de uma atividade física, mas não sabe qual escolher? Se também faz parte daquelas pessoas que não quer abrir mão da diversão para se exercitar, esta é uma ótima opção. Para além de todos os benefícios do Zumba que existem para a saúde e bem-estar, sabia que em cada aula pode queimar até cerca de 500 calorias? E tudo com muita diversão e convívio à mistura.

De facto, mudar um hábito não tem de significar melhorar apenas a sua condição física – pode funcionar como uma forma de viver mais feliz. E quando isso pode acontecer acompanhado por amigos, dança, movimento e sorrisos torna-se na receita ideal.

Talvez este seja um dos motivos mais fortes para que esta atividade tenha ganho tantos adeptos nos últimos anos, em várias partes do mundo. Fique connosco e conheça todos os benefícios do Zumba.

7 benefícios do Zumba: alie a diversão à atividade física

Antes de enumerarmos os benefícios do Zumba, é importante conhecermos um pouco da sua história. Foi criado na Colômbia na década de 90, e tem vindo a ser um sucesso em diversos países.

O Zumba mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas como a salsa, merengue, mambo e reggaeton. Para além disto, esta atividade física promove o treino cardiovascular e a região das pernas e glúteos (não esquecendo que é um exercício completo para o corpo).

Se procura algo sem ter que utilizar máquinas ou aparelhos e com muita diversão à mistura, o Zumba é a opção perfeita. Uma atividade intensa onde são realizados exercícios aeróbicos que aumentam a frequência cardíaca acabando por queimar a gordura.

1.

Alivia o stresse

As aulas de Zumba são realizadas em equipa e com muitas músicas animadas. Nesta atividade física o objetivo não é só queimar gordura, afinal com tanto ânimo e movimento à mistura os praticantes são capazes de libertar o stress e sentirem-se mais felizes e ativos.

2.

Combate a retenção de líquidos

Um dos benefícios do Zumba é precisamente o de combater a retenção de líquidos. Por isso já sabe, se costuma ter problemas deste género no seu corpo, esta atividade pode ser uma grande ajuda por melhorar a circulação sanguínea.

3.

Acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer

O Zumba é excelente para quem procura perder uns quilos e não aprecia o ginásio nem umas corridas de vez em quando.

Nas aulas, irá trabalhar vários exercícios aeróbicos que aceleram os batimentos cardíacos e permitem queimar a gordura. Para que consiga ter uma noção, numa aula de 60 minutos é possível perder até 500 calorias.

4.

Fortalece o coração – órgão vital do corpo

O ritmo acelerado dos exercícios aumenta a resistência muscular do coração. Por isso, se sente que este é um dos seus objetivos para o novo ano experimente uma aula de Zumba e leve toda a sua energia – verá que a sensação é fenomenal.

5.

Melhora a condição motora e aumenta a flexibilidade

O Zumba é um excelente aliado para quem precisa de aprender a dominar o corpo e a coordenar os movimentos. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter jeito para dançar para poder praticar!

Através das aulas, irá desenvolver cada vez mais a sua coordenação motora através dos movimentos ritmados e será ainda capaz de aumentar a sua flexibilidade.

6.

Aprimora o equilíbrio

Ainda não está convencido sobre se este é ou não o tipo de atividade física mais indicado para si? Saiba que um dos benefícios do Zumba é melhorar o equilíbrio através dos movimentos que incluem giros, saltos e troca de passos constante.

Se também acredita que precisa de melhorar o seu equilíbrio e aliar a diversão, então o Zumba é o ideal para si.

7.

Combate sentimentos negativos

Qualquer atividade física ajuda a combater um pouco os sentimentos negativos, a tristeza, a solidão, o stresse e a ansiedade. O Zumba não é exceção!

Através das aulas animadas e repletas de movimento e pessoas, poderá fazer novos amigos, aprimorar as suas capacidades motoras e melhorar a sua saúde mental.

São várias as pessoas que optam por frequentar as aulas de Zumba depois de longos dias de trabalho para que possam descarregar o stresse e conviver com outras pessoas que não as do trabalho ou a família.

Os benefícios do Zumba são vários e todos eles estão diretamente relacionados com a saúde e bem-estar geral do indivíduo. Além disto, importa relembrar que tal como qualquer outra atividade física, também esta ajuda a manter a sua autoestima e a prevenir as insónias. Experimente!

Veja também