Existem alimentos que reduzem o risco de cancro e a ciência comprova-o. Tudo aquilo que se consome pode afetar drasticamente muitos aspetos relacionados com a saúde, incluindo o risco de desenvolver doenças crónicas, como doenças cardiovasculares, diabetes e mesmo o cancro.

O desenvolvimento do cancro é particularmente influenciado pela alimentação, tanto pelo lado benéfico como pelo lado prejudicial.

Mas, da mesma forma que a alimentação pode influenciar o desenvolvimento do cancro e potenciar o seu aparecimento, também pode ser uma ajuda para reduzir o risco através de compostos benéficos que deles fazem parte.

Neste artigo vai encontrar alimentos que estão relacionados com a diminuição do risco de cancro e com a respetiva explicação.

12 Alimentos que reduzem o risco de cancro

De acordo com a evidência científica, é possível reduzir o risco de cancro adotando comportamentos saudáveis de alimentação e atividade física.

Vários estudos mostram que uma maior ingestão de determinados alimentos pode estar associada a um menor risco da doença, nomeadamente desenvolvimento do cancro.

1.

Feijão

Alimentos que podem ajudar no tratamento das hemorroidas

O feijão, assim como as restantes leguminosas, é rico em fibras, estando este componente associado a um menor risco de cancro colo-retal.

2.

Açafrão

Alimentos para atenuar as dores menstruais: existem ou não?

O açafrão é uma especiaria com algumas propriedades interessantes. A curcumina, o ingrediente ativo, é um fitoquímico com ação anti-inflamatória, antioxidante e anticarcinogénica.

Embora não sejam estudos em humanos vale a pena referir que, em células in vitro, a curcumina reduziu o ritmo de crescimento de células cancerígenas no pulmão, mama, próstata, cabeça e pescoço.

3.

Linhaça

Alimentos que reduzem o risco de cancro: linhaça

Para além do elevado conteúdo em fibra, a linhaça é ainda rica em ácidos gordos essenciais ómega-3. Estes dois componentes podem estar envolvidos na diminuição do risco de cancro através da inibição do crescimento das células cancerígenas.

Para além disso, e tal como as leguminosas, a linhaça é rica em fibra – que pode ter uma ação protetora no que diz respeito ao cancro colo-retal.

4.

Peixe gordo

O que comer depois do treino?

Embora sejam necessários mais estudos de forma a avaliar se o consumo de peixe gordo pode influenciar diretamente o risco de cancro em humanos, têm sido feitos vários avanços nesse sentido.

Peixes como salmão, cavala e anchovas são importantes fontes de vitamina D e de ómega-3, dois compostos com um papel importante no risco de cancro.

5.

Cenouras

As cenouras estão relacionados com a diminuição do risco de vários tipos de cancro.

Alimentos que reduzem o risco de cancro: cenouras
6.

Bagas

Alimentos que reduzem o risco de cancro: bagas

As bagas são ricas em antocianinas, uma substância vegetal que dá cor aos frutos e que possui propriedades antioxidantes. Mas também está associada à diminuição de alguns tipos de cancro.

7.

Tomate

Alimentos que reduzem o risco de cancro: tomate

O tomate contém uma substância chamada licopeno, que é um composto responsável pela cor vermelha, bem como suas propriedades anti-cancerígenas.

Vários estudos descobriram que um aumento da ingestão de licopeno presente no tomate pode levar a uma redução do risco de cancro da próstata:

8.

Alho

Tratamento da candidíase: medicação para os vários tipos e remédios caseiros

Vários estudos descobriram uma associação entre a ingestão de alho e um menor risco de certos tipos de cancro.

9.

Azeite

alimentos para engordar azeite

O azeite é uma das melhores gorduras e ainda um dos alimentos que reduzem o risco de cancro. Não é por acaso que é um dos alimentos base da dieta mediterrânea.

Vários estudos descobriram que uma maior ingestão de azeite pode ajudar a proteger contra o cancro.

10.

Frutos secos

variedade de frutos secos

Ter o hábito de comer nozes pode estar associado a um menor risco de certos tipos de cancro.

11.

Citrinos

Alimentos que reduzem o risco de cancro: citrinos

A ingestão de limões, limas, toranjas e laranjas, também está associada a um risco menor de cancro, tal como demonstram alguns estudos.

12.

Leite

Alimentos para dormir bem: o papel da melatonina

A ingestão de leite é um dos temas mais controversos da nutrição. Mas existem evidências cientificas que mostram que o consumo de leite apresenta um efeito protector em alguns tipos de cancro.

Em Suma

Como o avanço da ciência, começam a surgir cada vez mais evidências do papel que a alimentação desempenha na saúde.

Aposte numa dieta rica em alimentos integrais, adote um estilo de vida saudável e a sua saúde vai sair beneficiada em muitos aspetos.

Artigo originalmente publicado em Janeiro de 2020. Atualizado em Outubro de 2022.

Veja também