Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Ago, 2022 - 19:09

8 alimentos que não deve comer de manhã

Catarina Milheiro

Sente que precisa de melhorar a sua alimentação, mas não conhece a lista de alimentos que não deve comer de manhã? Nós ajudamos.

Quantas vezes já ouviu dizer que o pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do dia? E embora possa pensar que está a fazer tudo correto, existem alguns alimentos que não deve comer de manhã. Está a par?

Apesar de todos sabermos que se trata efetivamente de uma refeição relevante para o nosso dia-a-dia, a verdade é que muitas vezes acabamos por sair de casa à pressa. Acabando por fazer com que não nos alimentemos bem e da forma mais correta para o nosso organismo.

É o chamado desjejum: quando acordamos e fazemos a nossa primeira refeição após horas de sono.

Se também tem dificuldades em fazer uma alimentação saudável assim que o dia começa, fique connosco e descubra que tipo de alimentos são bem-vindos logo pela manhã.

8 alimentos que não deve comer de manhã

(e os motivos associados)

Enquanto dormimos, passamos por um período de jejum noturno, no qual o nosso corpo utiliza algumas quantidades de glicose armazenadas com o objetivo de manter as suas funções metabólicas em normal funcionamento.

É precisamente por este motivo que o pequeno-almoço é tão importante no nosso dia-a-dia – para que seja possível repormos os níveis de glicose e ganharmos energia para o dia que se avizinha.

Contudo, é preciso ter algum cuidado com aquilo que ingere na primeira refeição do dia. Existem alguns alimentos que não deve comer de manhã, que podem desencadear alterações no metabolismo.

1.

Enchidos (chouriço, presunto, bacon, mortadela)

Um do tipo de alimentos que não deve comer de manhã são os enchidos. Este tipo de produtos processados e industrializados como o salame, o presunto, bacon ou mortadela não são de todo recomendados para ingerir logo pela manhã.

Isto porque para além de não serem fontes de proteína saudáveis (como é o ovo, por exemplo), este tipo de alimentos são ricos em aditivos e sódio: químicos altamente prejudiciais à saúde, especialmente quando consumidos diariamente.

Se quiser consumir proteína animal, pode sempre optar por ovo cozido, peito de peru desfiado, tofu ou até mesmo por carne de verdade (sem que seja industrializada).

2.

Sumo de laranja empacotado

Beber um sumo de laranja logo pela manhã não faz mal nenhum quando este é preparado em casa. Os sumos empacotados não são recomendados ao pequeno-almoço por terem uma quantidade mínima de fruta e serem uma combinação de açúcar e aditivos.

Por isso, a nossa dica passa por fazer o seu próprio sumo de laranja tendo sempre algum cuidado com o modo de preparação. Faça o sumo somente para o momento em que o vai ingerir e não coe. Caso contrário, é provável que perca alguma vitamina C e fibras.

Taça com cereais, framboesas e iogurte
3.

Cereais ricos em açúcar

Se está habituado a comer cereais ao pequeno-almoço, talvez tenha chegado o momento de observar os valores nutricionais na embalagem. Assim que o fizer irá perceber que têm presente uma enorme quantidade de açúcar – algo prejudicial para a sua saúde.

Produtos com enormes quantidades de açúcar não são recomendados para comer de manhã porque podem provocar picos de glicose e insulina. Em alternativa poderá recorrer à granola sem açúcar, sementes de linhaça, uvas passas ou um mix de frutos secos.

4.

Manteiga

A manteiga é um produto rico em gorduras saturadas e pobre em termos de nutrientes. No fundo é composta por sal, óleo vegetal, água e aditivos químicos.

Ao optar por consumir ao pequeno-almoço (quando a capacidade de absorção é maior), a manteiga pode causar alguns distúrbios no funcionamento do seu metabolismo.

Para a substituir pode optar por azeite, húmus ou manteiga de amendoim sem açúcar, por exemplo.

5.

Doces (dónutes, bolos, bolachas)

Uma das coisas que não deve ingerir em excesso logo pela manhã é açúcar. E apesar de sabermos que ele está presente em quase tudo aquilo que ingerimos, é necessário evitarmos fazer uma alimentação que contenha alimentos com altos níveis de açúcar.

Para além de ser uma ótima estratégia para se manter saudável, poderá ajudar também a manter o peso e evitar a libertação rápida de insulina.

Em vez disso, opte por ingerir alimentos que não tenham na sua composição grandes quantidades de açúcar. Pode até experimentar algumas receitas de bolos caseiros saudáveis.

Donuts vegan com cobertura de chocolate em cima de mesa
6.

Fritos (ovos estrelados, batatas, bacon)

Os fritos contêm altos níveis de gordura e, por isso mesmo, devem ser evitados logo pela manhã. Na verdade, este tipo de alimentos deve ser evitado quase sempre, mas no pequeno-almoço é quase proibido.

Esqueça os ovos estrelados, as fatias de bacon ou as batatas e opte por ingerir um ovo cozido, por exemplo!

7.

Maionese

Pode parecer estranho para muitos, mas há quem coma maionese ao pequeno-almoço. Este tipo de alimento é bastante industrializado e contém um baixo teor de proteínas. Logo, não deve ser ingerido logo pela manhã.

Em vez disso pode optar por guacamole caseiro, azeite, húmus, queijo ricota orgânico ou manteiga de amendoim sem açúcar.

8.

Leite achocolatado embalado

Se não gosta de beber o leite sem nada e o sabor do cacau é o seu predileto, esqueça os leites achocolatados em pacote e opte por adicionar um pouco de chocolate em pó na sua chávena.

Esta é uma alternativa bem mais saudável do que os tradicionais pacotes de leite com chocolate, que estão cheios de açúcares, corantes e conservantes prejudiciais para a sua saúde.

No fundo, o importante é não se esquecer de que a primeira refeição que faz pode mesmo ditar o resto do dia do funcionamento do seu metabolismo.

Ou seja, se fizer uma dieta rica em vitaminas, fibras e minerais vai começar o seu dia a absorver as substâncias mais adequadas para manter o bom funcionamento do corpo.

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