Publicidade:

ZMA: um suplemento com potencial não só no desporto

O ZMA é um suplemento que promove o aumento de massa muscular, boa qualidade de sono e o reforço do sistema imunitário. Saiba mais sobre este suplemento.

 
ZMA: um suplemento com potencial não só no desporto
Zinco, magnésio e vitamina B6 constituem a fórmula natural que está na base deste suplemento.

No mundo do fitness, os suplementos alimentares assumem um papel de destaque, visto que são utilizados para diversas finalidades com intuito de acelerar a obtenção dos resultados e potenciar os mesmos. Um desses suplementos é o ZMA (Zinc Magnesium Aspartate).

ZMA: o que é?


ZMA suplementos

O ZMA é um suplemento alimentar que contém zinco, aspartato de magnésio (um fórmula de magnésio com melhor absorção) e vitamina B6.

Este suplemento começou a ganhar relevo no mundo do fitness quando se descobriu que a combinação de zinco e magnésio com vitamina B6 promove um aumento natural da testosterona, sendo essencial para o melhorar o rendimento desportivo, incluindo as funções musculares e psicológicas.

Com efeito, estes três nutrientes são responsáveis por vários processos energéticos e hormonais, fundamentais para o organismo, incluindo a produção de testosterona livre e IGF- I, como veremos de seguida.

1. Zinco

 

O zinco desempenha inúmeras funções no organismo, nomeadamente no reforço do sistema imunitário, na criação de novas células, na metabolização de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, e suporta ainda o desenvolvimento dos caracteres sexuais durante a infância e adolescência e a produção de hormonas sexuais, em particular a testosterona.

Com efeito, quando o zinco está em níveis baixos, a testosterona diminui também, o que compromete a vitalidade, energia, síntese e recuperação muscular, em particular nos homens.

Apesar deste mineral se encontrar disperso em alimentos como a carne, crustáceos, lacticínios e cereais, a maioria dos atletas, pelo desgaste acrescido a que estão sujeitos, necessitam de uma maior quantidade.

2. Magnésio

 

Já o magnésio é importante para o crescimento e manutenção adequados dos ossos, sistema nervoso e músculos, atuando em cerca de 300 reações químicas no nosso organismo.

Atua ao nível do relaxamento muscular e do sistema nervoso, potenciando a recuperação, assim como do metabolismo energético dos hidratos de carbono.

Podemos encontrá-lo em vegetais de folha verde, cereais e grãos integrais, sementes, frutos secos oleaginosos e lacticínios.

3. Vitamina B6

 

No caso da vitamina B6, atua como co-fator para a síntese de neurotransmissores (substâncias necessárias à comunicação entre neurónios e condução do impulso nervoso) essenciais para o equilíbrio e recuperação/descanso do organismo após o desgaste de um treino.

Também ajuda no metabolismo energético dos hidratos de carbono, gordura e proteína provenientes da alimentação e na formação de hemoglobina, uma proteína vital para transportar oxigénio a todos os tecidos do corpo.

Além disso, a vitamina B6 tem também benefícios a nível da regulação do humor, prevenção de depressões, diminuição da irritabilidade e nervosismo, para além de diminuir o risco de cãibras e de pela seca.

Por último, a presença desta vitamina no suplemento potencia a absorção do zinco e do magnésio pelo organismo.

Poderá obter esta vitamina a partir de alimentos como os ovos, o abacate, os cereais integrais, os espinafres e gérmen de Trigo.

Num bom suplemento de ZMA a dose de magnésio deverá ser 10x superior à de zinco.

BENEFÍCIOS DO ZMA


 

ZMA aumento da massa muscular

1. Aumento de massa muscular

Como já referido anteriormente, este suplemento, pelo facto de promover a produção de testosterona, potencia o aumento de massa muscular.

2. Promove o descanso / recuperação muscular e uma boa qualidade de sono

Outra das vantagens deste suplemento também já mencionadas é a melhoria da qualidade de sono, devido ao efeito relaxante dos minerais que o compõem, assim como a promoção de uma recuperação muscular mais eficiente.

3. Potencia a produção de hormonas tiroideias

A par do contributo positivo para a produção de testosterona, o ZMA parece também contribuir para um aumento da concentração de hormonas da tiroide, contribuindo para um metabolismo mais eficiente.

4. Reforça o sistema imunitário

O zinco é um mineral que ajuda também no reforço do sistema imunitário, prevenindo doenças de foro infecioso.

Como tomar ZMA?


ZMA tomar suplementos

Pelo facto de o ZMA ser uma fórmula anabólica, que promove a produção natural de testosterona, assim como um promotor de um sono mais tranquilo e reparador, e uma vez que a reparação e crescimento dos tecidos musculares e a produção de hormonas anabólicas são maximizadas durante o sono, recomenda-se tomar ZMA 30 a 60 minutos, antes de deitar.

Desta forma, e como durante o sono é libertada uma grande quantidade de hormona de crescimento, o Zinco e o Magnésio atuam sinergicamente para potenciar os efeitos desta hormona, otimizando, assim, os processos anabólicos.

Por outro lado, deve evitar ingerir produtos de origem láctea, desde queijos, iogurtes, Whey ou caseína na mesma altura que o ZMA, visto que o cálcio presente nestes alimentos limita a absorção do ZMA.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].