Publicidade:

Vinagre de sidra: quais os benefícios (reais!) para a saúde e perda de peso?

O vinagre de sidra é encarado por muitos como um potenciador da perda de peso e de gordura, sendo esse o seu principal ponto forte. Mas será mesmo assim?

Vinagre de sidra: quais os benefícios (reais!) para a saúde e perda de peso?
Estudos que comprovam os efeitos positivos do vinagre de sidra são em animais ou de fraca qualidade metodológica.

O vinagre de sidra, ou vinagre de maçã, como é vulgarmente conhecido, é utilizado há muito tempo na medicina popular com a finalidade de promover a perda de peso.

No entanto, será esse o seu único e verdadeiro benefício ou será que há outros, mais verdadeiros, que lhe estão associados? Vejamos.

Vinagre de sidra: como se obtém e qual a sua composição?


vinagre de sidra e macas

O vinagre de sidra ou vinagre de maçã é obtido através de um processo de fermentação, que ocorre em duas etapas:

Na primeira, as maçãs são cortadas ou esmagadas e combinadas com leveduras que convertem o açúcar natural da fruta em álcool, através um processo de fermentação alcoólica. Na segunda etapa, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool em ácido acético.

A produção tradicional de vinagre de sidra demora cerca de um mês, embora, atualmente, a indústria acelere drasticamente o processo de modo a que leve apenas um dia.

O ácido acético é o principal componente ativo do vinagre de sidra. Também conhecido como ácido etanoico, um composto orgânico com sabor amargo e forte odor, que promove efeitos metabólicos interessantes no organismo.

Especificando a composição do vinagre de sidra, cerca de 5-6% consiste em ácido acético, contendo também água e traços de outros ácidos, como o ácido málico.

Uma colher de sopa (15 ml) de vinagre de maçã contém cerca de três calorias e praticamente não contém hidratos de carbono.

Benefícios do vinagre de sidra para a saúde: qual o estado da arte?


Apesar de apresentar benefícios muito promissores, entre os quais a perda de peso e de gordura corporal, a verdade é que a maioria desses benefícios foi confirmada através de estudos em animais, o que compromete a aplicabilidade e reprodutibilidade dos efeitos em humanos.

Vejamos, então de forma mais pormenorizada, os efeitos benéficos do vinagre de sidra e qual a evidência científica existente.

1. REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE

vinagre de sidra medicao da glicemia

O vinagre, seja de que tipo for, ajuda, efetivamente, a baixar os níveis de açúcar no sangue das pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 e pré-diabetes.

Esta conclusão foi obtida a partir de um estudo publicado na Diabetes Care realizado com um grupo de voluntários, onde foi medido o nível de açúcar no sangue antes e depois de terem ingerido alimentos com hidratos de carbono ao pequeno-almoço. Sem surpresas, os níveis da glicemia subiram rapidamente.

No dia seguinte, repetiram o teste mas com uma diferença: antes de ingerirem a refeição, tinham de ingerir duas colheres de vinagre de sidra diluídas em água.

Ao comparar as amostras de sangue notaram que o vinagre teve um impacto significativo sobre os índices de açúcar no sangue dos participantes: uma redução de 36%.

2. PERDA DE PESO

vinagre de sidra perda de peso

O efeito do vinagre de sidra no combate ao excesso de peso é uma questão controversa e baseia-se nos efeitos metabólicos do ácido acético.

O ácido acético é um ácido gordo de cadeia curta que se dissolve, posteriormente, em acetato e hidrogénio.

Alguns estudos em animais sugerem que o ácido acético no vinagre de maçã pode promover a perda de peso através de vários mecanismos:

  • Reduz os níveis de açúcar no sangue: em conformidade com outros estudos, estudos em ratos demonstram que o ácido acético melhorou a capacidade do fígado e dos músculos de absorver o açúcar do sangue.
  • Diminui os níveis de insulina: No mesmo estudo em ratos, o ácido acético também reduziu a proporção de insulina para a glicagina, o que pode favorecer a oxidação de gordura corporal.
  • Acelera o metabolismo: Outro estudo em ratos expostos ao ácido acético mostrou um aumento da atividade da enzima AMPK, que aumenta a oxidação de gordura e diminui a sua produção a nível hepático.
  • Reduz o armazenamento de gordura: O tratamento de ratos obesos e diabéticos com ácido acético protegeu-os do ganho de peso, pois aumentou a expressão de genes que reduzem o armazenamento de gordura nas células adiposas e hepáticas.
  • Suprime o apetite: Outro estudo sugere que o ácido acético pode suprimir os centros do cérebro que controlam o apetite, o que pode levar à redução da ingestão alimentar.

No entanto, e embora os resultados destes estudos com animais pareçam promissores, é necessária mais investigação em humanos para confirmar esses efeitos.

Em humanos, o único estudo que aponta resultados positivos foi realizado em 144 adultos obesos japoneses, durante 12 semanas. Durante este período, os voluntários ingeriram 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de sidra diluído em água ou bebida placebo, antes das refeições principais, tendo mantido toda a restante rotina alimentar e de exercício físico.

A nível de resultados, este estudo demonstrou que:

  • O grupo que ingeriu 1 colher de sopa de vinagre de sidra perdeu 1,2kg;
  • O grupo que ingeriu 2 colheres de sopa de vinagre de sidra perdeu 1,7kg;
  • O grupo placebo ganhou 0,4Kg.

Apesar destes resultados serem relativamente promissores (mesmo não ocorrendo uma perda de peso muito significativa), são necessários estudos adicionais para comprovar este efeito.

3. REDUÇÃO DO APETITE

vinagre de sidra comer salada

Os efeitos sobre a redução de apetite e sensação de saciedade são outra das vantagens aplicadas a este tipo de vinagre.

Relativamente a evidência científica, foi realizado um pequeno estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition com 11 pessoas, que mostrou que os indivíduos que tomaram vinagre de sidra juntamente com uma refeição rica em hidratos de carbono tiveram um pico menor de glicemia e insulina no sangue, o que reduziu de forma significativa o seu apetite.

Esta redução de apetite levou a uma redução da ingestão alimentar de cerca de 200-275 calorias durante o resto do dia.

Descobriram ainda que quanto maior a dose de ácido acético, maior a supressão de apetite.

No entanto, um outro estudo publicado no International Journal of Obesity demonstrou que os efeitos de supressão de apetite eram maioritariamente causados pelas náuseas induzidas pelo sabor do que propriamente por efeitos metabólicos.

Além de seus efeitos supressores de apetite, o vinagre de maçã também reduz a velocidade de esvaziamento gástrico, o que contribui para uma sensação de saciedade mais duradoura.

No entanto, e apesar dos resultados parecerem interessantes, importa salientar que a amostra deste estudo foi demasiado pequena para os resultados serem significativos.

4. REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE COLESTEROL

vinagre de sidra niveis de colesterol

Para verificar o efeito do vinagre de sidra nos níveis de colesterol, foi realizado um estudo com trinta voluntários em três grupos diferentes.

O primeiro grupo bebeu duas colheres de sopa de vinagre diluído em 200 ml de água duas vezes por dia, antes das refeições. O segundo grupo fez o mesmo, mas ao invés do vinagre de cidra foi vinagre de malte. E o terceiro ingeriu um placebo ─ água com corante ─ em vez de vinagre.

Dois meses depois, os investigadores juntaram-se para reunir os resultados da experiência feita: os testes com vinagre de malte e com um placebo não produziram quaisquer alterações, mas os voluntários que beberam vinagre de sidra apresentaram uma redução de 13% no colesterol e triglicerídeos, o que reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares no futuro.

Além deste estudo em humanos, já tinha sido realizado um estudo em ratos que mostrou também uma redução nos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos.

5. BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

vinagre de sidra branqueamento dentario

Apesar de existir a crença que escovar os dentes com vinagre ajuda no seu branqueamento, a verdade é que colocar ácido nos dentes acaba por estragar a camada protetora do dente, o esmalte, não sendo por isso um efeito positivo do vinagre de sidra.

Concluindo….


De acordo com a evidência científica atual, o vinagre de sidra parece ter efeitos interessantes a nível da promoção da perda de peso e de gordura, assim como redução dos valores de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue. No entanto, são necessários mais estudos em humanos e de maior qualidade para confirmar estes potenciais efeitos, em particular no que diz respeito à perda de peso.

Para estes efeitos, a quantidade de vinagre de maçã usada será de 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia, misturada com água, distribuídas em 2-3 doses, antes das refeições.

Tomar mais do que isso não é recomendado devido aos efeitos potencialmente prejudiciais em dosagens mais altas (náuseas, corrosão da mucosa bucal e do esófago, destruição do esmalte dentário, entre outros).

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].