16 Dicas essenciais para viajar sozinho: tome nota de tudo!

Muita gente deseja poder viajar sozinho uma vez na vida, mas o receio e a insegurança falam sempre mais alto. Veja as nossas dicas e viaje em segurança.

 
16 Dicas essenciais para viajar sozinho: tome nota de tudo!
Saiba como experienciar aventura em segurança.

Viajar sozinho pode parecer assustador para quem está sentado no sofá, a usufruir do conforto do lar e a pensar em tudo o que poderá acontecer lá fora.

É normal que tenha todas essas preocupações, todavia, se não decidir arriscar não saberá o que poderá aproveitar de todo o mundo que existe lá fora para conhecer. Aliás, basta conversar com alguém, para quem viajar sozinho não é nenhuma novidade, para perceber como a nossa cabeça tende a complicar tudo e mais alguma coisa.

Com alguns cuidados e recomendações, nada é impossível! Confira todas as dicas.

Tudo o que precisa de saber para viajar sozinho: Antes da partida


Viajar sozinho mulher com passaporte

1. Poupar dinheiro

É preferível viajar de forma confortável e sem ter de estar a pensar que quando regressar terá de fazer cortes no orçamento ou pagar as prestações em atraso do cartão de crédito.

2. Respeite o orçamento

Bem sabemos que há viagens para todos os gostos e carteiras e isso não significa que não possa cometer uma extravagância de vez em quando, mas faça-o numa situação em que esteja totalmente à vontade e não numa nova e diferente como é viajar sozinho, principalmente para quem o faz pela primeira vez.

3. Compre um seguro de viagem

A maioria das pessoas acha que não precisa de um seguro, mas esse é um erro grave. Quer seja para proteger a bagagem, quer seja por questões de saúde, este é um item a respeitar.

4. Reserve o alojamento com antecedência

E, se tiver essa possibilidade, faça-o em quartos não partilhados, pois a probabilidade de ser alvo de um furto quando viaja sozinho é maior do que quando viaja acompanhada.

Tudo o que precisa de saber para viajar sozinho: Durante a viagem


Viajar de aviao mulher a ver o mapa

5. Seja paciente

Pode ser difícil chegar a uma nova cidade sozinha e descobri-la no tempo que estipulou. Lá diz o ditado que “a pressa é inimiga da perfeição” e isso pode levar a que cometa erros que podem comprometer os seus planos e até a sua segurança. É preferível abdicar de algumas coisas que faziam parte do seu plano ou ficar mais algum tempo nesse destino.

6. Seja pró-ativo

Se não tiver certeza de alguma coisa, peça ajuda a algum local ou até a algum agente de polícia que possa encontrar na rua. Permanecer na rua a olhar para os edifícios com ar perdido é um chamariz para que seja notado pelas pessoas erradas.

7. Tenha sempre um mapa

E não adianta dizer que vê no google maps. Imagine que fica sem bateria, que perde o telemóvel, que não tem rede… Deve ter sempre um plano B.

8. Seja discreto

E isso implica não ostentar jóias nem materiais eletrónicos caros.

9. Sorria

Um sorriso significa o mesmo em qualquer parte do mundo e transmite uma imagem de si feliz, amigável, acessível, gentil e pode ser um perfeito desbloqueador de conversas.

10. Aprenda algumas palavras no idioma local

Fazer um esforço para se comunicar no idioma local é sempre apreciado e, muitas vezes, traz um retorno de simpatia extra.

11. Visite os cafés locais

Procure cafés com grandes mesas comunitárias ou com grandes janelas que lhe permitam conviver com outras pessoas ou observar a vida local.

12. Faça um tour

Em muitas cidades há tours gratuitos a pé que permitem conhecer melhor a cidade que está a visitar pelas palavras e perspectivas de um habitante local, além de que é uma excelente forma de conhecer novas pessoas.

13. Faça refeições no mesmo local

Almoçar ou jantar no mesmo local regularmente fará com que se torne numa cara reconhecida pelos funcionários e, quem sabe, poderá trazer surpresas inesperadas.

14. Caminhe

Não há melhor maneira de conhecer uma cidade e entender a sua cultura do que caminhar e percorrer todas as ruas e descobrir todos os cantos a pé.

Tudo o que precisa de saber para viajar sozinho: Se viajar de avião


Viajar sozinho mulher a entrar para aviao

Se a sua viajem incluir viajar de avião:

  • Embarque cedo para ter mais possibilidades de ter a sua mala de mão perto de si;
  • Confirme sempre se o seu voo não foi adiado ou cancelado antes de ir para o aeroporto;
  • Se tiver um voo de conexão, obtenha todas as informações necessárias antes de embarcar no seu primeiro voo para fazer a conexão com facilidade e não haver imprevistos.

 

Tudo o que precisa de saber para viajar sozinho: Saídas à noite


Viajar sozinho mulher sozinha a noite

Sair à noite pode ser ótimo momento para conhecer a cultura local, desde que tenha em conta determinados cuidados:

  • Evite andar de transportes públicos durante a noite, sendo preferível recorrer a um táxi ou Uber;
  • Antes de sair, pergunte ao rececionista do hotel se o lugar para onde vai é divertido e seguro;
  • Evite beber demasiado;
  • Não aceite bebidas de desconhecidos;
  • Não revele demasiados pormenores sobre si;
  • Mantenha os seus objetos pessoais sempre perto de si.

Boa viagem!

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].