Guia de cuidados para viajar com o seu cão: cuide do seu melhor amigo

Se está a programar viajar com o seu cão, saiba quais os cuidados a ter para ter umas férias incríveis com a família. Cuide do seu amigo de quarto patas.

Guia de cuidados para viajar com o seu cão: cuide do seu melhor amigo
O que precisa de saber para que tudo corra na perfeição.

São cada vez mais as famílias que desejam viajar com o seu cão para criar momentos especiais para todos e entrar numa experiência altamente inclusiva. Todavia, essa decisão implica ter alguns cuidados para que tudo corra sem problemas.

Tendo isto em conta, aumentam, igualmente, o número de hotéis “pet friendly”, que recebem os animais sem problemas, possibilitando verdadeiras férias em família.

Esta é uma parte importante quando decide viajar com o seu cão, porém, há várias medidas a ter em conta, nomeadamente no que à saúde do animal diz respeito, devendo evitar viajar com animais doentes ou idosos, e dar resposta às exigências do meio de transporte em causa.

Viajar com o seu cão de avião


viajar com o seu cao de aviao

Se vai viajar com o seu cão de avião, então deve ter em conta que há companhias aéreas que não aceitam o transporte de animais e outras que colocam regras rígidas para o fazer. Além disso, tendo em conta o destino da sua viagem, poderá igualmente influenciar o tipo de cuidados a ter.

Além do passaporte do animal, pode contar com algumas questões básicas como: vacina da raiva e demais vacinas obrigatórias.

Viajar com o seu cão de autocarro


viajar com o seu cao de autocarro

Os animais de pequeno porte são habitualmente autorizados a viajar de autocarros, todavia, confirme junto da empresa em causa.

À semelhança do que acontece com o avião, necessitará do passaporte e vacinas em dia.

Viajar com o seu cão de carro


viajar com o seu cao de carro

Para quem decide viajar com o seu cão de carro, há, igualmente, vários cuidados a ter e que deve respeitar para que tudo corra de feição.

1. Pratique

Para evitar que o seu cão fique indisposto, treine-o várias vezes, de trajetos mais curtos a alguns mais longos. Isso ajudará a que o animal se habitue. Se não conseguir, poderá sempre pedir ao veterinário que indique algum medicamento para os enjoos.

2. Canse o animal antes da viagem

Antes de viajar com o seu cão, canse-o. Dê um passeio maior do que o habitual, de modo a que ele gaste todas as energias. E leve algo com que ele se entreter, como um osso para ele ir roendo durante a viagem ou um brinquedo.

3. Viaje com janelas fechadas

Se o seu carro tiver ar condicionado, use-o, evitando ter as janelas abertas, pois tal poderá provocar secura nos olhos e infeções nos ouvidos.

4. Faça paragens frequentes

Deverá parar o carro a cada duas horas, para que o seu animal possa beber água, fazer as necessidades e caminhar ou correr um pouco. Se desejar sair para tomar um café, nunca deixe o seu animal sozinho no carro por mais que uns breves minutos e abra sempre um pouco as janelas.

5. Segurança em primeiro lugar

A melhor forma de transportar o seu cão é numa caixa transportadora. Todavia, em viagens familiares poderá dispensar este objeto, sem nunca abdicar de meios de segurança, como colocar o cinto de segurança ou um arnês. Além disso, nunca o deve levar no banco da frente, mas sim atrás.

6. Documentos

Leve sempre consigo todos os documentos do seu animal, incluindo o boletim de vacinas atualizado, tendo ainda em conta que o microchip é obrigatório desde julho 2008.

Veja também:

Cofidis