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Crossfit: vantagens e desvantagens da sua prática

É uma das modalidades mais frequentadas nos ginásios, nos dias de hoje. Mas talvez pouco se saiba acerca das vantagens e desvantagens do Crossfit.

 
Crossfit: vantagens e desvantagens da sua prática
Atividade que poderá ser benéfica a algumas pessoas, dependendo do objetivo

As vantagens e desvantagens do Crossfit são variadas mas esta modalidade consiste numa atividade que tem vindo a ganhar um crescente número de adeptos. Assenta na realização de diversos movimentos funcionais em alta intensidade e curta duração.

É uma metodologia de treino que se baseia na execução de padrões variados de exercícios que visam a melhoria da condição física da pessoa, bem como a melhoria da composição corporal, aliando diversos componentes como a força, potência, velocidade e resistência, tudo isto num curto espaço de tempo.

Contudo, como qualquer atividade, devemos ter em conta algumas vantagens e desvantagens do Crossfit, para que se consiga perceber para que tipo de pessoa o Crossfit será mais adequado.

Vantagens e desvantagens do Crossfit


Vantagens

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1. Treino de alta intensidade: representa um treino intenso que trabalha diversas componentes, como a componente de força e cardiovascular.

2. Treino curto: é um treino que pode ser realizado num curto espaço de tempo, não sendo necessário estar preocupado com planeamento, dado ser feito recorrendo a treinos predefinidos, o chamado Workout of the Day (WOD).

3. Adaptável a diversas condições físicas, devendo ser salvaguardadas as corretas execuções e posturas para os praticantes que estejam a iniciar.

4. Variedade: representa um tipo de treino variado, no qual dificilmente cai na rotina e aborrecimento de fazer sempre o mesmo.

5. Competição saudável e espírito de equipa: o Crossfit leva a que haja uma competição saudável e uma busca pela superação, tentando fazer sempre tempos mais baixos nos treinos seguintes.

6. Se corretamente executado, proporciona benefícios em termos de composição corporal, nomeadamente na redução da massa gorda.

Desvantagens

Crossfit

1. Extremamente exigente: por vezes a alta exigência dos treinos acaba por ser excessiva e pouco adequada a quem está a iniciar um programa de exercício físico.

2. Alta incidência de lesões: devido à alta intensidade dos treinos, e aos exercícios serem maioritariamente realizados num curto espaço de tempo, a técnica por vezes é comprometida, havendo assim uma maior probabilidade no surgimento de lesões. Tal também se deve ao facto de muitos praticantes não terem fundamentos básicos de treino de força nem a devida consciência corporal, factos que irão aumentar substancialmente a probabilidade de erros técnicos e, consequentemente, de lesões.

3. Pouco vantajoso para aumento de massa muscular: tal tem a ver com o facto de, para se potenciar o aumento de massa muscular, a mesma tem de estar sujeita a um tempo de contração de no mínimo 30 segundos (ideal 30 a 70 segundos).

Sem este período de tempo, que deverá culminar em 8 a 12 repetições, o músculo não terá tempo de contração suficiente para que haja uma adaptação e consequentemente o processo de hipertrofia muscular ficará comprometido.

4. Aumento da probabilidade do surgimento de rabdomiólise: esta condição, ocorre por uma lesão muscular onde os tecidos musculares se rompem e o conteúdo das células é libertado na corrente sanguínea. Uma das moléculas fruto dessa lesão, a mioglobina, é tóxica para os rins e pode causar insuficiência renal.

Essa lesão ocorre no músculo esquelético, o qual é o músculo que movimenta o esqueleto e as articulações. Esse músculo é o mais usado e lesionado nos exercícios de alta intensidade como maratonas, culturismo, futebol, futebol americano, rugby, Crossfit e outros.

5. Pouca personalização: sendo que os treinos são definidos para o dia através do já mencionado WOD, a vertente que aposta no princípio de individualidade (princípio no qual cada exercício e cada estímulo deverá ser adaptado a cada indivíduo), será comprometida.

Em suma…


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Foram neste artigo apresentadas algumas possíveis vantagens e desvantagens do Crossfit. Esta é uma modalidade dinâmica e benéfica que, como qualquer outra atividade, apresenta pontos a favor e pontos contra.

A palavra de ordem é bom senso, sendo que os principais fatores a ter em conta na hora de decidir que tipo de atividade fazer passam por: identificar a sua motivação, objetivos, estado de saúde e nível de treino.

Aconselhe-se devidamente com um profissional de saúde antes de iniciar a prática desta modalidade.

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Prof. Francisco Torres Prof. Francisco Torres

Francisco Torres é Personal Trainer, e trabalha actualmente no ginásio Fitness Hut de Linda-a-Velha. Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e Mestre em Gestão do Desporto pela mesma Universidade, possui diversas especializações nomeadamente em Populações especiais e Exercício físico na gravidez e pós-parto, bem como uma Pós-Graduação em Nutrição Desportiva.

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