Utilidades do vinagre: da comida, à roupa

Embora seja um presente mais presente na cozinha, as utilidades do vinagre vão muito além do que imagina. Confira tudo!

Utilidades do vinagre: da comida, à roupa
São dezenas as utilidades do vinagre

As utilidades do vinagre são tantas que depois de ler este artigo não quererá outra coisa. Seja para auxiliar nas tarefas domésticas ou até para alguns tratamentos de beleza, já que o vinagre é um poderoso agente de limpeza e desinfeção.

Apesar de muitos desconhecerem ainda as dezenas de formas de utilizar o vinagre, devido à sua composição de 95% de água e 5% de ácido acético, este produto pode ser usado para várias funções. Vamos conferir quais são?

UTILIDADES DO VINAGRE PARA AS LIMPEZAS DOMÉSTICAS


utilidades do vinagre limpezas domesticas

Por vezes perdemos tanto tempo a procurar qual o melhor produto para retirar aquela nódoa teimosa, ou para devolver o brilho à madeira e aos azulejos. Na verdade, basta abrir o armário da cozinha e recorrer ao vinagre.

1. AZULEJOS RENOVADOS

Para lavar qualquer azulejo ou tijoleira de casa, adicione meia chávena de vinagre em meio litro de água morna. Depois é só secar com um pano.

Para limpar as juntas, é recomendado deixa este preparado atuar por duas horas e depois, se quiser, esfregar com um pouco de água.

2. REVITALIZAR A MADEIRA

Misture um litro de água morna, quatro colheres de sopa de vinagre (branco ou de maçã) e duas colheres de sopa de azeite ou óleo.

Misture bem e aplique com um pano limpo. Deixe que a mistura penetre na madeira durante dez minutos e seque com um pano.

3. RESTAURAR TAPETES OU CARPETES

Se os tapetes lá de casa aparentam um aspeto velho e desgastado, escove-os com uma vassoura limpa embebida numa solução de uma chávena de vinagre branco em 3,5 litros de água.

4. PODEROSO LIMPA-TUDO

O vinagre poderá limpar qualquer superfície. Para isso, basta misturar uma parte de detergente líquido, uma parte de vinagre branco e duas ou três partes de água morna.

5. ELIMINA O CHEIRO DE CIGARRO

Espalhe umas tacinhas pequenas mas largas com vinagre pela casa. O cheiro a tabaco será eliminado num instante.

6. ACABA COM AS MARCAS DE CANETA

Se as crianças lá de casa usam as paredes como telas para as suas obras de arte, com o vinagre fica mais fácil resolver o problema: despeje vinagre branco sobre a tinta e esfregue com um pano suave ou uma esponja.

7. LIVRE-SE DAS MARCAS DE COPOS

Deu uma festa lá em casa, mas está a ter dificuldade em eliminar as marcas dos copos? Com o vinagre é muito simples de resolver: misture partes iguais de vinagre e azeite, aplique na mancha com um pano macio e use outro pano limpo e macio para enxugar.

Para tirar esta marca dos móveis forrados a couro, esfregue com uma esponja macia encharcada com vinagre branco.

8. ESCONDER RISCOS NA MADEIRA

Ninguém gosta de ver os móveis riscados, verdade? Então, misture partes iguais de vinagre branco e iodo, num pequeno frasco e pinte sobre o risco.

Para madeiras mais escuras, adicione um pouco mais de iodo; para as madeiras mais claras, coloque mais vinagre. Este pequeno truque não elimina o risco, mas irá disfarçá-lo.

9. REMOVER CERA

Para limpar os resquícios de cera de vela, após um jantar romântico, por exemplo, basta aquecer a cera com um secador de cabelo, secar com uma toalha de papel e retirar o que resta, esfregando com um pano macio e absorvente embebido numa solução feita de partes iguais de vinagre branco e água morna.

10. LIMPEZA DE VIDROS

Misture partes iguais de vinagre branco e água morna e limpe os vidros com um pano macio. Os vidros ficarão tão brilhantes!

11. SANITA LIMPA E CHEIROSA

As manchas mais difíceis, como as que poderá encontrar numa sanita também têm solução: pode usar vinagre branco e escovar vigorosamente.

Para eliminar o mau cheiro, coloque três chávenas de vinagre branco e deixe atuar por meia hora. Depois é só dar a descarga.

UTILIDADES DO VINAGRE PARA A LAVAGEM DA ROUPA


utilidades do vinagre e lavagem de roupa

Todos desejamos poder prolongar aquele toque suave e macio durante mais tempo e isso é possível com o vinagre. Mas esta é apenas uma das muitas aplicações deste produto na sua roupa.

1. ELIMINAR O CHEIRO A MOFO

Quando chega a altura de trocar a roupa de verão pela de inverno, e vice-versa, é natural que as peças tenha cheiro a mofo.

Basta colocá-la durante 60 minutos numa solução de água e vinagre, usando para cada medida de vinagre, duas de água.

2. ADEUS MANCHAS

Coloque a peça de roupa manchada de molho com o seguinte preparado: quatro chávenas de água, duas colheres de sopa de detergente líquido e três colheres de sopa de vinagre.

Deixe a roupa descansar nessa mistura durante cerca de dez minutos e depois lave normalmente.

3. LAVAR ROUPAS DELICADAS

As peças de roupa delicada precisam de um cuidado especial: misture duas medidas de água para cada uma de vinagre e deixe atuar durante meia hora.

4. PARA EVITAR QUE A ROUPA DESBOTE

Em cada lavagem, junte uma chávena de vinagre e veja os resultados com o passar do tempo: as roupas manterão a sua qualidade.

5. LIMPAR A MÁQUINA DE LAVAR ROUPA

Lavamos lá a roupa, mas a própria limpeza da máquina pode ser descuidada. Para uma boa manutenção do equipamento, com a máquina vazia, coloque uma chávena de vinagre e depois é só iniciar as lavagens habituais.

6. ELIMINAR MANCHAS DE SUOR

Para acabar com essas manchas incómodas e inestéticas, basta deixar a peça de roupa de molho numa solução de 250ml de água morna com uma colher de sopa de vinagre.

7. ELIMINAR O MAU CHEIRO

Este problema pode ser resolvido de forma muito simples: coloque uma chávena de vinagre na máquina de lavar antes de começar o ciclo.

8. LAVAR ROUPA NOVA

É natural que, ao lavar pela primeira vez, as peças de roupa percam um pouco de tinta.

Temos um truque para combater isso: coloque a peça de molho e adicione cerca de uma chávena de vinagre para cada duas peças de roupa, durante dez minutos.

UTILIDADES DO VINAGRE PARA A SAÚDE E BELEZA


utilidades do vinagre e saude e beleza

Todos os truques que ajudem nesta área e permitam poupar dinheiro são sem bem-vindos. Confira as melhores dicas.

1. CURAR HEMATOMAS

O vinagre gelado pode ser usado para curar hematomas provocados por pancadas: basta embeber um pano em vinagre e colocar em cima do local magoado.

2. ESTÁ COM DOR DE GARGANTA?

Esqueça os medicamentos e experimente este remédio caseiro: duas colheres de sopa de vinagre e 150ml de água morna. Coloque um pouco de sal e faça quatro gargarejos por dia e verá como sentirá rápidas melhoras.

3. COMBATER A CASPA

Depois de lavar o cabelo, passe-o por vinagre e deixe atuar durante cerca de dez minutos e enxagúe de seguida.

Para garantir melhores resultados, pode usar vinagre duas vezes por semana.

4. PIOLHOS

Basta lavar a cabeça das crianças e enxaguar com vinagre. É muito mais eficaz e económico do que muitos produtos farmacêuticos.

5. PARA PELES OLEOSAS

Passe um pouco de vinagre em algodão e aplique na pele – de imediato as gorduras e as células mortas serão removidas.

6. VINAGRE ELIMINA OS FUNGOS DAS UNHAS

Mergulhe as unhas das mãos ou dos pés em vinagre branco uma vez por dia, durante 2 minutos, para ajudar a reduzir o crescimento dos fungos.

7. DAR MAIS BRILHO AO CABELO

Para isso basta colocar uma colher de sopa em cerca de 500ml de água e utilizar após a lavagem com champô e condicionador.

8. DAR VIDA AO CABELO SECO

Para deixar o cabelos mais saudável, é bom investir em produtos que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos, como acontece com o vinagre de maçã, que possui a acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhante, macio e com menos volume.

9. PARA FECHAR AS CUTÍCULAS DOS FIOS

Depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador uma colher de vinagre de maçã (desde que a quantidade de vinagre seja menor do que a quantidade de condicionador). Massage o cabelo, deixe atuar durante três minutos e passe por água.

10. PÉS CANSADOS

Esta mistura vai ajudar a aliviar dores e relaxar os pés e é muito simples de fazer. Junte uma chávena de sal marinho, uma chávena de vinagre, três gotas de óleo essencial de lavanda e água morna ou quente em tal quantidade que cubra completamente os pés. Depois é só deixar os pés de molho durante 15 a 20 minutos.

Aplicações simples e tão variadas que vão fazê-lo querer tirar o máximo proveito de todas as utilizações do vinagre.

Veja também: