6 Truques para dar cor às suas sobremesas sem usar corantes artificiais

A expressão "comer com os olhos" está presente na alimentação. Nesse sentido, conheça truques para dar cor às suas sobremesas sem usar corantes artificiais.

6 Truques para dar cor às suas sobremesas sem usar corantes artificiais
Saiba como ter sobremesas coloridas e mais saudáveis.

Porque os “olhos também comem”, é muito frequente a utilização de corantes artificiais no sentido de tornar o produto mais apelativo ou de produzir uma sobremesa com um sentido decorativo específico, influenciando a nossa escolha ao nível da qualidade e sabor. Por essa mesma razão, existem truques para dar cor às suas sobremesas sem usar corantes artificiais que farão das suas sobremesas, iguarias excepcionais.

Os corantes comprados nos hiper e supermercados nem sempre são benéficos. Para além de serem geralmente testados em animais, o consumo destes produtos pode ser prejudicial para o nosso organismo, já que podem desenvolver alergias dada a sua origem sintética e a matéria-prima utilizada. Existem ainda estudos científicos que evidenciam a relação entre um consumo excessivo de corantes artificiais e a hiperatividade em crianças.

Nesse sentido, existem inúmeros produtos alimentares industrializados que podemos evitar, mas não necessariamente eliminar da nossa alimentação e sim reproduzi-los em casa. Quer saber como?

6 truques para dar cor às suas sobremesas sem usar corantes artificiais


A cor das suas sobremesas irá inevitavelmente determinar o sucesso das mesmas. Sabor, qualidade, atratividade… tudo está dependente do primeiro impacto que os doces criam, em que os irá (ou não) comer. Por este motivo, dar cor às suas sobremesas torna-se essencial.

Mas será de facto necessário recorrer aos corantes artificiais? A resposta é não. Conheças estes 6 truques para dar cor às suas sobremesas sem usar corantes artificiais.

1. Cor verde

 truques para dar cor as suas sobremesas sem usar corantes artificiais corante verde

A cor verde é das cores mais fáceis de obter na elaboração das sobremesas. Por ser a cor natural de vários alimentos utilizados com frequência na nossa alimentação, construir um corante natural é bastante simples. Nesse sentido, pode escolher uma das seguintes alternativas, dependendo do tipo de sobremesa que estiver a elaborar:

  • Triture folhas de legumes como o agrião ou o espinafre num liquidificador com um pouco de água e coe. Especialmente o espinafre não confere grande sabor às sobremesas, pelo que é o ideal para preparar uma massa de bolo verde, por exemplo;
  • Recorra a produtos alimentares que geralmente compramos em pó, como a matcha e a spirulina;
  • Se encontrar e necessitar desta cor com frequência, pode também optar por comprar espinafre liofilizado (vendido em pó), por ser uma alternativa mais prática.

 2. Cor roxa

truques para dar cor as suas sobremesas sem usar corantes artificiais corante roxo

A cor roxa pode parecer uma cor mais difícil de alcançar, mas é bem simples e muito útil em várias ocasiões. Pode conseguir dar este tom às suas sobremesas recorrendo:

  • À couve roxa: pode parecer estranho, mas a couve roxa é o alimento indicado para dar a cor roxa às suas sobremesas. Para isso, coza as folhas da couve cortadas em pequenos pedaços num pouco de água. Este legume irá libertar a sua cor para a água, que poderá utilizar posteriormente na preparação do que pretender, como numa massa de bolo ou numa cobertura;
  • Aos mirtilos: se preparar um sumo de mirtilo, ajustando a concentração ao tom que pretender, também poderá alcançar a cor roxa. No entanto, esta alternativa não tem um efeito tão eficaz e é mais dispendiosa, daí o sucesso da couve roxa como corante natural para esta cor.

 3. Cor azul

truques para dar cor as suas sobremesas sem usar corantes artificiais corante azul

Para conseguir um corante azul o ideal será recorrer à técnica utilizada para obter a cor roxa. Se adicionar, a pouco e pouco, bicarbonato de sódio em pequenas quantidades à água do repolho, irá alcançar a cor azul no tom que desejar.

 4. Cor vermelha

truques para dar cor as suas sobremesas sem usar corantes artificiais corante vermelho

A cor vermelha é mais uma cor que é muito procurada e bastante simples de alcançar:

  • A beterraba é um dos alimentos ideais para criar este corante natural. Para isso, triture a beterraba num liquidificador e, de seguida, leve a lume brando durante uns minutos para tonar esse sumo mais espesso. Apesar de ser um hortícola com um sabor muito característico, resulta bastante bem quando utilizado em sobremesas, especialmente em massas para bolo;
  • Os frutos vermelhos, como morangos ou framboesas, também são excelentes alternativas, especialmente para reproduzir esta cor em coberturas e pormenores decorativos. Para isto, triture os frutos num liquidificador e, se for necessário para o efeito, coe;
  • O chá de hibisco também poderá ser uma opção. A cor resultante desta infusão é vermelha e, se for preparada em bastante concentração, também irá conferir esse tom às sobremesas que preparar;
  • Pode também optar por comprar um dos ingredientes anteriormente referidos liofilizados (em pó), por ser uma alternativa mais prática.

5. Cor amarela

truques para dar cor as suas sobremesas sem usar corantes artificiais corante amarelo

A cor amarela não só é procurada para colorir os pratos salgados, mas também os doces. Para a preparar, o açafrão é o ingrediente que mais rapidamente associamos à cor amarela e que facilmente resolve esta questão.

Para isso, adicione aos poucos o açafrão em pó à sobremesa que estiver a preparar e misture bem até alcançar o tom desejado, provando sempre para evitar um sabor intenso.

6. Cor laranja

truques para dar cor as suas sobremesas sem usar corantes artificiais corante laranja

A cor laranja é mais uma que poderá obter sem problemas. Para isso, considere alimentos como:

  • A cenoura, a escolha mais prática para alcançar o laranja. Basta triturar cenoura crua com um pouco de água e coar.
  • Poderá fazer o mesmo processo com a manga, se pretender um tom laranja mais amarelado, dependendo da própria cor do fruto.

 

Dicas práticas para utilizar corantes naturais


truques para dar cor às suas sobremesas sem usar corantes artificiaistruques para dar cor as suas sobremesas sem usar corantes artificiais preparacao corante

A utilização de corantes naturais tem resultados diferentes e é importante que, se está habituado aos corantes artificiais, faça algumas experiências primeiro. Considere algumas dicas associadas ao uso dos corantes naturais que poderá ajudar no seu sucesso:

  • Se a preparação dos corantes naturais que utilizar envolver água, considere reduzir um pouco a quantidade de líquidos utilizada na receita em questão, no sentido de não alterar a consistência desejada;
  • Quantidades idênticas de corantes naturais e artificiais não oferecem a mesma cor, sendo que os naturais têm uma cor mais suave e um tom mais pastel, pelo que a quantidade deverá mesmo ser ajustada ao tom que pretende alcançar;
  • Dependendo das quantidades de corante natural utilizadas e dos restantes ingredientes incluídos na receita, alguns corantes naturais poderão alterar o sabor da receita.

 

Em suma…


A preparação de sobremesas coloridas poderá ser feita de forma mais saudável, recorrendo a vários alimentos que podemos encontrar no nosso dia-a-dia.

Use a sua criatividade e explore as várias alternativas que sugerimos. Uma vez habituado às alternativas naturais nunca mais irá procurar os corantes artificiais.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].