Tratamentos para manchas na pele: conheça os mais eficazes

As manchas são pequenas áreas de hiperpigmentação que afetam o rosto, mãos e outras áreas expostas ao sol. Veja os tratamentos para as manchas na pele.

Powered by: BodyScience
Tratamentos para manchas na pele: conheça os mais eficazes
Manchas na pele? Descubra quais os melhores tratamentos.

As manchas na pele são uma condição comum em que a melanina – pigmento natural da pele – é produzida em excesso, causando manchas escuras e tons de pele irregulares. A hiperpigmentação pode afetar a cor da pele de qualquer tipo de tez, embora seja mais frequente nas pessoas com tipos de pele mais escura.

Os tratamentos para manchas na pele podem passar pela aplicação de cremes e por procedimentos estéticos.

QUAIS AS CAUSAS DAS MANCHAS NA PELE?


tratamentos para manchas na pele cara com varias manchas

Há muitas razões pelas quais as manchas se desenvolvem, incluindo o excesso de exposição aos UV, predisposição genética, idade, influências hormonais, inflamação ou lesão.

As manchas da idade são extremamente comuns, sendo uma forma de manchas de pigmentação. São pequenas, planas, manchas escuras de pele (castanho claro a preto) e tendem a aparecer em áreas da pele que estão mais expostas ao sol, como as costas das mãos, rosto, braços, testa e ombros.

O aparecimento de manchas de pigmentação tem frequentemente uma associação direta com o envelhecimento, sendo o mais frequente motivo de procura de tratamento para as manchas na pele.

QUAIS OS RISCOS ASSOCIADOS ÀS MANCHAS NA PELE?


tratamentos para manchas na pele dermatologista

Embora as manchas de pigmentação sejam geralmente inofensivas podem ser prejudiciais, como no caso do melanoma (cancro da pele).

Portanto, é aconselhável uma avaliação dermatológica regular das manchas de pigmentação na pele, de forma a ter a certeza que os sinais e manchas não têm qualquer risco associado e não necessitam de tratamentos para as manchas na pele específico, que pode passar pela remoção destes.

QUE TRATAMENTOS PARA MANCHAS NA PELE EXISTEM?


tratamentos para manchas na pele clinica estetica

Existem dois principais conceitos utilizados pelos dermatologistas: remoção da descoloração da pele causada pela hiperpigmentação e a regulação dos sinais.

1. REGULAÇÃO

A regulação da pigmentação é um dos tratamentos para manchas na pele realizados inicialmente e consiste essencialmente na aplicação local de produtos cujas substâncias ativas regulam a produção de melanina e/ou atuam clareando as manchas escuras da pele, para coincidir com a coloração normal da pele.

Lista de ingredientes ativos úteis nos tratamentos para manchas na pele:

  • Hidroquinona: agente despigmentante de ação local. Despigmenta a pele mediante a diminuição da formação de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele.
  • Ácido Kójico: agente de origem natural que provoca uma descamação leve na pele incentivando a sua renovação. É menos irritante e mais suave do que os restantes despigmentantes comumente usados nos tratamentos para manchas na pele, além disso, não causa fotossensibilidade, o que possibilita a sua utilização durante o dia também
  • Ácido Glicólico: Além de ser utilizado por dermatologistas para peelings químicos, o ácido glicólico é um ingrediente ativo em muitos cremes tópicos para o tratamento das manchas.
  • Derivados da Vitamina C: Uma das mais importantes funções da vitamina C é a inibição da produção de melanina, o pigmento que está na origem do aparecimento de manchas. Tem uma poderosa ação antioxidante.

Existem ainda outros ativos que podem ser usados, sendo que é ainda essencial reter que a proteção solar diária é aconselhável e fulcral durante todo o processo de remoção das manchas.

2. REMOÇÃO

A remoção, via medicina estética, das manchas, embora não esteja indicada em todos os casos, é a forma mais eficaz e efetiva de remoção das inestéticas manchas na pele.

Embora o rosto seja das áreas de maior procura de tratamento devido à sua maior exposição, além deste, podem ser tratadas zonas como pescoço ou as mãos de forma muito eficaz, podendo eliminar as manchas castanhas na pele.

Neste sentido, encontra nas Clínicas Bodyscience a solução. Com as tecnologias mais avançadas e não invasivas pode conseguir uma pele rejuvenescida e sem manchas.

Entre os mais eficazes tratamentos para manchas na pele e com vista à sua remoção, têm disponíveis com esta indicação os seguintes tratamentos:

  • Anti-aging BodySkin (tratamento completo em 3 fases: Peeling, Regeneração, Laser);
  • Microdermoabrasão (tecnologia não invasiva que atua com ponteiras de diamante que tonificam e rejuvenescem a pele);
  • Master Repair (peeling químico através de diversos graus de esfoliação; trata e minimiza as manchas em profundidade, prevenindo o reaparecimento);
  • PowerSkin (atua pela eliminação das camadas epidérmicas mais externas e hidratação em profundidade).

Veja também: