Tratamento das rugas do rosto: como atenuá-las rapidamente, sem dor

Quando a prevenção não é suficiente, torna-se necessário investir no tratamento das rugas do rosto, de forma a abrandar a evolução da formação das linhas de expressão.

Powered by: BodyScience
Tratamento das rugas do rosto: como atenuá-las rapidamente, sem dor
Veja algumas formas de ultrapassar esta problemática.

O tratamento das rugas do rosto ou tratamento anti-rugas, é um dos mais procurados globalmente, principalmente em mulheres acima dos 30 anos.

As rugas começam a aparecer quando a pele fica mais fina, devido ao avançar da idade e/ou quando o colagénio no tecido da pele se encontra danificado. Estes dois fatores levam a uma perda de gordura, da suavidade e da elasticidade da pele. Apesar de afetar ambos os sexos, são as mulheres que mais sofrem psicologicamente com este problema.

O local com maior prevalência de rugas ou vincos no corpo humano é o rosto, sendo que os sinais mais visíveis acontecem nos cantos da boca e dos olhos, os famosos “pés-de-galinha”, no entanto, também pode surgir rugas no pescoço, costas das mãos e antebraços. E se alguns vincos são temporários, outros tornam-se definitivos.

Como surgem as rugas?


rugas no rosto

A nossa pele é constituída por duas camadas: a epiderme (camada exterior) e a derme (camada mais interna). As rugas surgem porque a derme é constituída por colagénio e outras proteínas e, à medida que vamos envelhecendo, ocorre uma diminuição da produção do colagénio. Como consequência, a nossa pele fica menos elástica e menos lisa, surgindo assim as rugas.

Os tratamentos para as rugas do rosto permitem, então, devolver a elasticidade à pele, estimulando a produção de colagénio.

Causas do aparecimento de rugas no rosto


rugas na testa

Verifica-se que o aparecimento das rugas no rosto pode ser provocado por uma ou uma combinação de várias das seguintes causas descritas:

  • Foto-envelhecimento, provocado pela exposição prolongada ao sol e na maioria das vezes sem proteção solar adequada;
  • Consumo de tabaco, devido à grande quantidade de radicais livres provocados pelo fumo do cigarro;
  • Poluição do meio ambiente, tais como: o contacto com poluentes do ar, com a poeira e produtos químicos;
  • As expressões faciais, como o modo como sorri pode provocar vincos na região à volta dos lábios e o ato de franzir a testa, pode provocar linhas marcadas na testa;
  • Perder peso de forma rápida;
  • Utilização de determinadas drogas;
  • Elevados níveis de stress;
  • Diminuição da produção da vitamina E;
  • Predisposição genética;
  • Desidratação;
  • Dormir de lado (com o seu rosto pressionado contra seu travesseiro);
  • Falta de cuidados da pele do rosto;
  • Má nutrição.

 

8 Formas de prevenção das rugas do rosto


creme no rosto

O tratamento das rugas do rosto surge, atualmente, como um procedimento praticado por uma grande percentagem do sexo feminino, no entanto, sempre que possível, o objetivo deverá ser apostar na sua prevenção, para isso pode seguir as seguintes práticas:

1.  Aplicar creme hidratante

A aplicação de creme hidratante sobre a pele, especialmente no rosto, todos os dias, idealmente de manhã e antes de deitar é fundamental. Na escolha, tenha em conta as seguintes considerações:

  • Evite utilizar produtos de rosto que contenham álcool na sua composição, ajudam a ressecar a pele.Opte pelos produtos faciais que contenham óleos naturais;
  • Os cuidados na prevenção e no tratamento das rugas devem começar aos 25 anos de idade, mas pode ser feito a partir de qualquer idade.
  • Existem cremes para uso diurno e noturno. Atenção que o retinol, por exemplo, conhecido pela sua eficácia no combate às rugas, tem os seus efeitos anulados pela luz do sol.
  • Use um bom creme para a região dos olhos. A pele ao redor dos olhos é diferente do resto do rosto, ela é mais fina e delicada, por isso enruga e fica flácida mais rapidamente. Procure um creme que contenha colagénio, vitamina C (forma mais potente de vitamina C para uso tópico é o ácido l-ascórbico), peptídeos e/ou retinol.

2.  Usar protetor solar de qualidade

Utilize na cara um protetor solar de qualidade com um fator de proteção superior (SPF) a 30, diariamente, mesmo quando não está sol. Enquanto isso:

  • Diminua a exposição ao sol, especialmente nos horários quando este é mais quente e perigoso, ou seja, evite o período das 11h às 16h;
  • Opte por, no mínimo, um fator de proteção 30 a 50. Isso não só previne o surgimento de novas rugas, como também reduz as hipóteses de ter cancro de pele. Reaplique o protetor solar a cada duas horas.
  • Utilize óculos de sol de qualidade e chapéu com abas largas, para evitar a contração dos músculos ao redor dos olhos e da testa, evitando a formação de rugas nestas regiões.

3.  Seguir um estilo de vida saudável

Fazer exercício físico frequentemente, ter uma dieta equilibrada e incluir mais alimentos ricos antioxidantes, tais como a vitamina C, E e A (como por exemplo, a laranja, uva, abacaxi, brócolos, vegetais com folhas escuras, cenoura, etc.) na sua dieta, pois ajuda na formação de colagénio e no combate dos radicais livres;

Consuma vitamina K, esta ajuda no aumento da elasticidade da pele (por exemplo, encontra-se nos espinafres ou nos brócolos). Evite bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool pode danificar os vasos sanguíneos da pele.

A hidratação torna-se fundamental para uma pele saudável e com elasticidade. Certifique-se que ingere, pelo menos, 1,5 litros de água ao dia (pelo menos 8 copos de água por dia).

5.  Controlar as expressões faciais

Faça ginástica facial alongando os músculos importantes da cara que fazem o efeito contrário das rugas.

6.  Dormir bem

Durante o sono o nosso corpo produz hGH (hormona do crescimento humano), que por sua vez, induz o crescimento e a reprodução celular (incluindo células da pele). Na situação inversa, ou seja, quando uma pessoa dorme pouco, o nosso corpo produz o cortisol, uma hormona do stress, esta hormona irá retardar o crescimento, manutenção dos tecidos e provoca o aparecimento da pele seca. Quanto mais dormir, mais hGH produz.

Quando adormecer, tente deitar-se numa posição dorsal (ou seja, de barriga para cima), pois irá ajudar a prevenir que rugas surjam nas bochechas e no queixo por dormir de lado, e na testa por dormir de barriga para baixo.

7.  Lavar a cara diariamente

Posteriormente, utilize um tónico facial. Este procedimento equilibra o pH do rosto e deixa uma aparência fresca e saudável.

8.  Alternativas caseiras

A aplicação de certos alimentos/plantas nos locais das rugas podem atenuar o seu aspeto e melhorar a vitalidade da pele, a circulação sanguínea local e tonificar a pele.

  • Claras de ovos;
  • Pasta de banana (banana amassada);
  • Polpa de abacaxi;
  • A seiva da planta aloé vera;
  • Óleo de coco;
  • Sumo de limão – este é rico em ácido cítrico, que atua como esfoliante e ajuda a eliminar as células mortas da pele, funciona também como um agente de limpeza profunda e adstringente que irá ajudar a clarear as manchas de pele, bem como rugas.

Quando a prevenção não é suficiente, torna-se necessário investir no tratamento das rugas do rosto, de forma a abrandar a evolução da formação das linhas de expressão ou rugas.

 

Tratamentos estéticos para as rugas do rosto


tratamento estetico para as rugas do rosto

Se já tentou de tudo e ainda luta para reduzir ou remover as rugas do rosto, ou se procura por uma solução eficaz e rápida, fale com um dermatologista ou com os profissionais especializados de clínicas estéticas, como é o caso das Clinicas BodyScience, onde pode encontrar tratamentos das rugas do rosto, após uma avaliação inicial gratuita.

1. Anti-aging BodySkin

Consiste num dos tratamentos mais completos da medicina estética, não invasivo, que se divide em três fases distintas:

  • O peeling, que pode ajudar a remover as células mortas;
  • A regeneração, que devolve à pele saúde e vitalidade, promovendo a resistência e elasticidade da pele;
  • O laser que ajuda a tratar a ruga.

Este tratamento é revitalizante, permite dar à pele a saúde, beleza e vitalidade necessária para devolver a juventude perdida ao seu rosto.

2. Powerskin

É um tratamento anti-envelhecimento intensivo que tem o objetivo de ajudar a retroceder os efeitos de envelhecimento da pele, provocando uma maior estimulação dos mecanismos de defesa do organismo, que lutam contra o processo de envelhecimento fisiológico da pele.

Indicado para o tratamento de manchas, rugas e imperfeições, sendo visível resultados logo após a 1ª sessão.

3. Radiofrequência Tripolar Cronus

Consiste numa nova tecnologia que permite trabalhar nas camadas mais profundas da pele atuando sobre vários problemas como duplo queixo, flacidez e envelhecimento cutâneo (rugas).

Este método utiliza o poder térmico, atingindo uma alta concentração de energia, conseguindo ajudar a reduzir fortemente o tempo necessário para obter os melhores resultados.

É um processo, não invasivo, indolor e sem anestesia, sendo a solução para ajudar a rejuvenescer e tratar a pele.

4. Peeling facial ultra-sónico

Este é o tratamento que pode ajudar a deixar o seu rosto mais radiante, luminoso e rejuvenescido. É um tratamento, não invasivo, que faz com que a pele fique polida, alisada e as irregularidades da sua face. Através de uma espátula com tecnologia de ultra-som, este peeling profundo realiza uma escamação da camada superficial da pele.

> Saiba mais sobre este tratamento aqui.

5. Microdermoabrasão

Este tratamento das rugas do rosto destaca-se por oferecer benefícios claros e adaptar-se a qualquer tipo de pele.

Esta tecnologia, não invasiva, tonifica e rejuvenesce a pele ajudando a combater, desta forma, a flacidez, o envelhecimento da pele e o acne.

> Saiba mais sobre este tratamento aqui.

Devido à elevada investigação na área da dermatologia cosmética, nas Clínicas BodyScience pode conseguir uma pele resplandecente e rejuvenescida sem dor, sem anestesias e sem período de recuperação, acompanhada por profissionais de medicina estética, proporcionando-lhe várias soluções no que toca ao tratamento das rugas do rosto, para combater o envelhecimento cutâneo.

Marque aqui a sua primeira consulta de avaliação gratuita e consiga uma pele bonita com a ajuda dos melhores profissionais da área.

Veja também: