Como funcionam os testes de gravidez? Tire as suas dúvidas!

Para que uma gravidez seja detetada são utilizados testes de gravidez que detetam a presença da hormona gonadotrofina coriónica humana. Fique a saber tudo.

Como funcionam os testes de gravidez? Tire as suas dúvidas!
Tudo sobre o funcionamento dos testes de gravidez.

Todos os testes de gravidez domésticos detetam a “hormona da gravidez”, gonadotrofina coriónica humana (hCG) na urina. Na gravidez, a hCG é produzida primeiro pelo óvulo fertilizado e, posteriormente, pela placenta.

Esta hormona é assim produzida pela placenta em desenvolvimento logo após a conceção e eliminada na urina.

Um óvulo fertilizado é normalmente implantado na parede do útero 6 a 8 dias antes da menstruação em falta, quando pequenas quantidades da hCG começam a aparecer no sangue e na urina da mãe. Apesar dos níveis da hCG serem inicialmente baixos, vão aumentar de forma rápida e previsível nas primeiras semanas da gravidez.

De um modo geral, recomenda-se fazer o teste somente após a menstruação ter atrasado, pois é mais ou menos nessa época que os níveis de hCG tornam-se altos o suficiente para serem detetados através da urina.

COMO FUNCIONAM OS TESTES DE GRAVIDEZ?


testes de gravidez

Os testes de gravidez contêm anticorpos que reagem especificamente à hormona hCG.

Quando a amostra de urina entra em contacto com a zona de inserção (por norma protegida pela tampa), percorre a membrana do teste ao longo da mesma até à zona de teste.

Assim que entra na zona de teste, na presença de gravidez, forma uma linha colorida na zona identificada normalmente com a letra T (Teste). A ausência desta linha sugere um teste negativo.

Para controlo de efetividade do teste, uma linha colorida aparece na zona de Controlo (por norma identificada pela letra C), garantido que o teste é válido. Ou seja, se esta banda de controlo não surgir o teste é inválido, o que significa que não foi corretamente efetuado ou que se encontra defeituoso. Neste caso, deve contactar a farmácia onde adquiriu o teste dando a indicação do número de lote do teste de gravidez em causa.

QUANDO REALIZAR O TESTE DE GRAVIDEZ?


fazer um teste de gravidez

Não é preciso utilizar a primeira urina da manhã. Os testes de gravidez podem ser realizados a qualquer hora do dia.

No entanto a primeira urina da manhã é a ideal, dada a maior concentração da hormona hCG.

> Saiba mais sobre quando realizar o teste de gravidez aqui.

COMO REALIZAR O TESTE DE GRAVIDEZ? PASSO A PASSO


mulher com teste de gravidez na mao

Para fazer o exame, retire a tampa e urine diretamente sobre a fita por cerca de 5 segundos. Outra opção é colher a urina em um recipiente seco e limpo e mergulhar a fita por 20 segundos.

  1. Para iniciar o teste de gravidez, abra a bolsa e remova o equipamento de teste.
  2. Remover a tampa expondo a extremidade absorvente.
  3. Urinar diretamente sobre a extremidade absorvente durante cerca de 5 segundos para que fique uniformemente molhada, não permitindo que o fluxo de urina ultrapasse a zona designada para o efeito.
    Em alternativa, pode recolher a urina para um reservatório limpo e seco e mergulhar a extremidade no reservatório durante, pelo menos, 20 segundos.
  4. Voltar a colocar a tampa e esperar que apareçam as bandas coloridas no respetivo local de Controlo (C) e de Teste (T).

 

COMO ANALISAR O RESULTADO?


resultado teste de gravidez

Negativo (Não grávida):

Aparece apenas uma linha colorida na zona de Controlo (C). Este resultado indica que não foi detetada gravidez.

Positivo (Gravidez):

Duas linhas distintas surgem na zona de teste (T) e de Controlo (C). Este resultado indica que foi detetada a presença da hormona hCG, indicando gravidez. A intensidade da cor das linhas pode variar em função do estadio da gravidez, uma vez que a concentração da hormona varia ao longo da gravidez.

CUIDADOS A TER COM OS TESTES DE GRAVIDEZ


embalagem teste de gravidez

Os testes de gravidez devem ser mantidos em condições de conservação e estabilidade ótimas para garantir um resultado confiável. Assim, atente em 4 cuidados a ter:

  1. Armazenar a temperatura entre 4.ºC e 25.ºC, mantendo a bolsa fechada até à utilização;
  2. Manter afastado da luz direta, humidade e fontes de calor;
  3. Não congelar;
  4. Abrir a bolsa que contém o teste de gravidez imediatamente antes da sua realização.

Hoje em dia, além dos testes de gravidez convencionais acima descritos, existem testes de gravidez antecipados que podem ser usados até 5 dias antes do dia em que a sua menstruação deveria iniciar.

Existem, também, testes de gravidez com indicador de semanas que indica se está “Grávida” ou “Não Grávida” e há quanto tempo.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.