Publicidade:

Teste de ovulação: como funciona?

O teste de ovulação serve para verificar o dia da ovulação dentro do ciclo menstrual e detetar o período fértil da mulher. Não é o mesmo do que um teste de gravidez.

Teste de ovulação: como funciona?
Esclareça as suas questões.

O teste de ovulação é um teste qualitativo, indicado para medir o aumento da hormonal luteinizante na urina, e prever o momento provável da ovulação.

Quando o resultado do teste é positivo, indica que está a chegar o momento da ovulação, garantindo que está dentro do período de maior fertilidade e que, portanto, é a melhor altura para a fecundação. Ao conhecer estes dados, é mais fácil encontrar a altura ideal para tentar engravidar.

Explicamos melhor como funciona este teste, neste artigo.

Teste de ovulação: esclarecimentos essenciais


ovulacao

Como funciona o teste de ovulação?

A ovulação ocorre quando o óvulo se solta dos ovários da mulher. O óvulo passa para as trompas de falópio, onde se prepara para ser fecundado.

Para que a mulher fique grávida, o óvulo deve ser fecundado por um espermatozóide nas 24 horas seguintes à ovulação. Previamente, o corpo produz uma maior quantidade da hormona luteinizante (LH).

O aumento da quantidade da LH desenvolve a ovulação. O teste funciona como um método que ajuda a prever o momento da ovulação e o pico da fertilidade e, portanto, o melhor período para engravidar.

Como recolher as amostras de urina?

Para recolher as amostras e realizar o teste de ovulação, deve obedecer ao seguinte procedimento:

  1. Recolher a urina todos os dias à mesma hora. A amostra deve ser colocada num recipiente limpo e seco, de plástico ou vidro;
  2. Não usar como amostra a primeira urina do dia;
  3. Reduzir o consumo de líquidos 2 horas antes da recolha da amostra;
  4. O teste deve ser feito imediatamente depois da recolha da urina.

Quando deve começar com os testes?

Para determinar quando começar com os testes, deve saber a duração do seu ciclo menstrual. O ciclo deve ser contado desde o primeiro dia do período, até ao dia anterior ao da próxima menstruação.

A Clearblue ajuda a calcular quando deve fazer o teste de ovulação. Consulte aqui a ferramenta que o pode ajudar.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].