Esta é a temperatura ideal para tomar banho sem danificar a pele

Os banhos frios são revigorantes e os banhos demasiado quentes podem danificar a camada protetora da pele. Descubra a temperatura ideal para tomar banho.

 
Powered by: BodyScience
Esta é a temperatura ideal para tomar banho sem danificar a pele
A pele é um órgão sensível que deve ser tratado com certos cuidados

Na prática, a temperatura ideal para tomar banho é aquela que o faça sentir mais confortável e que o seu corpo tolera melhor, não sendo necessário levar um termómetro para o duche.

No entanto, deve ter em atenção que temperaturas exageradamente altas vão acabar por danificar a camada protetora da epiderme, removendo alguns óleos naturais indispensáveis para proteger a pele. Com isto, a pele começa a ficar mais seca e suscetível de sofrer agressões externas.

Quando há diminuição dos óleos, vai haver estimulação da produção de oleosidade tanto na pele, como no couro cabeludo dando um aspeto mais sujo, oleoso e feio à pele e cabelos.

Qual a temperatura ideal para tomar banho?


Temperaturas abaixo dos 29ºC

tomar banho de agua fria

A água fria tem a capacidade de manter a camada hidrolipídica do corpo intacta, camada esta constituída pelo suor e pelo sebo e que tem a importante função de proteger a pele e cabelos.

Começando pelos banhos da manhã, a água fria possui um efeito revigorante trazendo uma energia reforçada, isto porque o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o metabolismo de todo o organismo. Tomar banho mal acorde com água a esta temperatura é uma ótima dica para quem se sente com pouca energia e demora algum tempo a acordar.

Com estas temperaturas, a água acaba também por ter um efeito reafirmante, reduzindo a atividade metabólica e o inchaço, dando uma sensação de leveza dos músculos das pernas e facilitando o processo de tonificação da pele. Além dessas caraterísticas, os banhos de água fria são ótimos em casos de febre, já que os mecanismos celulares funcionam de forma mais lenta possibilitando a descida da temperatura corporal.

O rosto também vê melhorias, uma vez que a água fria ajuda a contrair os vasos sanguíneos o que acaba por fechar os poros e diminuir o vermelhidão e inchaço. A circulação é aumentada nesta zona, o que se traduz num rosto mais luminoso e aparentemente mais saudável.

Também o cabelo beneficia com estes banhos. A água a esta temperatura ajuda a fechar as cutículas dos fios de cabelo, garantindo uma barreira natural contra impurezas, que bloqueia a perda de humidade e nutrientes. É possível assim, evitar que os fios se tornem fracos, secos e quebradiços. Por este motivo, é aconselhado que, no fim de qualquer banho, passe o cabelo por água fria, para tratar as pontas mais complicadas.

No entanto, esta não é a temperatura ideal para tomar banho e este não deve ultrapassar os 3 minutos, uma vez que a água fria em contacto com o corpo pode causar uma descida brusca da temperatura corporal levando à hipotermia.

Temperaturas entre os 29ºC e os 36ºC

banho final do dia

Uma temperatura ideal para tomar banho ao final do dia! Consegue ajudar a retirar as toxinas do organismo, algumas impurezas que estejam agarradas ao corpo após um dia de trabalho e ainda dá uma sensação de bem-estar aliviando a fadiga física.

Temperaturas entre os 37ºC e os 39ºC

temperatura ideal tomar banho

A temperatura de 37ºC é considerada a ideal, uma vez que mimetiza a temperatura do corpo. No entanto, o banho não deve ultrapassar os 20 minutos uma vez que a temperatura a água já é alta e pode acabar por ressecar a pele se durar muito tempo.

Este banho tem a capacidade de relaxar o corpo e prepará-lo para uma noite tranquila. O efeito do vapor de água que ficará na casa-de-banho dará o efeito de spa, que tranquiliza e acalma.

Temperaturas a cima dos 39ºC

tomar banho quente

Apesar destes banhos terem algumas vantagens, não devem ser recorrentes uma vez que, com estas temperaturas, a pele resseca muito, podendo até desenvolver algumas dermatites. Já o cabelo tem tendência a desenvolver caspa. Aconselha-se então que o faça 1 ou 2 vezes por semana, e não mais de 10 minutos.

Apesar de não ser a temperatura ideal para tomar banho, uma das vantagens da água a esta temperatura no corpo é o alívio de dores musculares, uma vez que é estimulada a vasodilatação, permitindo ao músculo relaxar. Com a circulação ativa, vai chegar mais oxigénio aos músculos, facilitando o alívio de dores e tensões acumuladas.

Também traz vantagens a nível nasal, já que o ar quente e húmido destes banhos ajuda a abrir as cavidades nasais, sendo muito útil em casos de constipações com nariz entupido, rinites ou sinusites.

O facto de estimular a abertura de poros, vai ajudar na limpeza profunda da pele uma vez que a eliminação de células mortas é mais intensa.

Também o stress diminui, já que um bom banho bem quente ajuda na parte emocional, auxiliando na diminuição da ansiedade.

Trate da sua pele


As Clínicas BodyScience, espalhadas por todo o país, são especialistas em medicina estética e uma referência na área de beleza, saúde e bem-estar.

Com as mais inovadoras soluções e tecnologias mais avançadas no campo da estética, a BodyScience oferece opções eficazes e seguras, sempre apoiadas por uma equipa de profissionais de excelência.

Se a preocupação com a saúde e bem-estar da sua pele é real, saiba que apenas precisa de escolher a clínica mais perto de si e marcar uma consulta de avaliação gratuita.

 

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].