Tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso

As tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso permitem um ganho de autonomia e, consequentemente, de autoconfiança. Saiba mais aqui.

Tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso
Saiba como proporcionar mais autonomia ao idoso

Manter a qualidade de vida de uma forma autónoma e segura é possível com recurso aos utensílios e tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso.

Desde sistemas de alarme e segurança, ajudas para vestir ou aumentar a mobilidade, melhorar problemas de posicionamento, visão ou audição, até jogos para treino de motricidade fina e produtos terapêuticos, são já várias as soluções existentes no mercado que facilitarão o dia-a-dia da população sénior.

Um dos ativos mais evidentes desta era tecnológica está relacionado às tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso, que assumem, assim, uma importância muito significativa para uma maior qualidade de vida e segurança.

Os índices demográficos dos Censos de 2011 em Portugal apontam para um envelhecimento rápido da população portuguesa: a percentagem de jovens recuou para 15% e a de idosos cresceu para 19%.

No que toca à população dos grupos etários, os grupos entre os 30 e os 69 anos cresceram 9% e, para idades superiores a 69 anos, o crescimento foi da ordem dos 26%.

11 Tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso


talheres adaptáveis em tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso

1. Dispositivos ativados por controlo de voz

O controlo por voz é considerado por alguns autores como a forma mais intuitiva e natural para interagir com dispositivos móveis atuais, sendo um recurso de baixo custo dado que a maioria dos dispositivos atuais já possui.

Permitem uma utilização mãos livres e não exigem linha de visão, sendo desta forma independentes de limitações motoras ou de habilidades específicas dos utilizadores.

2. Andador inteligente

Graças à integração das diferentes tecnologias, este andador inteligente permite às pessoas de terceira idade uma maior autonomia durante o movimento, já que o equipamento alerta para possíveis situações perigosas como obstáculos ou congestionamento de pessoas.

O protótipo também inclui uma câmara que analisa as feições da pessoa idosa para determinar seu estado de ânimo e caso sejam detetados sinais de tristeza ou cansaço, poderá ser acionado um pedido de ajuda.

3. Personal trainer robot para idosos

Este é um projeto que está a ser implementado pelo Instituto de Sistemas e Robótica, do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

O objetivo é criar um robot que assuma o papel de personal trainer, de modo a motivar os idosos para a prática de exercício físico e ajudar pacientes com necessidades de reabilitação.

Nesse sentido, o robô deverá tornar-se um assistente pessoal, ensinando exercícios físicos e promovendo atividades de fisioterapia.

4. Talheres adaptados

Utilizar utensílios anatomicamente adaptados pode facilitar a hora da refeição de idosos com problemas de mobilidade. E no mercado já existem utensílios com inclinações e alças que facilitam o seu manuseio, tornando a hora da refeição mais prazerosa e saudável.

5. Bengala luminosa

É um projeto recente, desenvolvido por uma empresa brasileira, que auxilia idosos e pessoas com mobilidade reduzida a movimentar-se em ambientes com pouca ou nenhuma luminosidade.

A bengala pesa um pouco mais de meio quilo e mede, aproximadamente, 80 cm. A luminária é alimentada por pilhas e pode ser acionada por meio de um botão na parte superior.

6. Elevadores de escadas

Os elevadores de escadas são uma boa solução para que pessoas com mobilidade reduzida possam subir as escadas, em segurança e com o maior conforto desejado, principalmente dentro da sua área de conforto: em casa.

As soluções existentes no mercado já possibilitam a instalação em escadas retas ou curvas com patamares e em ambientes interiores ou exteriores.

7. Plataformas elevatórias

As plataformas elevatórias são equipamentos de mobilidade que podem ser instalados em escadas retas ou curvas, interiores ou exteriores e não necessitam de caixa de movimentação, como acontece com os tradicionais elevadores: a plataforma dobra ficando o espaço livre e não obstruindo a passagem, permitindo que outras pessoas utilizem as escadas normalmente.

O design moderno e inovador permite o enquadramento discreto com a decoração e proporciona uma utilização multiusos, podendo transportar pessoas (em pé, sentadas num banco reclinável, carrinho de bebé ou em cadeira de rodas) e cargas até 250kg, em média.

8. Scooters de mobilidade

As scooters de mobilidade são a solução ideal para pessoas com mobilidade reduzida que desejam manter uma vida ativa e livre.

Pode facilmente deslocar-se para onde quiser e quando quiser sem depender de terceiros para o fazer, recuperando totalmente a sua liberdade e independência.

9. Poltronas elevatórias

As poltronas elevatórias são uma excelente opção para pessoas que sentem dificuldades ao sentarem-se e ao levantarem-se.

Esta é uma das mais reconhecidas tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso, possuindo ainda uma vertente relaxante: as poltronas poderão estar equipadas com um sistema de massagem, permitindo que usufrua de um relaxamento diário – ideal para aliviar as dores, diminuir o stress e ansiedade e melhorar a circulação sanguínea.

10. Banheira com porta e assento incorporado

Esta é uma boa solução para facilitar o acesso ao banho. Para muitas pessoas, levantar as pernas para entrar numa banheira convencional é um gesto doloroso, podendo mesmo levar a quedas e provocar lesões indesejadas.

Com este tipo de equipamentos, o acesso é feito por intermédio da porta e com apoio nos laterais altos do banho. O assento integrado resulta numa posição segura e confortável, que permite facilmente aceder aos pés e pernas, promovendo a higiene completa do corpo.

A altura das paredes da banheira permitem que o utilizador mantenha o corpo apoiado e, como tal, novamente capaz de tomar um banho sem necessidade de ser assistido por terceiros.

11. Elevador de banho

Os elevadores de banho são uma solução adaptada à sua banheira já existente: basta fixar a banda amovível nos suportes, sentar-se, e descer ou levantar confortavelmente da banheira.

Este equipamento faz todo o esforço por si e em total segurança.

As tecnologias para aumentar a mobilidade do idoso fazem a diferença do dia a dia de quem as usa. E apesar de poderem ser um pouco dispendiosas são a garantia da devolução de qualidade de vida.

Veja também: