Alimentos e pequenos snacks para quem trabalha de noite

Passar muito tempo sem comer pode causar compulsão alimentar. Por isso, para quem trabalha de noite, a ingestão de snacks saudáveis é fundamental.

Alimentos e pequenos snacks para quem trabalha de noite
Não se esqueça destes alimentos.

Trabalha em horário noturno? Então este artigo pode ser para si, pois vamos sugerir vários snacks para quem trabalha de noite.

Trabalhar durante este horário pode ter consequências graves para o organismo, visto que a pessoa tende a aumentar a ingestão energética, de açúcar e de gordura. Além disso, geralmente são pessoas que possuem uma maior probabilidade de alterações de apetite, aumento do peso corporal, fadiga e problemas gastrointestinais.

Quando comparados com a população em geral, as pessoas que trabalham de noite ou por turnos têm uma maior tendência para desenvolver patologias como obesidade, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, problemas digestivos e deficiência em vitamina D (pela baixa exposição solar).

4 Snacks para quem trabalha de noite que não devem faltar na marmita


1. Frutos secos

frutos secos variados

A maioria dos frutos secos contém triptofano, vitamina E e magnésio, que naturalmente dão energia. Também são uma boa fonte de gorduras polinsaturadas que vão ajudar a manter a mente alerta.

Os trabalhadores noturnos devem considerar levar sempre frutos secos como, nozes, amêndoas, noz de macadâmia, noz pecan e avelãs, pois contêm grandes quantidades de fibra, proteína, gorduras saudáveis ​​e vitaminas do complexo B.

A quantidade adequada de frutos secos é cerca de 30 gramas por dia.

2. Iogurte

iogurte

Além de conter probióticos que podem ajudar a promover uma boa digestão, o iogurte também contém aminoácidos que podem aliviar a fadiga.

Os iogurtes sem gordura ou com baixo teor de gorduras podem dar mais proteína do que os iogurtes normais. Escolher os iogurtes sem açúcar é ainda melhor, pois são mais saudáveis.

3. Queijo

tosta com queijo

Queijo contém tiramina, um aminoácido derivado da tirosina, que estimula o cérebro a produzir certas substâncias químicas que mantém o estado de alerta e energia.

Facilmente se consome queijo em tostas integrais ou em fatias de pão de cereais, se assim preferir. Deve optar por queijos com menos teor de gordura, para ser mais saudável. O queijo quark e o queijo cottage são também boas opções.

4. Chocolate negro

chocolate negro

Além da cafeína, o chocolate negro também contém tirosina que é convertida em dopamina quando consumida. A dopamina é um estimulante que pode causar aumento dos níveis de energia e estado de alerta.

Um ou dois quadradinhos de chocolate negro durante a noite podem ajudar a ter uma noite de trabalho mais produtiva.

5. Infusão de ginseng

Infusao de ginseng

Embora o chá de ervas seja conhecido por ajudar a ter uma boa noite de sono, com o ginseng a história é diferente. O chá com infusão de ginseng atua como estimulante, dando energia suficiente para se sobreviver ao turno da noite.

Pode preparar o chá com recurso a água a ferver e cinco fatias finas de ginseng. Há também extratos de ginseng disponíveis na maioria dos híper e supermercados.

6. Frutas

fruta variada

Frutas como maçãs e bananas contêm vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, frutose e fibras. Os açúcares naturais que as frutas contêm, são conhecidos por ajudar a impulsionar a energia, especialmente quando é precisa.

Pode optar por frutas fáceis de comer como maçãs, uvas, bananas e pêras, ou então, pode sempre optar por fatiar e embalar as frutas frescas, como melancia ou melão, ou a laranja e abacate, que devem ser descascadas na hora.

Outras dicas importantes para quem trabalha durante a noite


marmita de casa

Para além dos snacks, existem outras ações que pode tomar para que se consiga manter bem durante o seu período de trabalho noturno:

  • Fazer uma refeição principal antes de iniciar o turno: durante o período de trabalho deve-se comer pequenos snacks.
  • Evitar grandes refeições durante a noite: podem causar dificuldade na digestão e aumentar a sensação de sono e fadiga.
  • Levar os snacks de casa: evitar o uso das máquinas de venda automática. A maioria dos produtos presentes são ricos em gordura saturada, sal e açúcares, pouco interessantes do ponto de vista nutricional.
  • Procurar fazer as refeições num ambiente relaxado e procurar comer devagar.
  • Manter uma boa hidratação: uma hidratação adequada ajuda a manter um estado de alerta mais prolongado e a reduzir a fadiga, melhorando a concentração.
  • Moderar o consumo de cafeína: o café, o chá, as bebidas energéticas e outras bebidas com cafeína podem ajudar a manter-se acordado. No entanto, podem também afetar o sono e promover a desidratação.

Veja também: