Snacks frescos, fáceis e apetitosos para os dias de calor

Se está à procura de snacks frescos, rápidos de preparar e leves para saborear, vai gostar de conhecer estas sugestões que temos para si neste artigo.

Snacks frescos, fáceis e apetitosos para os dias de calor
Para levar à praia ou fazer em casa em qualquer dia da semana.

Fazer refeições intermédias é uma boa forma de manter-se saciado e nutrido e, optar por snacks frescos em especial no verão, é sempre uma boa ideia.

Os melhores amigos do cardápio para saciar a fome e a gula são as frutas, a aveia, o iogurte, as oleaginosas, sementes e outros ingredientes que vai poder ver nas receitas a seguir. Depois de ver como são práticas, vai querer fazer uma em cada dia da semana. São ideias que saciam de forma saudável e lhe proporcionam o bem-estar que deseja para sentir-se leve e feliz com seu corpo.

5 Receitas de snacks frescos


1. Pudim de chia com frutas

Snacks frescos e Pudim de chia com frutas

O pudim de chia já se tornou um clássico da cozinha saudável. Está entre os snacks frescos favoritos por ser prático, saudável e saboroso.

– Ingredientes –

– Modo de preparação –

  1. Numa taça, junte as sementes de chia e o leite e misture. Deixe repousar.
  2. Enquanto isso, descasque e parta o kiwi em cubinhos pequeninos, e a pera em pedaços. A pera deve ser imersa em água com umas gotas de sumo de limão para retardar a oxidação.
  3. Mexa ocasionalmente a mistura de sementes de chia e leite vegetal, com um garfo, ou varas de arame.
  4. Quando a mistura de chia e leite estiver espessa, mais ou menos 20-30 minutos desde a junção dos dois, triture as peras em puré e junte ao preparado.
  5. Distribua o preparado por tacinhas ou frascos, alternando com o kiwi aos cubinhos. Leve durante alguns minutos ao frigorífico antes de servir para que fique mesmo fresco.

2. Gelado de abacate

Gelado de abacate

Os gelados também podem ser snacks frescos quando feitos com ingredientes saudáveis, como o abacate e a banana. Esta é a proposta da receita a seguir, perfeita para saborear ao meio da tarde num dia de muito calor.

– Ingredientes –

– Modo de preparação –

  1. Na noite anterior, corte a banana e o abacate em bocados bem pequenos e congele-os.
  2. No dia seguinte separe os ingredientes congelados (basta bater com o saco dos congelados no balcão da cozinha).
  3. De seguida, coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e pulse até estarem reduzidos e transformados em gelado.
  4. Pare de pulsar de vez em quando para não esforçar o motor do processador e também para limpar com uma espátula a mistura que se vai agarrando às laterais. Depois é só servir.

3. Gelatina cremosa

Gelatina cremosa

A gelatina comum já é um dos snacks frescos, mais fáceis de preparar. Mas pode incluir iogurte ou queijo quark à receita para que fique ainda mais saborosa e continue saudável.

– Ingredientes –

  • 2 pacotes de gelatina light
  • 500 g de queijo quark ou iogurte grego ligeiro
  • 600 ml de água (200 ml a ferver e 400 ml fria)

– Modo de preparação –

  1. Comece por dissolver a gelatina em 200 ml de água a ferver. Misture bem e junte 400 ml de água fria.
  2. Junte o iogurte grego ou queijo quark e misture muito bem. Leve ao frio até solidificar e pode saborear.

4. Wraps de frango com húmus e abacate

Wraps de frango com humus e abacate

Mais saciável do que a gelatina cremosa, esta receita de wraps é fácil de preparar e ideal para quando está a sentir mais fome. Utilize o frango que sobrou da refeição anterior e deixe os ingredientes no frigorífico para ter wraps frescos.

– Ingredientes –

  • 4 wraps ou tortilhas
  • 4 colheres de sopa de húmus de pimento vermelho assado
  • 4 folhas de alface
  • 4 fatias de queijo
  • 1/4 de frango assado de churrasco desfiado
  • 1 abacate
  • Sumo de limão q.b.

– Modo de preparação –

  1. Descasque e corte o abacate em fatias. Regue com o sumo de limão.
  2. Barre a superfície de cada um dos wraps com húmus.
  3. De seguida coloque uma folha de alface, uma fatia de queijo, frango desfiado e 3 a 4 fatias de abacate por wrap. Enrole os wraps e sirva.

5. Barras de cereais caseiras

Barras de cereais caseiras

Quando vir como é fácil preparar barras de cereais em casa, não vai mais as que costuma comprar. Para que sejam snacks frescos, coloque-as no frio antes de as saborear. A receita rende 12 barrinhas saudáveis.

– Ingredientes –

– Modo de preparação –

  1. Comece por torrar as amêndoas numa pequena frigideira e sem qualquer gordura adicionada. Depois pique-as grosseiramente.
  2. Aqueça bem o mel numa frigideira. Junte todos os outros ingredientes ao mel e misture bem.
  3. Coloque o preparado num tabuleiro pequeno ou numa travessa forrada com papel vegetal. Coloque também papel vegetal em cima e prense bem.
  4. Leve ao frigorífico algumas horas para endurecer. Corte em partes iguais e embrulhe em papel vegetal ou papel de alumínio. Guarde no frigorífico para manter as barrinhas sólidas e frescas.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Rebento, Clube Fitness, Poupadinhos e com Vales, Cinco Quartos de Laranja e O mu tempero respetivamente.

Veja também: