Smoothies saciantes: que alimentos escolher?

Para conseguir fazer smoothies saciantes, necessita de saber quais são os melhores alimentos que o devem compor. Estas bebidas são uma excelente forma de obter nutrientes e energia. São muito versáteis e uma alternativa saudável para consumir alimentos que nem sempre fazem parte da alimentação, como é o caso das frutas.

Smoothies saciantes: que alimentos escolher?
Escolha acertadamente para um smoothie delicioso.

De consistência cremosa, frescos e repletos de sabor, os smoothies saciantes são bebidas que o vão deixar sem fome durante mais tempo.

Podem ser preparados com leite ou bebidas vegetais e também com água e gelo, os smoothies são exemplo de uma bebida muito versátil dependendo dos alimentos escolhidos.

A preparação caseira destes smoothies é uma mais-valia, pois dessa forma pode-se introduzir alimentos que vão promover a saciedade, ao passo que fornecem energia, vitaminas e minerais ao organismo.

Que alimentos deve colocar nos smoothies saciantes?


Para aproveitar ao máximo os benefícios dos smoothies, a escolha dos ingredientes é fundamental.

Nesta lista, deixamos alguns alimentos que vão ajudar a promover a saciedade sem comprometer o seu valor nutricional.

1. Aveia

smoothies saciantes e flocos de aveia naturais

A aveia é uma fonte de hidratos de carbono complexos, por isso fornece energia de forma lenta.

A aveia contém aminoácidos importantes para a regeneração de tecidos, e também fornece vitaminas e minerais importantes para a nossa saúde e bem-estar.

Se adicionar aveia aos seus smoothies saciantes, lembre-se que o vai engrossar e por isso pode requerer mais liquido (leite, iogurte ou água).

2. Hortícolas

horticolas variadas

Os legumes são uma fonte perfeita de fibras, vitaminas e minerais essenciais, mas também são escassos na alimentação de muitas pessoas.

Uma vez que são alimentos que promovem a saciedade e são muito nutritivos, podem ser implementados nos smoothies e dessa forma podem estar mais presentes no dia-a-dia de quem não tem por hábito ingeri-los.

Os espinafres, a alface e o pepino, por exemplo, são alguns dos alimentos que deve incluir na sua dieta diária e que podem facilmente ser utilizados em smoothies. O sabor suave destes ingredientes não afetará o sabor do seu batido e, por isso, pode utilizá-los sem medo.

Outras excelentes alternativas para estas bebidas são a cenoura e a beterraba.

4. Frutas

frutos vermelhos variados

Da mesma forma que os hortícolas, as frutas devem fazer parte de uma alimentação saudável, mas nem sempre isso acontece.

Os smoothies são uma boa forma de implementar estes alimentos na sua alimentação, e com isso beneficia de todas as suas vitaminas, minerais e fibras que promovem a saciedade e o bem-estar.

Maçãs, frutos vermelhos, kiwi, banana e também o abacate são exemplos de frutas que podem ser inseridas nestas bebidas que lhe vão trazer uma energia extra para o seu dia.

4. Sementes

colher de madeira com sementes de chia

Independentemente do seu tamanho, as sementes estão carregadas de nutrientes, mas poucos sabem como incorporá-las na dieta de maneira simples e rápida.

A partir de agora, fique a saber que os smoothies são uma ótima maneira de utilizar as sementes na alimentação.

Por serem ricas em fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, são superalimentos e ainda são muito saciantes.

Algumas das sementes que pode utilizar são as sementes de chia, a linhaça e as sementes de sésamo.

5. Frutos secos

frutos secos sem casca

Os frutos secos como as nozes, as amêndoas, os cajus e as avelãs são importantes na dieta devido a todas as suas propriedades nutricionais.

Todos os frutos secos são diferentes, com combinações particulares de vitaminas e minerais, mas todos contêm, fibras, gorduras saudáveis e proteínas.

Estes alimentos ajudam a promover a saciedade, mas é preciso ter algum cuidado no seu consumo. Apesar de todos os seus benefícios, são bastante calóricos e se ingeridos em excesso podem comprometer a dieta.

Receitas de smoothies para experimentar


1. Smoothie de aveia, frutos vermelhos e nozes

Ingredientes –

  • 1 copo leite de amêndoa
  • 1/3 copo sumo de laranja fresco
  • 1 banana congelada
  • 2 copos de frutos vermelhos congeladas
  • 2 copos de espinafres crus
  • Sementes chia (a gosto)
  • ½ copo de aveia
  • ½ copo de iogurte grego
  • 5 nozes
  • Cubos de gelo (opcional)

– Modo de preparação –

  1. Colocar todos os ingredientes num liquidificador, exceto as nozes, e bater até obter uma textura cremosa e homogénea.
  2. Servir num copo e colocar as nozes no topo.

2. Smoothie de cenoura e maçã

Smoothie de cenoura e maca

– Ingredientes –

  • 1 maçã
  • 1 cenoura
  • 1 folha de alface
  • 1 colher de sopa de sementes chia
  • 1 copo de leite ou bebida vegetal
  • Hortelã a gosto

– Modo de preparação –

  1. Colocar todos os ingredientes num liquidificador, exceto a hortelã e bater até obter uma textura cremosa e homogénea. Se necessário, adicionais mais bebida.
  2. Servir num copo e colocar a hortelã no topo.

Bom apetite e delicie-se com estes smoothies saciantes!

Veja também: