13 Sintomas de fibromialgia a que deve estar atento

Os sintomas de fibromialgia são diversos e variáveis de pessoa para pessoa. Conhecer as suas características ajuda a assumir um papel ativo na sua gestão.

13 Sintomas de fibromialgia a que deve estar atento
A fibromialgia é ainda uma doença difícil de diagnosticar.

Os sintomas de fibromialgia afetam cada pessoa de uma forma diferente. No entanto, e pela controvérsia que a fibromialgia tem despertado ao longo dos anos, é importante perceber que não existe qualquer tipo de deformação, seja a nível das articulações, músculos ou órgãos internos.

Esta doença não pode ser resolvida através de intervenções cirúrgicas e não retira dias de vida. Porém, a fibromialgia pode originar muita dor e incapacidade, comprometendo de uma forma intensa a qualidade de vida.

Assim, ao conhecer as características dos sintomas de fibromialgia poderá assumir um papel ativo na gestão da doença e controlar melhor os seus efeitos.

As causas da fibromialgia não se encontram ainda explicadas, mas acredita-se que resulta de uma alteração na forma como o cérebro e a medula espinal lidam com as informações relativas à dor.

Sintomas de fibromialgia


Uma vez que não existem exames laboratoriais ou de imagem que comprovem a existência da fibromialgia, o médico irá perguntar sobre os sintomas para poder decidir acerca deste diagnóstico.


Os sintomas de fibromialgia geralmente começam após um trauma físico, cirurgia, infeção ou stress psicológico significativo. No entanto, podem aumentar gradualmente ao longo do tempo sem um único evento desencadeante.

Dor e pontos dolorosos

sintomas de fibromialgia e pontos dolorosos

Normalmente este é o sintoma que leva as pessoas a procurarem o médico, pois a dor é sentida por todo o corpo.

A dor pode ser caracterizada como profunda, afiada, maçadora, latejante ou ardente. É sentida sobretudo como sendo proveniente dos músculos, tendões e ligamentos em torno das articulações.

Também é normal existirem pontos dolorosos, pontos específicos que despoletam dor quando pressionados com um dedo.

Sensibilidade aumentada

dor no joelho

É comum as pessoas com fibromialgia apresentarem uma sensibilidade extrema à dor, havendo casos em que até o menor toque é doloroso. Quando a pessoa com fibromialgia se magoa, a dor também poderá persistir por mais tempo que o normal.

Fumo, certos alimentos e luzes muito brilhantes também são fatores com o poder de despertar uma resposta anormal.

Fadiga

mulher cansada

A fadiga é outro sintoma muito comum de fibromialgia e varia entre uma intensidade leve, moderada ou extrema (semelhante à fadiga sentida durante uma gripe). Muitas vezes ela surge mesmo após uma boa noite de repouso.

Rigidez

rigidez muscular

A maioria das pessoas com fibromialgia sente um determinado grau de rigidez, sobretudo pela manhã. Ela pode intensificar-se após longos períodos na mesma posição.

Geralmente prolonga-se por mais de 15 a 20 minutos por dia, podendo mesmo manifestar-se durante todo o dia.

Depressão e alterações do humor

depressao

Cerca de metade das pessoas diagnosticadas com fibromialgia apresentam também depressão ou transtorno de ansiedade. Lidar com a fadiga e a dor constante coloca as pessoas sob um grande stress.

Pessoas com fibromialgia também poderão experienciar dificuldades em lembrar-se e aprender coisas novas, manter a atenção, a concentração e um discurso fluído. Estes fatores contribuirão igualmente para intensificar o estado depressivo em que estas pessoas por vezes se encontram.

Alterações no sono

homem com insonias

O sono das pessoas com fibromialgia é leve e facilmente perturbado. De manhã as pessoas irão sentir-se mais exaustas, o que contribui para o aumento da fadiga.

Testes realizados em laboratórios de sono mostraram que as pessoas com fibromialgia são constantemente interrompidas por picos de atividade cerebral, como se estivessem acordadas. Estas interrupções limitam o tempo que passa em sono profundo, fase que permite ao corpo restabelecer-se. Consequentemente, estas pessoas irão sentir-se muito mais exaustas pela manhã, como se não tivessem dormido.

Outros sintomas possíveis

mulher com dor de cabeca

Outros sintomas que as pessoas com fibromialgia às vezes experienciam incluem:

 

Considerações finais


Os sintomas de fibromialgia não colocam a vida da pessoa em risco, mas a qualidade de vida fica claramente afetada.

Na presença destes sintomas a pessoa com fibromialgia tem tendência a ceder à inatividade e ao isolamento, mas é fundamental reconhecer que a inatividade e o isolamento só irão contribuir para a espiral de intensificação dos sintomas. Assim sendo, é fundamental manter-se ativo e seguir adequadamente o plano de tratamento.

Veja também:

Fisioterapeuta Ana Vicente Fisioterapeuta Ana Vicente

Ana Vicente é fisioterapeuta, instrutora de pilates clínico e pós graduada em terapia assistida por animais no papel. Na realidade é apaixonada por pessoas, animais, palavras e pelas maravilhas da natureza. Motivada a deixar uma marca positiva no seu mundo e no dos outros, compromete-se a contribuir para o conhecimento e bem-estar das pessoas.

Cofidis