Saiba identificar quais são os sintomas da retenção de líquidos e como eliminá-los!

Facilmente confundimos retenção de líquidos com gordura, pelo que, devemos saber diferenciar os sintomas da retenção de líquidos, do excesso de gordura.

Powered by: BodyScience
Saiba identificar quais são os sintomas da retenção de líquidos e como eliminá-los!
Perca logo alguns quilos ao eliminar a retenção de líquidos.

Muitas mulheres fazem retenção de líquidos e nem se apercebem, acabando por não tratar o problema, podendo aumentar aproximadamente 2,5 kg sem nenhuma alteração no seu dia-a-dia, sendo importante saber identificar quais são os sintomas da retenção de líquidos.

O nosso corpo é constituído por cerca de 60% de água e está preparado para se manter num estado de homeostasia ou equilíbrio hidro-eletrolítico.

No entanto, quando ocorrem desequilíbrios, uma das formas de manifestação é através da retenção de líquidos, ou edema (inchaço), ou seja, é quando o corpo fica inchado devido à presença de excesso de água entre as células do corpo.

Isto acontece quando o sangue chega às pernas mas tem dificuldade em retornar para o coração, sendo o resultado uma grande saída de líquido vindo do sangue para o meio intersticial, que é o espaço entre as células, gerando o edema.

Causas da retenção de líquidos


sintomas da retencao de liquidos e gravidez

Pode começar a sentir sintomas da retenção de líquidos devido a:

  • Ingestão insuficiente de água ou líquidos claros como o chá;
  • Hereditariedade;
  • Falta de exercício físico;
  • Ficar muito tempo parado/estagnado na mesma posição, sentado ou de pé;
  • Ingerir em excesso alimentos ricos em sal e sódio, ou devido a certas doenças (como por exemplo, problemas cardíacos, cirrose hepática, entre outros);
  • Carência de nutrientes como vitaminas e sais minerais (como magnésio e potássio), que contribuem para a regulação dos fluidos;
  • Gravidez;
  • Período pré-menstrual;
  • Menopausa;
  • Uso de determinados medicamentos;
  • Uso de roupa muito apertada;
  • Stress;
  • Ansiedade;
  • Consumo de tabaco;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Obesidade.

 

Sintomas da retenção de líquidos


inchaco e edema

Inchaço ou edema e estiramento da pele, que pode estar mais localizado no rosto, a nível abdominal ou nos membros inferiores, principalmente ao final do dia, costumam ser os sintomas mais frequentes.

Para ter certeza de que no seu caso é edema e não gordura acumulada, basta apertar a região e, caso se forme uma depressão na região é porque existe líquido acumulado (sinal de godet positivo).

Também podem ser sentidos sintomas como: sensação de pernas pesadas, desconforto, cãibras, diminuição da produção de urina e um aumento de peso até 2,5 quilogramas.

Tratamento dos sintomas da retenção de líquidos


exercicio fisico

Normalmente a retenção hídrica não é grave, mas pode ser necessária a toma de medicação caso seja causada por doenças renais ou cardíacas, por exemplo.

Ter hábitos de vida saudáveis torna-se essencial para poder combater a retenção de líquidos, ou seja, nas situações mais simples, ingerir mais água, chás diuréticos, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios pode ser o suficiente.

Veja algumas estratégias para reduzir os sintomas da retenção de líquidos:

  1. Ingira chás com efeito diurético, como por exemplo:
    1. Cavalinha;
    2. Hibisco;
    3. Canela com gengibre;
    4. Verde;
    5. Entre outros.
      Quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir e,  como consequência, são libertadas toxinas e o excesso de líquidos do corpo.
  2. Faça exercício físico, pois a contração dos grandes grupos musculares como braços, pernas e glúteos força o excesso de líquidos a ser eliminado através da urina.
  3. Tenha os seguintes cuidados alimentares:
    1. Beba água, cerca de 2 litros por dia, ou chá;
    2. Substitua o sal para preparar ou temperar os alimentos por ervas aromáticas, como coentros, salsa ou óregãos;
    3. Consuma alimentos diuréticos (por exemplo, a melancia ou pepino);
    4. Evite alimentos em conserva ou enlatados.
  4. Evite ficar muito tempo de pé, sentado ou com pernas cruzadas e opte por colocar as pernas elevadas (com almofadas ou contra uma parede) ao final do dia, no mínimo durante 5 minutos;
  5. Utilize medicamentos diuréticos, no caso de o seu médico os ter prescrito, como por exemplo, a Furosemida, Hidroclorotiazida ou Aldactone;
  6. Opte por realizar tratamentos estéticos adequados:

Esses tratamentos podem ser realizados em clínicas estéticas especializadas, como as Clínicas BodyScience, com sessões que variam, dependendo da necessidade de cada pessoa.

Aqui encontra uma ampla variedade de procedimentos corporais e faciais, uma equipa profissional de excelência e o conhecimento de anos de experiência.

>> Marque já a sua primeira consulta de avaliação gratuita.

Esta clínica apresenta 3 tratamentos indicados para a redução ou eliminação dos sintomas da retenção de líquidos, sendo eles:

1. Endermologia LPG

Endermologia LPG

Este tratamento consiste numa massagem mecânica de ação profunda, totalmente indolor e não invasiva, que desencadeia um processo de drenagem das sobrecargas adiposas, tonificando e reafirmando os tecidos.

A endermologia LPG estimula o sistema vascular e a circulação sanguínea e linfática e como resultado:

  • Promove a eliminação de líquidos, resíduos e toxinas;
  • Tonifica e reafirma os tecidos;
  • Alivia dores e sensação de peso nas pernas;
  • Trata a retenção de líquidos;
  • Oferece uma sensação relaxante corporal;
  • Proporciona bem-estar.

2. Pressoterapia

pressoterapia

A pressoterapia incorpora 3 processos distintos num só tratamento: aplica terapias de infravermelhos tratando a gordura localizada, aplica pressoterapia para drenagem linfática e aplica uma eletroestimulação de baixa frequência que ajuda a remodelar o corpo e a adelgaçar a silhueta.

Através de uma compressão mecânica, controlada a partir de um computador, move o fluxo venoso e linfático de forma progressiva, logo, melhora o sistema circulatório e o sistema linfático. Resultado:

  • Aumenta a oxigenação do corpo;
  • Desintoxica o organismo;
  • Promove a eliminação de líquidos, resíduos e toxinas;
  • Alivia dores e sensação de peso nas pernas;
  • Trata a retenção de líquidos.

3. Bodywave

bodywave

Bodywave é um tratamento que funciona através de energia vibro-magnética, que permite tratamentos localizados sequenciais, ajudando a tratar a retenção de líquidos, a circulação sanguínea, combatendo a celulite e regenerando a pele em profundidade.

Para ajudar a conquistar o corpo que deseja as Clínicas BodyScience oferecem-lhe a primeira consulta de avaliação gratuita, sem qualquer compromisso.

Veja também: