4 Sinais que indicam que a sua relação não vai funcionar

Vários casais procuram ajuda especializada para resolver os problemas que identificam na relação a dois. Com atenção e reflexão pode descobrir se está perante a pessoa que quer ter na sua vida ou se está a perder o seu tempo. Quer saber quais são sinais que indicam que a sua relação não vai funcionar? Então leia este artigo.

4 Sinais que indicam que a sua relação não vai funcionar
Aprenda a cortar os laços e a dizer adeus.

Os relacionamentos amorosos exigem um grande investimento de tempo e energia emocional. Se investiu muito num relacionamento pode sentir dificuldades na hora de o abandonar e aceitar que chegou a altura de dizer adeus, mas é importante saber identificar os sinais que indicam que a sua relação não vai funcionar.

As razões que levam a que seja tão difícil terminar um relacionamento são várias: preocupação com o impacto que pode ter nas crianças; duvidar se o investimento na relação e o esforço foram suficientes para resolver os problemas da relação; medo de ficar sozinho.

Por vezes, os relacionamentos deterioram-se de tal forma e os danos causados são tantos que já nada os pode salvar. Saber quando dizer adeus é a chave para ser capaz de reduzir as perdas, manter a saúde mental e bem-estar, e avançar em direção a um melhor relacionamento no futuro.

4 sinais que indicam que a sua relação não vai funcionar


sinais que indicam que a sua relacao nao vai funcionar

Aqui vai encontrar alguns sinais que indicam que a sua relação não vai funcionar. São importantes sinais de alerta e, se algum deles estiver presente, talvez tenha chegado a hora de refletir sobre a (não) continuidade do seu relacionamento:

1. Quando já não existe bondade entre o casal

Apimente a sua relação!
Dê o boost que precisa à sua relação com o estimulante sexual certo. Encontre aqui!

Embora a química e os valores partilhados entre um casal sejam muito importantes, no final das contas, os relacionamentos sólidos são construídos tendo como base a bondade que existe entre duas pessoas. A bondade e a boa vontade em relação ao outro são o que mantém os casais juntos.

Ter bondade é estar do lado do parceiro mesmo quando este erra, é ajudar a superar as falhas e os erros, é tolerar os hábitos mais irritantes, é apoiar, admirar, respeitar, comprometer-se e dedicar-se ao parceiro.

A bondade não desaparece da noite para o dia, vai-se desgastando ao longo do tempo de duração do relacionamento. Sinais de alerta que podem indicar que a bondade entre o casal está a diminuir incluem: irritabilidade constante; distância; falta de respeito de qualquer tipo.

2. Quando já não existe respeito entre o casal

Respeito é um dos aspetos mais importantes de qualquer relacionamento. A forma como alguém nos trata revela o caráter dessa pessoa e mostra quais os seus reais sentimentos para connosco.

O desrespeito pode surgir de diferentes formas e mesmo ofensas aparentemente mais pequenas importam. Comportamentos como insultos ou mentiras são já sinais de desrespeito de grande gravidade e revelam falta de preocupação para com o outro. Quem desrespeita a este nível não demonstra preocupação com o que a pessoa amada sente.

Algumas pessoas, por se encontrarem mais vulneráveis, mostram dificuldade em identificar se determinado comportamento do parceiro é desrespeitoso. Se este é o seu caso, reflita acerca de como se sente perante esse comportamento e se o seu parceiro faz algum esforço para alterar esse comportamento.

3. Quando um dos elementos do casal dá muito mais do que aquilo que recebe

Na maioria das relações saudáveis, o fluxo de energia entre duas pessoas é, geralmente, bastante semelhante. Dar e receber deve permitir que ambos se sintam completos, realizados e felizes na relação a dois.

Quando um relacionamento começa a deteriorar-se é comum que um dos elementos do casal sinta que está a fazer sozinho todo o esforço para que o relacionamento se mantenha e prospere. Experimente dar um passo atrás e ver a reação do seu parceiro. Conversem sobre esta desigualdade que sente.

4. Quando tudo gira à volta da outra pessoa

Todas as relações são diferentes mas, de forma geral, ambos os elementos do casal devem sentir que há espaço para crescer, desenvolver e sentir que os seus sonhos e aspirações individuais são importantes.

Relações desequilibradas a este nível tendem a girar apenas em torno de um dos elementos do casal. A pessoa em torno da qual o relacionamento gira, habitualmente está satisfeita, enquanto o outro elemento do casal se sente ressentido e usado.

Se sente que todo o seu relacionamento gira à volta da outra pessoa, tente criar algum espaço para si mesmo e ver as suas necessidades pessoais satisfeitas. Se a pessoa que ama não for sensível às suas necessidades e ficar incomodada com esta situação talvez seja altura de refletir sobre o futuro da relação.

Em suma…


Dizer adeus nunca é fácil, mas manter o seu amor-próprio e a sua dignidade é a chave para o seu bem-estar. Conhecer quais são os sinais que indicam que a sua relação não vai funcionar é importante, dado que, às vezes, desistir de uma relação é a melhor coisa que pode fazer por si mesmo.

Quanto mais cuidar de si e se valorizar mais provável é que tenha, no futuro, um relacionamento feliz, saudável e satisfatório. É apenas uma questão de tempo.

A sua relação já não é o que era? Escolha aqui o estimulante sexual à sua medida e sinta a diferença!

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!