12 Sinais de que o seu cão está doente: esteja atento!

Assim como os humanos, os animais também ficam doentes. Apesar de ser, por vezes, mais difícil de perceber, atente a 12 sinais de que o cão está doente.

Powered by: Vetecare
12 Sinais de que o seu cão está doente: esteja atento!
Saiba interpretar melhor o comportamento do seu patudo.

Não falam a mesma linguagem que os humanos e nem sempre conseguimos detetar que algo de errado se passa. Por isso, revelamos 12 sinais de que o cão está doente, para que seja mais fácil perceber quando deve levar o seu animal de estimação ao veterinário.

Se estiver familiarizado com a personalidade do seu cão e as suas atividades diárias, será mais fácil identificar as mudanças à medida que elas vão acontecendo e se lhe parece estranho ou não.

Todavia, além de atentar a estes sinais de que o cão está doente, seja um dono preventivo e não prescinda das consultas anuais para check up, para garantir que está tudo ok com a saúde do seu patudo.

12 sinais de que o cão está doente


sinais de que o cao esta doente e tristeza

Seja pelo comportamento, seja por algumas demonstrações físicas, há vários sinais de que o cão está doente e aos quais deve estar atento, para garantir a sua saúde e bem-estar.

1. O animal está muito quieto

Os cães geralmente são bastante consistentes com o seu comportamento, portanto, alguma reação que não seja habitual ou quando ele deixa de fazer a sua rotina, poderá ser uma indicação de que algo não está bem.

2. O animal não se levanta

Se o seu cão está com dor, ele pode não querer se levantar ou pode ter dificuldade para o fazer. Não fique à espera de que ele chore ou que comece a ganir. Os animais têm formas diferentes de demonstrar que estão com dor, pelo que este é um dos sinais a que deve estar atento.

3. O animal resguarda-se

Por outro lado, o seu cão também pode esconder-se na sua casota ou cama ou num qualquer canto quando algo não está bem.

4. O animal tem diarreia

É um sinal notório de se passa alguma coisa de errado, pelo que é aconselhável uma visita ao veterinário. É certo que a diarreia simples causada por um aligeira alteração na dieta pode ser tratada facilmente, com a ingestão de alimentos, como frango cozido e arroz durante alguns dias; todavia se a situação for persistente, então o animal deverá ser avaliado por um veterinário para determinar a causa subjacente.

5. O animal não quer comer

A grande maioria dos cães não nega comida, em momento algum. Como tal, se o seu cão parece ter perdido o apetite, principalmente se não está a comer nada de novo ou pela primeira vez, é um sinal de que está na altura de procurar ajuda especializada.

6. O animal não bebe

A não ingestão de líquidos é extremamente grave, pois não é apenas indicador de um problema atual, mas também a possibilidade do aparecimento de sérios problemas de saúde.

É fácil de perceber os sinais de desidratação no seu animal: aperte levemente a pele solta na parte de trás do pescoço e quando a largar ela deverá ir rapidamente ao lugar original, caso contrário, deverá dirigir-se imediatamente ao veterinário.

7. O animal tem tosse ou espirros persistentes

Se é uma situação pontual, então, não se deverá preocupar. Todavia, a tosse ou espirros persistentes e até a ligeira falta de ar podem ser sinais de alguma infeção ou doença. Em determinadas raças de cães, como as que têm focinho curto, ou em animais idosos deve estar ainda mais atento a esta questão.

8. Atenção aos olhos

Se se aperceber de que o seu cão coça ou lambe incessantemente ou olhos ou lacrimeja bastante ou tem constantemente remelas, então poderá estar perante uma alergia ou outro problema de saúde mais graves.

9. O animal coça-se e morde-se frequentemente

Todos os cães se coçam e mordem de vez em quando, portanto, não entre em pânico quando vir o seu animal ter este comportamento.

Porém, se esta postura é rotineira e em excesso, poderá estar perante um caso de alergia, pulga ou carraça. Na dúvida, marque de imediato uma consulta no veterinário.

10. O animal tem mau hálito

Tal como acontece com os humanos, também deve lavar os dentes ao seu cão, para evitar problemas de saúde. Estes aparecem mediante sinais como mau hálito ou o coçar constante da boca.

11. O animal está de mau humor

Rosnar, morder ou ter comportamentos reativos podem ser um indício de dor e desconforto, num animal que não tem estas reações habituais.

12. O animal fica com o pelo sem brilho

Embora possa não parecer sinal de algo importante, o estado do pelo do seu cão pode dizer muito sobre o estado de saúde. Um pelo bonito e brilhante não apresenta preocupação; já o contrário é motivo mais que suficiente para uma ida a banhos ou ao veterinário.

Plano de saúde animal Vetecare: a prevenção é mesmo o melhor remédio


seguro vetecare

O velho ditado português é o que mais se aplica em muitas situações e a saúde é, sem dúvida, uma delas. Não devemos facilitar com a saúde dos nossos patudos, pelo que o ideal é que todos os anos leve o animal a uma consulta de check up, bem como mantenha as vacinas e os planos de desparasitação em dia.

É certo que, atualmente, há vários planos de saúde para o seu animal de estimação, sendo importante fazer a sua pesquisa e atentar a todas as condições abrangidas, bem como o preço da mensalidade e qual o valor coberto pela apólice eleita.

Para lhe facilitar o trabalho, temos uma sugestão acessível e muito completa que irá fazer toda a diferença entre um animal doente e um animal saudável e feliz. Trata-se do plano de saúde animal Vetecare, disponível a partir de 13 euros e com o qual terá acesso a uma grande variedade de serviços, não só ao nível dos cuidados de saúde, mas também na área de treino animal e bem-estar.

O plano de saúde animal da Vetecare  é o mais completo que poderá subscrever para providenciar todo o conforto, segurança e bem-estar ao seu patudo e que o deixará mais descansado com os imprevistos que possam ocorrer. Além disso, não tem períodos de carência, não existe plafond anual, não há qualquer exclusão de idade, espécie, raça ou a existência de doenças crónicas ou já conhecidas e disponibiliza uma cobertura para todo o país.

Veja também: