Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
24 Abr, 2017 - 10:54

Sexo e o trabalho: como aumentar produtividade

Mónica Carvalho

Estudo da Universidade do Estado de Oregon revela num estudo sobre sexo e  o trabalho: o sexo deve ser uma prioridade, porque aumenta a produtividade no trabalho.

Sexo e o trabalho: como aumentar produtividade

Que o sexo faz bem à saúde e que influência várias partes da nossa vida, não é novidade nenhuma. Mas sabia que há uma relação direta entre o sexo e o trabalho?

Passamos a explicar: uma vida sexual ativa pode ajudar a aumentar o rendimento e a satisfação no trabalho.

O segredo foi descoberto por investigadores da Universidade do Estado de Oregon, que revelou que manter uma atividade sexual saudável pode ter um efeito positivo na forma como nos envolvemos no trabalho e na satisfação que tiramos dele.

Sexo e o trabalho: a investigação

Para a investigação, os cientistas norte-americanos da Universidade do Estado de Oregon avaliaram os hábitos laborais e sexuais de 159 pessoas casadas, durante duas semanas.

Os participantes tiveram ainda de responder a questionários diários sobre a atividade sexual, o grau de satisfação no casamento, a qualidade da noite de sono e o nível de satisfação e stress que experienciam no local de trabalho.

Sexo e o trabalho: algumas conclusões

A primeira conclusão a que chegaram os investigadores foi que quando os trabalhadores tinham relações sexuais em casa na noite anterior, isso surtia um efeito positivo no trabalho no dia seguinte, que era independente da satisfação que tinham na relação conjugal.

Além disso, perceberam, também, que as relações sexuais aumentavam a satisfação e o envolvimento com o trabalho.

Por último, os indivíduos que apresentavam maior tensão e conflito nas relações de trabalho e relações familiares tinham menor probabilidade de vir a ter relações sexuais.

Desta forma, após o cruzamento de todos os dados apurados, os investigadores concluíram que aqueles que faziam sexo mais vezes eram os que apresentavam um melhor humor no local de trabalho, o que contribuía para que estivessem mais concentrados e satisfeitos ao longo do dia laboral.

Sexo e o trabalho: benefícios

Dado que o sexo desencadeia a libertação de dopamina, um neurotransmissor relacionado com centros de recompensa cerebrais, e oxitocina, um neuropeptídeo associado às relações sociais e ao apego, é natural que a sua prática se manifeste de forma positiva e automática no humor, de tal forma que essa sensação perdura para o dia seguinte, como explica Keith Leavitt, um dos autores do estudo.

O investigador, especialista em comportamento e gestão organizacional, revela ainda que é importante manter um relacionamento sexual saudável, dado que isso “ajudará os funcionários a permanecerem felizes e envolvidos em seu trabalho, beneficiando não só os próprios funcionários como as organizações para as quais trabalham”.

A importância da relação entre os hábitos sexuais e a performance laboral é de tal forma que Keith Leavitt acredita que “ter uma vida sexual saudável deveria ser uma questão de sustentabilidade humana”, dado o impacto ao nível dos benefícios sociais, emocionais e psicológicos.

Se ficou convencido, então, encare o sexo como algo divertido, satisfatório, mas também produtivo.

Veja também:

Artigos Relacionados