Quer ser mais positivo diariamente? Saiba o que pode e deve fazer!

Gostava de se sentir mais feliz, mais relaxado, menos ansioso e preocupado? Estas sete dicas vão ajudá-lo a ser mais positivo no seu dia-a-dia. Desfrute!

Quer ser mais positivo diariamente? Saiba o que pode e deve fazer!
Integre estas sete dicas na sua rotina diária!

Frequentemente, parece que certas mensagens passam vezes e vezes sem conta pela nossa mente, e nem sempre são positivas. De facto, cada um de nós mantém um diálogo interno, que posteriormente influencia as nossas ações, os nossos hábitos, as nossas relações sociais e as nossas vidas em geral. Quando este diálogo interno é negativo, a nossa vida diária é afetada, por isso, saiba como contrariar esta tendência e o que deve mudar para ser mais positivo diariamente!

 

O que fazer para ser mais positivo diariamente? Estas 7 dicas vão ajudar!


Com muita frequência, o diálogo interno que mantemos é negativo e essa negatividade estende-se a todos os domínios da nossa vida diária. Quando tal acontece, esperamos sempre o pior, sentimos que uma nuvem de negatividade e escuridão paira sobre nós, vemos sempre o copo meio vazio e o foco das nossas conversas está centrado em tudo o que está de errado no mundo que nos rodeia.

São vários os estudos que confirmam a correlação entre o pensamento positivo e o sucesso. Pelo contrário, pensamentos e emoções negativos, tendem a conduzir-nos a eventos de vida menos felizes. Mas então, como podemos começar a iluminar a nossa visão do mundo e tornar o nosso padrão de pensamento mais positivo? Através de algumas simples mudanças pode notar um grande impacto na forma como aborda a vida e pode aprender a ser mais positivo. Saiba como!

1. Seja grato

ser mais positivo abracar amiga

Uma das melhores formas de desviar o foco da negatividade, do julgamento e do desapontamento é listar quais as coisas da sua vida pelas quais é grato. Tudo tem lugar nesta lista, desde ser grato pelo emprego que tem, por ter uma cama onde dormir todas as noites, pelo sol que brilha todas as manhãs, ou pelas pessoas que o amam e cuidam de si.

Mantenha um diário de gratidão e sinta a sua perspetiva a mudar gradualmente. Mais ainda, porque não expressar a sua gratidão aos outros? Mande um email aquele amigo especial a agradecer toda a amizade e atenção que tem para consigo.

2. Esteja sempre dois passos à frente

Aprender a ser mais positivo leva tempo e a mudança não é imediata, pelo que deve ser paciente consigo mesmo. Não desista e procure estar atento aos seus padrões de pensamento.

Sempre que notar que está a julgar as ações daqueles que o rodeiam, que está a concentrar-se nos seus fracassos ou que está a criticar-se a si e aos outros, recue um pouco e tente refutar cada um desses pensamentos negativos.

3. Adote uma postura positiva

ser mais positivo mulher positiva

O corpo e a mente têm uma conexão intrínseca e influenciam-se mutuamente. Se está a tentar ser mais positivo, não deve centrar-se apenas na mente, esquecendo a postura corporal. Ao adotar uma postura positiva (ombros para trás; queixo erguido) vai sentir-se mais poderoso e positivo.

4. Sorria

O simples ato de sorrir, mesmo que não sinta grande vontade de o fazer, pode mudar instantaneamente a forma como se sente. Assim sendo, ao longo do seu dia, tente sorrir para as outras pessoas e veja como se sente bem melhor quando estas lhe sorriem de volta.

Assim sendo, rir é mesmo o melhor remédio. Quando algo nos faz rir, rapidamente mudamos o nosso foco de atenção para algo mais divertido, esperançoso e edificante. Quando nos sentimos mais divertidos e felizes, vemos a dor física e o stress serem reduzidos e a nossa resiliência é aumentada.

5. Envolva-se com pessoas positivas

ser mais positivo maos sobrepostas

É difícil manter uma perspetiva positiva quando apenas se relaciona com pessoas negativas. Sempre que se vir preso numa conversa negativa, tente elegantemente mudar o assunto para algo mais positivo. No entanto, se estiver cercado por pessoas negativas, talvez seja hora de reavaliar o seu círculo de amizades, tentando integrar pessoas mais positivas.

6. Seja amável com aqueles que o rodeiam

Ao invés de estar constantemente absorvido pelo seu mundo de infelicidade, concentre-se nas pessoas que estão à sua volta. Esforce-se por fazer algo amável e generoso por quem está ao seu redor. Elogie um amigo, dirija uma palavra gentil a um familiar ou ajude um colega de trabalho a terminar uma tarefa difícil.

7. Visualize o sucesso

ser mais positivo sucesso no emprego

Outra maneira de se manter motivado e pensar positivamente passa por visualizar-se a agir de novas formas. Assim, cria uma imagem mental de sucesso que fortalece a sua confiança e reforça o pensamento otimista.

Procure um lugar tranquilo, sente-se, relaxe o corpo e feche os olhos. Dê largas à imaginação e crie uma imagem mental de si mesmo marcada pelo sucesso e pela confiança. Note como perante essa imagem mental se sente mais calmo e mais feliz.

Em suma…


A vida nem sempre é fácil e, por vezes, coloca-nos desafios e barreiras que julgamos serem intransponíveis. No entanto, é a nossa própria perspetiva que, em última instância, determina se nos vamos deixar arrastar para uma visão amargurada da vida ou se tomamos as rédeas da mesma e aprendemos a ser mais positivos.

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].