Sementes de papoila: pequenas em tamanho, mas muito nutritivas

As sementes de papoila contêm inúmeras propriedades para a saúde e podem ser facilmente inseridas nas mais variadas receitas, doces ou salgadas. Experimente.

Sementes de papoila: pequenas em tamanho, mas muito nutritivas
Conheça estas pequenas sementes.

As sementes de papoila são amplamente cultivadas em todo o mundo e usadas como ingrediente popular na culinária.

Apesar de serem bastante pequenas, estas sementes possuem um valor nutricional de invejar e mesmo em pequenas quantidades, fornecem muitos nutrientes.

O que são as sementes de papoila?


sementes de papoila

Com um sabor agradável, as sementes de papoila são oleaginosas nutritivas usadas como condimento na culinária. São provenientes de uma erva bienal de origem do Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor, a flor de papoila.

As sementes podem ser azul-ardósia ou quase branco, mas ambas as variedades são semelhantes em sabor. Na culinária, podem ser torradas e usadas inteiras ou trituradas numa pasta e usadas como recheio.

Composição nutricional das sementes de papoila


Cerca de 50% do peso das sementes de papoila é composto por óleo. Este óleo apresenta um alto teor de gorduras polinsaturadas, como é o caso do ácido linoleico, gorduras benéficas para o sistema cardiovascular.

Mas olhando para a sua constituição no geral, estas sementes fornecem outras propriedades nutricionais. Por cada 100 gramas, obtém-se:

  • Energia: 525 kcal
  • Proteínas: 19g
  • Hidratos de carbono: 28g
  • Lípidos: 41,6g (polinsaturados, na sua maioria)

Entre os micronutrientes presentes na semente de papoila, os mais relevantes e que se apresentam em maior quantidade são o potássio, o ferro, o fósforo, o magnésio, o zinco, o cálcio e as vitaminas B1, B6 e B9.

Benefícios das sementes de papoila


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Os nutrientes contidos nas sementes de papoila contribuem para diversas ações do nosso organismo, nomeadamente:

  • Crescimento da massa muscular e manutenção de ossos normais, caso das proteinas;
  • Manutenção de níveis normais de colesterol no sangue, relativamente às gorduras saudáveis presentes;
  • O cálcio, o fósforo e o magnésio contribuem para a manutenção de ossos e dentes normais;
  • O cálcio e o ferro contribuem para um normal metabolismo produtor de energia e funcionamento do sistema imunitário;
  • O magnésio contribui para o normal funcionamento muscular.

Mas os benefícios não se ficam por aqui.

1. Melhoram a digestão

As sementes de papoila são fontes de fibras insolúveis, que podem ajudar na digestão. Também aumentam o volume das fezes e ajuda a tratar os sintomas da obstipação.

2. Aumentam a energia

Essa propriedade das sementes pode ser atribuída ao alto teor de hidratos de carbono complexos – os macronutrientes que o corpo precisa para obter energia.

As sementes também ajudam a absorver o cálcio, cuja ruptura pode levar à fadiga.

3. Melhoram a saúde do cérebro

O cérebro requer nutrientes essenciais como cálcio, ferro e cobre – minerais em que as sementes de papoila são ricas. Esses minerais ajudam na regulação dos neurotransmissores e aumentam a função cerebral.

4. Fortalecem os ossos

As sementes de papoila são ricas em cálcio e cobre. Enquanto o primeiro melhora a saúde óssea, este último fortalece os ossos, bem como o tecido conjuntivo.

Outro mineral em que as sementes são ricas é o fósforo, que, juntamente com o cálcio, faz parte do tecido ósseo.

5. Melhoram o sistema imunológico

O zinco pode contribuir para um sistema imunológico fortalecido e para ajudar a afastar doenças respiratórias inferiores. As sementes também aumentam a produção de células imunológicas no corpo.

6. Melhoram a saúde do coração

As sementes de papoila fornecem fibras, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e, consequentemente, melhora a saúde do coração.

Também possuem ácidos gordos ómega-6, que são saudáveis para o coração, e ómega-3 que não pode ser produzido no corpo e, portanto, deve ser obtido de fontes alimentares, nas quais se inserem as sementes de papoila.

Onde utilizar estas sementes


bolo com sementes de papoila

Devido ao seu pequeno tamanho, as sementes de papoila podem ser difíceis de consumir por si só como um lanche. No entanto, pode adicionar algumas colheres destas sementes aos cereais do pequeno-almoço, aos iogurtes, batidos ou smoothies.

Há também quem as misture em sopas, purés ou saladas saudáveis. É uma questão de dar asas à imaginação e não se esquecer delas na prateleira.

Em suma…


As sementes de papoila são nutritivas, energéticas e são portadoras de inúmeros benefícios para a nossa saúde. A sua utilização na cozinha é bastante simples, podendo as mesmas serem incluídas numa variedade de pratos, que vão desde os doces aos salgados.

Por isso, de que está à espera para experimentar?

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