4 Razões para NÃO secar roupa dentro de casa

Uma das práticas mais comuns de secar roupa, é secar roupa dentro de casa, principalmente no Inverno, no entanto, é uma prática que deve evitar ao máximo.

4 Razões para NÃO secar roupa dentro de casa
Descubra mais aqui.

Secar roupa em tempos de chuva e frio pode-se tornar numa missão difícil, e uma solução rápida e geralmente eficaz é secar roupa dentro de casa, no entanto existem estudos que comprovam que este hábito é prejudicial para a saúde dos que lá habitam.

A humidade libertada da roupa molhada, transfere-se para o ar interior da habitação, eventualmente depositando-se nas paredes e outras superfícies, se não for removida.

Secar roupa dentro de casa é uma prática que, à primeira vista, parece inocente, mas na verdade pode contribuir para o crescimento de bolor e pó dentro de casa, que são muito prejudiciais para a saúde, podendo levar ao surgimento de alergias e outros problemas respiratórios, bem como agravamento da asma.

4 razões para NÃO secar roupa dentro de casa


secar roupa dentro de casa

Estes são os malefícios principais se optar por secar roupa dentro de casa:

  1. Pode provocar problemas respiratórios nas pessoas que lá habitam. No caso de pessoas com um sistema imunitário diminuído (por exemplo, crianças, idosos, bem como, os doentes oncológicos que se submetem a quimioterapia, doentes com HIV e pessoas com doenças auto-imunes) os fungos podem provocar aspergilose pulmonar  infeção pulmonar causada pelo fungo chamado Aspergillus), que consiste uma doença que pode causar danos irreparáveis e fatais nos pulmões.
  2. Pode agravar a doença no caso dos asmáticos.
  3. Pode provocar/agravar o nível de humidade no ambiente da casa, que para além de não ser estético, deteriora a casa. Os problemas de humidade causarão estragos, mais ou menos significativos, tais como manchas de bolor nas paredes ou o cheiro a mofo, dentro do ambiente e até mesmo nas suas roupas.
  4. A roupa que é seca dentro de casa geralmente, fica com um odor característico, não agradável, semelhante ao mofo. O que se torna desagradável para a pessoa que tem de vestir aquela peça de roupa, bem como para com as pessoas que a rodeiam.

 

Opções alternativas a secar roupa dentro de casa


estendal de roupa

Do ponto de vista económico, ambiental e de eficácia, não existe melhor alternativa ao estendal usado por praticamente todas as pessoas.

É a primeira opção para secar roupa da grande maioria das pessoas pois, não há consumo energético e não existem emissões de dióxido e carbono (CO2).

Mas nunca é tarde para lhe dar algumas formas alternativas de secar roupa dentro de casa, tais como:

1. Máquina de secar roupa

É uma alternativa eficaz e utilizada por muitos, no entanto gasta energia (principalmente se não utilizar uma máquina económica) e está comprovado que pode criar problemas de humidade no interior das casas.

A secagem na máquina pode libertar até 2,5 litros de vapor de água para a atmosfera da casa, o que favorece as condições de crescimento de bolores e bactérias. Idealmente opte por colocar a máquina de secar num espaço ventilado, onde possa abrir, nem que seja parcialmente, uma janela da divisão.

2. Estendal eléctrico

Este prático estendal de interior com aquecedor incorporado secará a sua roupa rapidamente. Ocupa pouco espaço, é desdobrável e muito fácil de usar. É perfeito para o inverno, especialmente em dias de frio, chuva ou humidade, que fazem com que a roupa demore muito tempo a secar.

Este equipamento é útil e maneável, e é também ideal para casas com pouco espaço para estender a roupa. Obviamente que também pode ser usado como um estendal normal.

Os preços de aquisição são relativamente baixos, quando comparados com uma máquina de secar roupa.

3. Estendal interior

É o mais usado, mas o tempo de secagem pode ser muito demorado. Se aquecer a sua casa através de lareira ou salamandra, coloque o estendal interior numa zona onde apanhe parte do calor dessas fontes.

4. Desumidificador

O aparelho ajuda a eliminar a humidade da casa, permitindo também que a roupa seque. Pode ser colocado em qualquer divisão do apartamento ou moradia.

5. Utilização de radiadores de calor

Pode colocar as roupas junto dos radiadores de calor, mas esta é uma opção cara e má para o meio ambiente, pois duplica o consumo de energia elétrica e aumenta as emissões de CO2 em 20%, em relação a um estendal eléctrico.

6. Estendal exterior

Pode colocar um plástico ou outro material impermeável sobre as roupas de moda a protegê-las da chuva.

7. Lavandarias self-service

Pode optar por levar a roupa a uma lavandaria self-service e secar em máquinas que podem ir até aos 19 kilogramas (kg) de roupa. Alguns locais já apresentam preços bastante acessíveis.

8. Secador de cabelo

Esta dica é mais orientada para quem quer secar meias ou peças pequenas, de forma mais rápida. Pode utilizar o secador ligado a uma distância de um palmo das peças que quer secar; assim o ar quente circulará pelos tecidos e contribuirá para a evaporação da água acontecer mais rapidamente.

Outras dicas relativas à secagem da roupa


escorrer a roupa

Seja ao sol ou ao vento, seja no interior da sua casa, existem alguns conselhos para uma secagem da roupa mais rápida e eficaz. Veja quais:

  • Tire o excesso de água das lãs ou das roupas delicadas, absorvendo a água usando uma toalha;
  • Sacuda e estique bem a roupa, antes de a pôr a secar;
  • Quanto maior for o tempo de centrifugação da máquina de lavar, mais seca fica a roupa;
  • Limpe, frequentemente, o filtro da máquina de secar. Quanto mais sujo, maior o tempo de secagem, logo maior é o consumo energético e poderá encontrar resíduos de pós junto à roupa seca;
  • Desenrole ao máximo a roupa molhada antes de a colocar na máquina de secar. Quando terminar o processo, necessitará de menos tempo para a passar a ferro.

Veja também:

Enfª Bárbara Andrade Enfª Bárbara Andrade

Bárbara Andrade é Enfermeira Especialista em Reabilitação e Formadora em várias entidades. Desta forma, tem como princípios a promoção e a educação para a Saúde nas diferentes faixas etárias. Terminou a Especialidade em Enfermagem de Reabilitação na ESEnfCVPOA e exerce atualmente o cargo de enfermeira no CHEDV - HSS.

Cofidis