Como sair sempre por cima numa discussão a dois?

As relações felizes não vivem de conflitos, mas por vezes acontecem. Saiba como sair sempre por cima numa discussão e melhorar a relação ao mesmo tempo.

Como sair sempre por cima numa discussão a dois?
Os conflitos podem ser construtivos ou destrutivos.

Aprender a discutir pode ser o segredo para uma relação feliz e saudável e pode permitir que não seja apenas um dos elementos do casal a sair sempre por cima numa discussão, mas sim que ambos consigam dialogar de forma eficaz, respeitar opiniões diferentes e fortalecer a relação amorosa.

Nas discussões de casal, ambos os elementos entram em oposição ou desacordo devido ao facto das suas posições, interesses, necessidades, desejos ou valores serem incompatíveis.

A satisfação com a relação a dois e a estabilidade da mesma não estão necessariamente associadas à ausência de discussões e conflitos, mas sim à capacidade que cada casal tem de resolver essas mesmas situações e ao comportamento adotado por cada elemento do casal nos momentos de tensão.

As discussões podem até ter um papel muito importante, uma vez que a relação pode ser fortalecida ou enfraquecida, em função do processo de conflito e da sua resolução. Podem, inclusive, gerar novos caminhos de entendimento e de desenvolvimento pessoal e conjugal.

Quais os motivos pelos quais os casais mais discutem?


sair sempre por cima numa discussao

Para saber quais as melhores dicas para não perder a razão e sair sempre por cima numa discussão, importa conhecer quais os motivos que fazem com que os casais se envolvam em discussões, conflitos e ruturas. Conhecer os motivos que mais frequentemente desencadeiam discussão e conflito permite que os casais estejam mais atentos aos focos de desentendimento, antecipando-os e preparando-se para lidar com eles de forma mais eficaz e saudável.

Apimente a sua relação!
Dê o boost que precisa à sua relação com o estimulante sexual certo. Encontre aqui!

Vários estudos têm sido realizados ao longo dos anos, tendo por base relatos diários da vida conjugal e apontam como principais focos de discussão as seguintes temáticas:

  • Desentendimentos relacionados com os filhos;
  • Tempo que desfrutam juntos;
  • Dinheiro e problemas económicos;
  • Tarefas domésticas;
  • Sexualidade;
  • Problemas no trabalho;
  • Discussões relacionadas com a família de origem dos elementos do casal;
  • O poder que cada elemento tem na relação;
  • Existência de relações extraconjugais.

 

Como sair sempre por cima numa discussão?


casal reconciliado

É praticamente impossível que duas pessoas numa relação de intimidade tenham sempre os mesmos desejos, pelo que em alguns momentos haverá sempre algum grau de conflito. Para não perder a razão e sair sempre por cima numa discussão ponha estas dicas em prática:

  • Evite discutir de forma exaltada, gritar ou reclamar;
  • Evite demonstrar afetos negativos como raiva, aborrecimento e nervosismo;
  • Não recorra a nenhuma forma de agressão, nomeadamente não utilize palavras que magoam a outra pessoa;
  • Procure dialogar e conversar sobre o conflito, de modo a chegar a um consenso e minimizar as dificuldades;
  • Recorra ao humor e ao afeto nos momentos de conflito;
  • Se está demasiado chateado e sente que não vai ser capaz de discutir de forma construtiva opte por afastar-se até se calmar;
  • Pode também optar por escrever uma carta com tudo o que está a sentir, voltando a lê-la no dia seguinte. Passar para o papel as angústias e os sentimentos mais negativos pode ser uma boa forma neutralizar os motivos de conflito e aumentar a capacidade de os discutir mais tarde;
  • Não ceda a provocações nem provoque desnecessariamente a pessoa com quem está em conflito;
  • Dê à outra pessoa a oportunidade de falar. Esteja disponível para ouvir uma versão diferente da sua;
  • Descubra aquilo que realmente importa para si e para a relação a dois. Há assuntos pelos quais simplesmente não vale a pena discutir.

 

Em suma…


Para sair sempre por cima numa discussão, deve estimular os conflitos construtivos, em detrimento dos destrutivos, tentando negociar, colaborar e debater de forma a chegar a um consenso. Assim, as melhores armas para sair sempre por cima numa discussão são a flexibilidade, o sentido de humor e a capacidade de se colocar no lugar do outro.

A sua relação já não é o que era? Escolha aqui o estimulante sexual à sua medida e sinta a diferença!

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!