Publicidade:

8 restaurantes saudáveis em Portugal: sem desculpas para comer bem

Procura restaurantes saudáveis para não desgraçar a dieta durante as férias? Fique atento: temos 8 opções para partilhar consigo de norte a sul do país.

 
8 restaurantes saudáveis em Portugal: sem desculpas para comer bem
Escolhas saudáveis de Norte a Sul

Almoçar fora, jantar com amigos, ir beber um café a meio da tarde ou até mesmo começar o dia com um pequeno almoço fora de casa pode ser complicado para quem procura restaurantes saudáveis. A pensar nisso, e a pensar no tempo de férias que se avizinha e para que consiga continuar a manter o foco, mas também para fazer opções mais saudáveis nutritivas e amigas do seu próprio corpo temos as melhores opções para si.

Como tal, há vários restaurantes saudáveis de Norte a Sul do país para se deliciar sem culpas.

8 restaurantes saudáveis em Portugal


Do Porto ao Algarve, conheça as nossas sugestões de restaurantes saudáveis, com opções para todos os gostos.

1. Picaba, Porto

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Picaba Natural Café (@picaba) a

Comida natural e saudável, em frente à praia e com vista para o mar. Nada melhor para pensar no que constitui uma refeição perfeita.

Açaí com granola, fruta e iogurte, sumos naturais, sandwiches, wraps, pittas e deliciosos pratos do dia são motivos mais do que suficientes para experimentar este local incrível.

2. Vegifrut, Aveiro

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vegifrut (@vegifrut) a

A Vegifrut tem mais de 15 anos de experiência na produção e comércio no sector hortofrutícola. Variedade, qualidade, frescura, ambiente, cliente e satisfação são as palavras-chave da marca que disponibiliza massas, sandes, sumos naturais e sopas. Além disso, a Vegifrut dispõe também frutas e legumes frescos para venda.

Aqui bem se vê a preocupação pela satisfação dos clientes e o respeito pela terra.

3. Mami Organic Food, Lisboa

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mami Organic Food & Bar (@mamiorganicfood) a

Localizado em Picoas, o Mami Organic Food é um restaurante de conceito orgânico, que pretende reunir o melhor dos dois mundos: proporcionar uma viagem pelas regiões gastronómicas do país e geografia circundante (um fator bem presente nos nomes de cada hambúrguer) e disponibilizar uma oferta de alimentos sem efeitos colaterais nocivos para a saúde.

Além disso, também tem serviço de cafetaria e padaria, onde pode tomar o pequeno almoço, lanches ao longo de todo o dia. Outro fator de destaque é a existência de uma garrafeira com o maior número de referências de vinho orgânico nacional e 10 estrangeiros.

4. Juicy, Lisboa

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por JUICY a

O Juicy é a prova de que os vegetais nunca foram tão saborosos. Trata-se de um novo modelo de restaurante vegan e vegetariano, onde encontra comida saudável, com opções sem glúten, sumos e cocktails deliciosos, com música funky a acompanhar.

Além disso, é um restaurante sustentável e um dos objetivos é “diminuir a pegada de carbono e preservar a água presente no planeta.” Como tal, os menus no Juicy “são baseados em produtos selecionados de forma criteriosa e consciente, a partir de fornecedores locais que seguem um modelo ecológico e sustentável. Tendo em atenção o ambiente e a diminuição da pegada.”

Além disso, este também é um restaurante consciente dos desperdícios. Tal significa que foram criadas parcerias com entidades locais de promoção de compostagem e de apoio social com o objetivo de garantir que nenhum alimento é desperdiçado. Assim, os restos diários são aproveitados para criar um composto saudável e as sobras que podem ser aproveitadas são reencaminhadas para instituições de ação social.

5. Terceiro Tempo, Évora

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Terceiro Tempo (@terceirotempoeatery) a

O Terceiro Tempo não é um restaurante 100% vegetariano, mas oferece soluções alternativas para quem procura alimentos mais saudáveis.
Saladas e petiscos saudáveis são coisas que abundam e que não deixam ninguém indiferente, como: salmão com nectarina e abacate ou cogumelos shitake com marron e tomate.

E é a prova de que um restaurante saudável também encontra lugar num lugar mais rústicos e menos citadino, como é o Alentejo.

6. Gourmet Natural, Almancil

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Gourmet Natural (@gourmetnatural) a

O menu do Gourmet Natural dispõe de uma ampla variedade de escolhas, entre as quais a nossa carne 100% natural, certificada ‘Never Ever’, peixe fresco da região e opções vegetarianas.

Atente a algumas das opções que pode experimentar neste restaurante:

  • Salada de melancia, queijo feta e sésamo;
  • Seitan na frigideira, molho de tomate e lascas de queijo parmesão;
  • Risotto de espargos e porcini;
  • Gnocchi, purê de abóbora e amêndoa tostada.

 

7. Tasquinha da Praça, Viana do Castelo

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Tasquinha da Praça (@tasquinhadapraca) a

Situado na praça da liberdade, a Tasquinha da Praça, nasceu em 2013, a partir do desejo antigo de uma família que ambicionava ter um restaurante tradicional português. E é precisamente esse o tipo de comida que se pode consumir neste espaço.

Provavelmente está a pensar que não é a opção mais saudável, todavia se pensarmos na quantidade de comidas grelhadas, seja carne ou peixe, acompanhadas de belas saladas, então o cenário muda de figura.

Ainda tem a possibilidade de poder desfrutar de uma vista à beira rio que a esplanada lhe oferece, acompanhada de uma refrescante Sangria.

8. Essência, Porto

O restaurante Essência propõe, mais do que simples pratos saudáveis, verdadeiras iguarias que pela mistura de ingredientes, cores e sabores, se revelam em verdadeiras surpresas, tais como:

  • Alheira vegetariana com espinafres e amêndoa em massa filo;
  • Beterraba com preparado de bróculos e queijo de cabra cremoso e bagos de romã;
  • Bifes de seitan e espinafres com molho de amêndoas e vinho Madeira;
  • Lasanha de cogumelos selvagens com espinafres e molho aromático de tomate.

A atmosfera leve, a luminosidade perfeita e os aromas intensos são os restantes ingredientes para uma refeição inesquecível.

 

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].