Como manter a chama acesa numa relação à distância?

Gerir uma relação à distância pode ser muito desafiante e nem sempre acaba bem. Conheça 7 formas de manter a chama acesa numa relação à distância.

Como manter a chama acesa numa relação à distância?
Longe da vista, longe do coração?

As relações amorosas de sucesso exigem que se mantenha a dedicação e a atenção em todos os momentos. Exigem que os parceiros se conheçam melhor do que ninguém e que invistam de forma contínua na relação a dois.

Apenas uma relação de sucesso, com todos estes ingredientes é capaz de superar as inúmeras e súbitas mudanças que podem ocorrer ao longo da vida, de como é exemplo a distância geográfica entre o casal. Sobreviver à distância pode ser imensamente desafiante, mas há algumas dicas que ajudam a manter a chama acesa numa relação à distância.

A vida não pára e as obrigações diárias sucedem-se umas às outras. Sentimo-nos frequentemente assoberbados por tudo aquilo que precisamos fazer e pelas outras pessoas que estão presentes na nossa vida, que também requerem a nossa atenção, e acabamos por nos esquecer de reservar tempo de qualidade e criar momentos especiais junto da pessoa amada.

Manter a chama acesa é importante em qualquer relação amorosa, mas numa relação à distância torna-se ainda mais essencial que o casal relembre de forma constante aquilo que os une. Assim, para além de ser importante conviver o máximo de tempo possível, importa que esses momentos sejam únicos e especiais.

7 formas de manter a chama acesa numa relação à distância


relacao a distancia casal feliz

São necessários esforços para manter a chama acesa de qualquer relação amorosa, mas quando estamos perante uma relação à distância esses esforços tendem a ser maiores.

Se está numa relação à distância e teme não conseguir manter a chama acesa, atente nestas 7 sugestões:

1. Continuem a crescer juntos (apesar da distância)

Apesar de estarem numa relação à distância, é importante que se esforcem por continuar a crescer juntos e felizmente há várias formas de o fazer. Se cada um de vocês se esforçar por crescer como pessoa a cada dia que passa, tal vai certamente trazer maiores contributos positivos para a relação a dois.

Quando cada parceiro cresce, a relação amorosa também cresce. É importante que esse crescimento seja partilhado entre os dois: partilhem objetivos pessoais e ambições, mantenham uma comunicação aberta e estejam dispostos a mudar em conjunto aquilo que for necessário.

2. Criem memórias a dois

Compartilhem os acontecimentos do vosso dia-a-dia. Nenhum acontecimento é demasiado insignificante que não mereça ser partilhado com a pessoa amada. Partilhem ambições, esforços feitos e projetos em curso. Envolvam-se naquilo que é mais importante para cada um de vocês.

3. Surpreendam-se

Quem é que não adora uma boa surpresa? Ninguém! Pequenos presentes, numa data especial ou numa data aleatória, são sempre bem recebidos. Se esses presentes propiciarem tempo a dois melhor ainda.

Ofereça à sua cara-metade bilhetes para aquele concerto a que tanto desejam assistir ou envie-lhe uma carta inesperada.

4. Demonstrem os vossos sentimentos

Não se inibam. Mostrem o quanto estão agradecidos por se terem um ao outro, o quanto se apreciam mutuamente e quão bem se sentem na presença um do outro. Coloquem as diferenças e os aborrecimentos em segundo plano e mostrem, todos os dias, o quão grato estão por estarem na vida um do outro.

5. Inovem

Uma relação à distância é desafiante e pode trazer muitos dissabores, mas não deixem que os momentos menos bons afetem as oportunidades em que conseguem estar juntos. Nesses momentos, inovem, façam algo que nunca fizeram, divirtam-se.

Agendem as próximas férias a dois, marquem aquelas aulas de dança de salão que estão há muito para experimentar ou dediquem-se a um novo desporto.

6. Desliguem-se do resto do mundo

O tempo exclusivamente passado a dois é sempre menos do que aquilo que desejam, por isso, quando finalmente conseguem estar juntos, desliguem-se do resto do mundo o máximo possível. Deixem os aparelhos eletrónicos de lado e não deixem que nada nem ninguém interrompa o vosso momento de intimidade.

7. Não tomem a relação como garantida

Nunca tomem a relação e o parceiro como garantidos. Tentem reencontrar todos os dias formas de manter acesa a chama da vossa relação, mesmo que à distância.

Façam video-chamadas, enviem presentes surpresa, deixem mensagens de voz especiais ou outros pequenos gestos que mostrem ao outro que ainda o amam, desejam e que sentem a sua falta todos os dias.

Em suma…


As relações amorosas à distância são uma realidade nos dias que correm e podem colocar dilemas e desafios difíceis aos casais. Todavia, quando ambos desejam genuinamente manter o compromisso e o relacionamento, nada é impossível.

Crescer juntos, criar e partilhar memórias, surpreender, clarificar os sentimentos, inovar, atender à pessoa amada e não tomar a relação como garantida são alguns dos segredos.

Veja também: