Reeducação alimentar: a melhor estratégia para perder peso definitivamente

Tem dificuldade em perder ou manter o seu peso? Saiba como a reeducação alimentar o pode ajudar a mudar a sua vida. Atinja o seu objetivo.

 
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Reeducação alimentar: a melhor estratégia para perder peso definitivamente
Saiba como perder peso para sempre.

Pretende perder peso de forma saudável e mantê-lo ao longo do tempo, diminuindo o risco de voltar a engordar? Saiba que a reeducação alimentar é a melhor estratégia que pode adotar. Aprender a comer de forma saudável e de forma gradual é essencial para se permitir comer de tudo, de forma equilibrada e variada.

Em primeiro lugar, é aconselhável consultar um nutricionista antes de tomar qualquer decisão. Este profissional de saúde irá efetuar uma avaliação antropométrica, no sentido de compreender quanto peso e/ou massa gorda deverá perder, assim como dos seus hábitos alimentares, o que o ajudará a perceber quais são os seus principais erros alimentares.

No entanto, existem várias dicas saudáveis e adequadas para adultos saudáveis, já que são baseadas nos fundamentos subjacentes à Roda dos Alimentos. Conheça seis dicas para começar desde já a corrigir os seus hábitos alimentares.

Reeducação alimentar: 5 dicas que vão ajudar


1. Hidratar-se bem

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Hidratar-se bem é fundamental para o seu organismo, já que praticamente todas as funções que ele exerce necessitam de água para acontecerem de forma correta e saudável e, durante o processo de emagrecimento e de manutenção de peso, é também um excelente aliado.

Além de não ter calorias, a água auxilia no processo de “limpeza” do seu organismo e dá-lhe, em alguns momentos importantes, uma sensação de saciedade, evitando que coma em demasia.

Relativamente à quantidade de água que deve beber, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um homem com 70kg deve beber cerca de 2L de água, e uma mulher com 58kg cerca de 2,2L de água. No entanto, o importante é sentir-se bem, pelo que, o ideal será aconselhar-se junto do seu nutricionista acerca da quantidade de água a beber no seu caso específico.

Se sente dificuldade em beber grandes quantidades de água, pode também adotar alguns truques que o tornem mais fácil, substituindo parte da água que consome diariamente por, por exemplo, águas aromatizadas (com gengibre, hortelã, canela, etc.), água fresca com limão ou infusões.

2. Comer várias vezes ao dia

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Uma das medidas que deve tomar neste processo de reeducação alimentar é comer várias vezes ao dia. Nesse sentido, procure não passar mais de 3 horas sem comer, pois assim irá evitar picos de glicose (açúcar) no sangue, sentindo menos fome e melhorando as suas capacidades de concentração.

Assim, dependendo da sua rotina, será de esperar que faça em média 5 a 6 refeições por dia. No entanto, é importante notar que, como irá comer mais vezes ao dia, não deve comer em grandes quantidades nas várias refeições.

3. Reeducar o paladar

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Esta medida poderá levar mais algum tempo a ser aplicada em pleno, mas é igualmente importante neste processo de reeducação alimentar. Principalmente se está habituado a comer alimentos industrializados, repletos de intensificadores de sabores, poderá sentir alguma dificuldade; no entanto, não desista.

Neste processo de reeducação do paladar, considere algumas dicas:

  • Comece por dar preferência a alimentos que o agradem: Não coma só determinados alimentos porque “fazem bem” se não gosta do sabor deles; a seu tempo poderá começar a incluí-los gradualmente, confecionando-os de formas saudáveis, mas mais apelativas e com bons temperos. Nesta fase inicial prefira aqueles que lhe dão mais prazer, pois esta tática irá ajudá-lo a não desistir e a ser mais feliz com as suas novas escolhas.
  • Não esqueça os temperos: Este aspeto é fundamental, pois irão trazer sabores mais intensos a agradáveis às suas refeições. Assim, experimente várias combinações e veja aquilo que mais lhe agrada dentro das inúmeras opções que tem, desde o alho a ervas aromáticas, como os orégãos, o tomilho, a salsa, o manjericão e a hortelã.
  • Seja criativo: Pesquise e experimente receitas novas, isso irá facilitar muito a sua adaptação.

4. Preferir a comida caseira

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Criar o hábito de cozinhar vai fazer toda a diferença neste seu processo de reeducação alimentar. Cozinhando em casa vai ter sempre disponível refeições frescas, temperadas ao seu gosto, com temperos de qualidade em prol de, por exemplo, gorduras como o óleo utilizado frequentemente em restaurantes.

O objetivo não é cozinhar em casa para passar fome ou comer apenas cozidos e grelhados, mas sim para comer comida ao seu gosto e mais saudável.

5. Ter paciência

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Quando se decide perder peso, a ansiedade por ver resultados é bastante grande. No entanto, é muito importante ter paciência, pois está a mudar os seus hábitos, muitos deles presentes na sua vida desde sempre, sendo por isso um processo gradual e não radical.

É algo um pouco mais demorado do que as dietas drásticas, mas lembre-se sempre que está num caminho de longo prazo, que lhe irá oferecer uma alimentação saudável e que, não se esqueça, lhe irá permitir manter o peso que pretende alcançar por muito tempo.

Em suma…


Emagrecer através da reeducação alimentar é a grande estratégia para perder peso e mantê-lo para sempre, uma vez que, apesar de poder levar um pouco mais de tempo, vai dar-lhe todas as ferramentas que precisa para comer de forma saudável e ajustada às suas necessidades e rotinas.

Numa fase inicial, a orientação de um nutricionista neste processo é também determinante para o sucesso do seu esforço, pelo que, não deixe de procurar um profissional da área.

Nas Clínicas BodyScience espalhadas pelo país, poderá encontrar os melhores profissionais na área da estética e nutrição, que o ajudarão numa reeducação alimentar de forma personalizada e individualizada, para garantir bons resultados e satisfatórios do seu ponto de vista.

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