Publicidade:

Como reduzir as despesas de saúde do seu animal: dicas que precisa de conhecer

Não é barato cuidar do seu amigo de quatro patas. Para ajudar nessa questão, partilhamos 8 dicas sobre como reduzir as despesas de saúde do seu animal.

Como reduzir as despesas de saúde do seu animal: dicas que precisa de conhecer
8 truques para ajudar no seu orçamento mensal.

Saber como reduzir as despesas de saúde do seu animal não é uma tarefa fácil, quando quer proporcionar qualidade de vida ao seu patudo. E, como tal, esses gastos podem representar uma considerável fatia do orçamento familiar.

Sendo que há milhares de famílias portuguesas com animais de estimação, e muitas outras que não têm por motivos económicos, saber como reduzir as despesas de saúde do seu animal pode ajudar a mudar o paradigma.

8 dicas para saber como reduzir as despesas de saúde do seu animal


Sem comprometer a saúde do seu animal e sem ultrapassar o orçamento familiar, encontre nestas dicas o equilíbrio perfeito.

1. Alimentação adequada

como reduzir as despesas de saude do seu animal e racao adequada

A ração que encontra à venda nas grandes superfícies pode ser altamente atrativa pelo preço, formato e cores, porém pode não ser a mais adequada, pela sua constituição.

Questões como problemas cardiovasculares, de pele ou diabetes, podem, de facto, ter origem numa ração desadequada e com constituintes nocivos, por muito apetitosos que possam ser. É preferível adequar a alimentação, de acordo com as indicações do veterinário e, com isso, poupar em consultas e tratamentos.

2. Não partilhe a sua comida

Por muito tentador que possa ser e por mais olhinhos amorosos que o seu animal lhe faça, não lhe dê da sua comida. O organismo deles funciona de maneira distinta dos humanos e só o simples facto de ingerirem algo com sal, por exemplo, é algo nocivo e com efeitos nefastos para a saúde dos patudos.

No entanto, a alimentação natural pode ser uma opção mais barata e que pode discutir com o veterinário.

3. Incentive a atividade física

passeios com o dono

É necessário proporcionar condições mínimas para a prática de atividade física, especialmente no caso de animais limitados a espaços fechados, como apartamentos e gaiolas.

Adeque os passeios e brincadeiras e escolha brinquedos que ajudam a libertar toda a energia extra acumulada e, com isso, ter um animal calmo, tranquilo, feliz e saudável.

4. Cuide da higiene oral

Os cuidados de higiene oral dos animais não passam só pela escovagem de dentes, mas também por evitar a ingestão de doces. Estas duas tarefas importantes são imprescindíveis para evitar doença periodontal, placa dentária, tártaro, ou até problemas mais graves como endocardite bacteriana e danos renais.

5. Faça um seguro ou plano de saúde

seguro vetecare

Conte sempre com a possibilidade de haver despesas adicionais, quer por acidente, quer por doença, tal como acontece consigo. Desta forma, um seguro ou plano de saúde é a melhor forma de poder dar resposta a imprevistos sem pensar em como vai pagar a conta do veterinário.

Um bom seguro de saúde animal deve dar cobertura a despesas veterinárias rotineiras, mas também abrange doenças ou acidentes inesperados, bem como serviços de bem-estar.

“Mas isto é mais uma despesa mensal!” Sim, é verdade. Todavia, perceberá que, escolhendo o produto correto, poderá verificar o contrário: uma poupança de dezenas ou até centenas de euros por ano.

O melhor exemplo que temos para lhe apresentar é o Plano de Saúde para Animais de Companhia da Vetecare – simples e económico, que lhe dá acesso a todos os cuidados de que o seu animal necessita. Com este plano, o seu cão ou gato, terá acesso a condições preferenciais nos melhores produtos e serviços através dos parceiros da rede, que é composta por consultórios, clínicas e hospitais veterinários, lojas especializadas para animais, centros de treino e reabilitação, hotéis, creches, entre outros.

>> A equipa Vetecare entra em contacto consigo. Clique aqui para saber tudo.

6. Recorra aos serviços de faculdades e associações

Os hospitais das faculdades de medicina veterinária estão, habitualmente, abertos à população e disponibilizam serviços e consultas de especialidades variadas, a preços mais acessíveis do que em clínicas e hospitais veterinários.

Além disso, algumas associações de ajuda a animais, bem como os canis municipais, efetuam regularmente campanhas de vacinação e esterilização com preços em conta, ou até, gratuitos.

7. Check up anual

desparasitacao na veterinaria

“Mais vale prevenir do que remediar”. O velho ditado português deve para muitas vezes e saber como reduzir as despesas de saúde do seu animal não é exceção. Por isso, todos os anos deve levar o animal a uma consulta de check up, bem como manter as vacinas e os planos de desparasitação em dia.

8. Deduzir despesas em sede de IRS

Desde o ano passado que é possível deduzir algumas despesas dos animais em IRS, até um máximo de 15% do IVA cobrado, desde que tenha pedido fatura com número de contribuinte e que a empresa prestadora do serviço tenha atividade aberta na secção M, classe 75000.

As atividades que pode deduzir são:

  • Atividades veterinárias com e sem internamento;
  • Cuidados médico-veterinários prestados em hospitais, centros de atendimento médico-veterinário, clínicas canis, explorações agrícolas ou em outros locais;
  • Tratamento médico-veterinário, que engloba cirurgias e tratamentos dentários;
  • Atividades de diagnóstico clínico, laboratorial e outro;
  • Transporte de animais doentes.

 

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].