Publicidade:

As melhores raças de cães para quem tem crianças

Conhece as melhores raças de cães para quem tem crianças? Algumas raças de cães são mais adequadas devido às suas caraterísticas e personalidade.

As melhores raças de cães para quem tem crianças
Se tem crianças, tenha em consideração algumas caraterísticas antes de adotar um cão

Se tem crianças em casa, na hora de escolher um novo membro da família deve ter alguns fatores em consideração, pois existem alguns cães mais adequados para crianças, devido às suas caraterísticas físicas e personalidade. Também existem algumas raças de cães para crianças, ou seja, cujas caraterísticas são consideradas mais apropriadas.

Caraterísticas a ter em conta na escolha de um cão para crianças


raças de caes para quem tem criancas cachorro e bebe

Se pensa em adotar um novo membro da família e já tem crianças em casa, deve ter em consideração algumas caraterísticas, de forma a garantir que o contacto entre elas vai acontecer da melhor forma.

1. Idade

O ideal é arranjar um cachorro, pois desta forma o cachorro vai crescer com a criança e aprender a comportar-se com ela. Por vezes, cães adultos podem já ter adquirido experiências negativas com crianças e ter medo ou comportamentos menos apropriados, o que não quer dizer que cães adultos não possam ser adotados por famílias com crianças, pois alguns cães adultos são bastante cuidadosos e adoram crianças.

No entanto, os cachorros podem ser uma boa opção visto que pode iniciar o seu treino e educação logo desde cedo. E pense que a ligação criada entre o cachorro em crescimento e a criança será muito boa.

2. Pelo

O tipo de pelo também pode ser tido em consideração, especialmente se a criança sofre de alergia, asma ou rinite. Existem cães que largam menos pelo e provocam consequentemente menos alergia.

Por outro lado, estudos defendem que crianças que vivem com animais de estimação, mesmo havendo história de alergia, rinite e asma na família, têm menor probabilidade de desenvolverem este problema.

3. Porte

Apesar do porte, por si só não ser fator único de escolha, para crianças pequenas é mais fácil lidar com um cão de porte pequeno, especialmente se a criança já estiver numa idade de interagir e brincar com o cão.

As crianças por norma gostam de brincar com os cães e levá-los a passear, segurando a sua trela. Um cão de porte grande, sem treino e educação pode magoar a criança, ainda que sem intenção de o fazer, mas devido à sua força.

No entanto, existem cães de porte grande, que estão ensinados e habituados a lidar com crianças e são extremamente delicados em todas as situações em que interagem com ela.

4. Personalidade

Apesar do treino e educação que possa dar ao cão, é muito importante ter em conta a sua personalidade, pois existem cães mais dados a contactos e outros mais independentes.

Cães medrosos ou fobias não são tão aconselháveis para estarem em contacto com crianças. Deve ser um cão que esteja bem socializado.

Muitas vezes é difícil conhecer a personalidade do cão, em especial se o adota cachorrinho. Nesse caso deve ter em consideração a personalidade dos pais, caso os conheça. Garantir uma boa socialização com pessoas e outros animais nos primeiros meses de vida também é crucial para garantir que o cão irá estar à vontade com crianças.

8 Melhores raças de cães para quem tem crianças


1. Buldogue inglês

racas de caes para quem tem criancas buldogue ingles

Apesar de ser um cão com uma aparência forte e bruto, o buldogue inglês é um cão extremamente dócil. É uma raça que precisa de contacto com pessoas e solicitam atenção humana ativamente. No entanto, não gostam muito de outros cães.

2. Bull Terrier

racas de caes para quem tem criancas bull terrier

Esta raça de cães, tem um aspeto perigoso, no entanto são uma das raças mais meigas. É resultante do cruzamento entre o buldogue e white bull terrier.

Tem uma personalidade vincada e gosta de marcar a sua posição, no entanto adora pessoas e em especial crianças.

3. Pug

racas de caes para quem tem criancas pug

Os pug são cães de porte pequeno e pouco pesados, o que torna mais fácil o contacto com as crianças. São muito amáveis e sociáveis, adoram pessoas e o contacto com as mesmas.

Adoram brincar, portanto tendo uma criança como companheiro pode fazer com que brinquem durante horas.

4. Caniche

racas de caes para quem tem criancas caniche

O caniche é uma raça de cão que adora brincar e tem muita energia, apesar de não necessitar de muito exercício diário. Sofrem muito com ansiedade de separação pois criam uma grande ligação com os seus tutores.

5. Collie

racas de caes para quem tem criancas collie

O collie é um cão amigável que adora companhia humana. É um cão de pastoreio e proteção do rebanho, portanto em casa, pode muito bem adotar estas características para proteger os seus tutores, especialmente com crianças, pois tem tendência para os pastorear, de forma a protegê-los.

6. Beagle

racas de caes para quem tem criancas beagle

O beagle é a raça de cães mais calma e tranquila, com grande paciência, e devido a essas características é um ótimo cão com crianças.

7. Labrador

racas de caes para quem tem criancas labrador retriever

Apesar de ser um cão de porte grande, o labrador é um cão alegre e animado que adora pessoas e que estas lhe dêem atenção. É também muito sociável e é especialmente sensível em relação a crianças e idosos.

8. Golden Retriever

racas de caes para quem tem criancas golden retriever

O golden retriever é um cão amigável e sociável que tem tendência para se dar bem com todos à sua volta, sejam pessoas adultas, crianças ou outros animais.

Estas são as raças de cães mais indicadas para crianças devido às suas características gerais, tanto a nível físico como de personalidade. No entanto, não significa que outras raças de cães não possam ser ótimos companheiros para o seu filho. O ideal é escolher um cão que se demonstre dócil e apostar numa boa socialização, treino e educação.

Se já tem um cão e vai ter uma criança, deve prepará-lo para o que vai acontecer. Nestes casos o melhor é aconselhar-se com um profissional habilitado, acerca da preparação do cão para a chegada de um novo membro da família.

Veja também:

Fonte

1. Chan, S.K. el al. (2018). Dog and Cat Allergies: Current State of Diagnostic Approaches and Challenges. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5809771/

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].