Publicidade:

Quando é que os bebés começam a ver?

Quando nasce, a visão do bebé ainda não está desenvolvida. Mas então, quando é que os bebés começam a ver? Ao longo dos primeiros meses de vida, a visão do bebé vai se tornando perfeita.

Quando é que os bebés começam a ver?
À nascença, a visão do bebé é muito imatura.

Quando nascem, os bebés têm o sentido da visão muito pouco desenvolvido. Conseguem apenas focar objetos a pequenas distâncias, como o rosto da mãe enquanto é amamentado.

Ao longo do seu crescimento, o bebé absorve uma grande quantidade de informação sobre o mundo que o rodeia através dos olhos. Estes estímulos fazem com que o seu cérebro se desenvolva contribuíndo também para o seu desenvolvimento motor.

Mas afinal, quando é que os bebés começam a ver?

Desenvolvimento da visão do bebé nos primeiros 8 meses de vida


visao do bebe

Ao contrário da audição, que está perfeitamente funcional à nascença, a visão é um sentido que se vai aprimorando lentamente. Quando nasce, o bebé vê tudo turvo, mas é capaz de distinguir luz, movimento e formas.

O recém-nascido só consegue ver bem até uma distância de cerca de 20 a 30cm, o suficiente para perceber o rosto da pessoa que o pega ao colo. Nesta fase da vida do bebé, o rosto da mãe é a coisa mais interessante para ele. Conforme os dias vão passando, o bebé passa a ter interesse por imagens com bastante contraste, como um padrão xadrez preto e branco.

Com o passar do tempo a visão do bebé vai se desenvolvendo e, por volta dos 8 meses, já consegue ver tão bem como um adulto.

1 mês

Quando nasce, o bebé não consegue usar os 2 olhos simultaneamente e, por isso, parece estrábico várias vezes. No entanto, até aos 2 meses, ele aprende a utilizar os 2 olhos ao mesmo tempo.

Por esta altura, o bebé adquire a capacidade de acompanhar um objeto em movimento com o olhar. Um boneco de cores atraentes a passar em frente ao seu rosto é o suficiente para captar a sua atenção.

2 meses

Desde o nascimento, os bebés têm a capacidade de distinguir as cores. Apesar disso, apresentam alguma dificuldade em distinguir tons similares, como o vermelho e o laranja. Por este motivo, eles preferem combinações de cores com bastante contraste.

Entre os 2 e os 4 meses o bebé vai conseguir distinguir melhor todas as tonalidades. Com esta meta atingida, irá começar a demonstrar preferência por cores primárias e vivas, e por desenhos e formas mais complexos e com mais detalhes.

Incentive o interesse do seu bebé mostrando-lhe fotos, desenhos, livros e brinquedos de cores fortes..

4 meses

Por volta dos 4 meses, o bebé inicia o desenvolvimento da percepção de profundidade, ou seja, começa a perceber se as coisas estão longe ao perto.

Também começa a ter um maior controlo sobre os braços e, assim, o desenvolvimento da visão acompanha as novas habilidades motoras para ajudá-lo a tocar e pegar em objetos.

5 meses

Aos 5 meses de vida, o bebé já consegue visualizar objetos pequenos e acompanhar perfeitamente todos os movimentos. Neste momento, é capaz de identificar um objeto visualizando apenas parte dele.

Grande parte dos bebés de 5 meses já adquiriu a capacidade de distinguir cores básicas similares e começa agora a perceber as pequenas diferenças entre os tons mais suaves.

É esperado que, nesta fase, o bebé já não apresente estrabismo. Se tal se mantiver, é aconselhável consultar o médico pediatra ou oftalmologista.

8 meses

Neste momento, a visão do bebé é quase igual à de um adulto, em termos de definição e percepção de profundidade. A sua visão ainda é melhor a pequenas distâncias mas, no entanto, já vê suficientemente bem para conseguir reconhecer pessoas do outro lado de uma sala. Por volta dos 8 meses, os olhos do bebé já estarão próximos da sua cor definitiva.

Quando é que os pais se devem preocupar


medico pediatra a ver os olhos do bebe

Em todas as consultas de pediatria desde o nascimento, o médico tem o cuidado de avaliar a visão do bebé. A grande maioria das deficiências visuais pode ser facilmente corrigida desde que seja detetada precocemente. Existem problemas como a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia que os pais não conseguem detetar facilmente.

Os pais devem prestar atenção a possíveis dificuldades de visão que o seu bebé possa ter. O pediatra deve ser consultado nas seguintes situações:

  • O bebé não é capaz de fixar o olhar ou acompanhar o movimento de um objeto com ambos os olhos por volta dos 4 meses de idade;
  • O bebé apresenta dificuldade para mover um ou os dois olhos em todas as direções;
  • O bebé passa grande parte do tempo estrábico;
  • Um ou os dois olhos do bebé têm tendência a olhar para fora.

Quando nasce, a visão do bebé está longe de ser perfeita. Com o passar dos meses, esta vai ficando cada vez mais apurada e mais próxima daquilo que é a visão de um adulto. É importante que os pais ou cuidadores estejam atentos a sinais de dificuldade visual, para entrar em contato com o médico e intervir o mais precocemente possível.

Veja também:

Enfª Isabel Silva Enfª Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.