4 Principais erros na perda de peso: descubra o que está a fazer mal

Para ser bem sucedido quando se quer emagrecer, é importante saber quais os principais erros na perda de peso. Dessa forma, consegue evitá-los e terá maior sucesso.

4 Principais erros na perda de peso: descubra o que está a fazer mal
Conheça alguns dos principais erros que se comete na tentativa de perda de peso

Antes de começar a fazer dieta ou seguir um plano alimentar estruturado, convém saber alguns  dos principais erros na perda de peso.

Às vezes a pessoa sente que está a fazer tudo bem, mas os resultados parecem ainda não ser visíveis.

Quando achamos que estamos no bom caminho mas afinal percebemos que não estamos assim tão bem, ficamos a achar que perder peso é uma tarefa muito difícil.

Mas já parou para pensar que pode estar a fazer algo que impede o seu progresso? Descubra neste artigo os principais erros que se comete na perda de peso!

4 Dos principais erros na perda de peso normalmente cometidos


1. Ficar obcecado com a balança

ficar obcecado com a balanca e principais erros na perda de peso

Um dos principais erros na perda de peso é passar a vida a pesar-se e se não vê diminuição no peso, começa a entrar em desespero. É muito comum sentir que não perde peso suficiente, mesmo quando se mantém a mesma dieta.

O número que aparece na balança por vezes é superior e outras inferior. Mas o peso corporal é influenciado por várias coisas, incluindo as oscilações de líquidos e alimentos que ingerimos ao longo do dia e que permanecem no organismo.

De facto, o peso pode variar até 1,8 kg apenas num dia, dependendo da quantidade de alimento e líquido que se consume.

Se o número que aparece na balança se mantiver igual, é possível que esteja a perder massa gorda e a ganhar massa muscular, se estiver a praticar exercício físico. Normalmente quando isso acontece a pessoa já nota diferença nas roupas, que começam a ficar mais largas.

Pese-se apenas uma vez por semana, por exemplo, às sextas em jejum. E assim será mais fácil verificar os progressos de uma semana para a outra.

2. Criar expectativas irrealistas

criar expectativas irrealistas e principais erros na perda de peso

Pretender perder peso e ter outros objetivos relacionados com a saúde podem ajudar a manter a pessoa motivada. No entanto, ter expectativas irrealistas pode ser um fator que em vez de ajudar, causa mais problemas.

As pessoas com excesso de peso e obesidade são as que esperam perder peso mais rapidamente, mas são igualmente as que desistem de dietas mais cedo por não verem os seus objetivos serem atingidos.

É importante criar metas modestas para impedir que a pessoa desanime ao ver que não chega ao tão desejado peso ou desista do plano alimentar e de treinos.

3. Ingerir calorias a mais ou a menos

ingerir calorias a mais ou a menos e principais erros na perda de peso

Para existir perda de peso tem que haver um gasto de calorias superior à ingestão de calorias.

Muitas vezes existe uma perceção errada relativamente às calorias que se ingere. Achamos que estamos a consumir poucas calorias, mas a verdade é que ingerimos as colorias na quantidade certa ou até em excesso.

Podemos até estar a consumir muitos alimentos saudáveis, mas que são também ricos em calorias, como é o caso dos frutos secos e do queijo. Daqui se percebe que é fundamental ter uma noção sobre as porções que devemos ingerir de cada alimento. Caso contrário, estamos a comer calorias sem nos apercebermos.

Por outro lado, diminuir a ingestão de calorias também pode ser contraproducente.

As dietas baixas em calorias que nos fornecem menos de 1000 kcal por dia podem levar a uma perda de massa muscular e diminuir significativamente o metabolismo.

Resumindo, consumir muitas calorias pode impedir a perda de peso. Por outro lado, ingerir poucas calorias pode reduzir o seu metabolismo e a sua massa muscular.

4. Não ler os rótulos com a informação nutricional e ingredientes

nao ler os rotulos e principais erros na perda de peso

A falta de leitura das informações presentes no rótulo pode ser meio caminho andado para consumir calorias indesejadas e ingredientes menos saudáveis e este ser um dos principais erros na perda de peso mais importantes.

É frequente observarmos alimentos com informação visível dos ingredientes saudáveis na frente da embalagem, contudo, essa informação não deve fazer com que se ignore o que vem atrás. Os restantes ingredientes devem ser tidos em consideração na escolha ou não do alimento.

Para se obter as informações mais importantes para ajudar na perda de peso, é necessário analisar a lista de ingredientes e o rótulo com toda a informação nutricional.

Veja também: