Publicidade:

Nasceu e agora?! Como são os primeiros dias do bebé?

Os primeiros dias do bebé podem ser um turbilhão de sentimentos pelos pais, mas os mais comuns à grande maioria são o receio e o medo do desconhecido.

 
Nasceu e agora?! Como são os primeiros dias do bebé?
Saiba como enfrentar esta realidade desconhecida.

O parto é para muitos futuros papás, um momento assustador, para algumas pessoas pode ser um motivo de medo ou pânico, no entanto, após o parto surge uma realidade totalmente desconhecida, causadora de um misto de stress e felicidade, principalmente para os pais de primeira viagem, que têm de aprender a lidar com tudo o que os primeiros dias do bebé implicam.

Os primeiros dias do bebé em casa são sempre um desafio para os novos papás, pois é a altura em que passam a tratar dele sozinhos, sem o auxílio das enfermeiras e médicos do hospital, pelo que é normal se sentir algumas dificuldades ou se lhe surgirem algumas dúvidas, medos ou receios.

O que esperar dos primeiros dias do bebé


Nos primeiros dias do bebé, ou melhor, nos primeiros 3-4 meses da sua existência, o bebé passa grande parte do seu dia a dormir, fazendo vários períodos de pequena duração (aproximadamente 3 horas, mas pode ser menos como mais tempo) de sono.

Entre os períodos de sono, pode chorar essencialmente por 3 grandes motivos: fome, fralda suja (com urina ou fezes) ou por desconforto (por exemplo, provocado pelas cólicas).

Estes primeiros dias do bebé são um período de reconhecimento de ambas as partes, bem como de amor e admiração, de adaptação de ambas as partes a uma nova rotina familiar. Juntos, a família consegue ultrapassar todos os possíveis obstáculos que podem vir a surgir, tais como:

1. Amamentar vs peso do bebé

primeiros dias do bebe mae a amamentar

É frequente muitas mães apresentarem alguma dificuldade no processo inicial da amamentação, no entanto, saiba que se conseguir ultrapassar os obstáculos, estabelecerá uma forma de alimentação que é a recomendada pelas Organização Mundial de Saúde, que cumpre com todos os requisitos nutricionais que o bebé necessita, bem como estabelece um vínculo mãe-filho único e insubstituível.

Conheça alguns dos obstáculos no estabelecimento da amamentação:

  1. O bebé não faz uma boa pega;
  2. O bebé passa grande parte do tempo na mama, manifestando a sensação de que ainda está com fome;
  3. Adormece na mama;
  4. A mãe faz facilmente gretas/fissuras nos mamilos, o que pode ser uma situação extremamente dolorosa;
  5. A mãe sofre de hipogalactia, esta é uma patologia em que a mãe produz uma quantidade insuficiente de leite;
  6. A “subida do leite”, que podem ser uns dias de muito sofrimento e desconforto para algumas mães, podendo mesmo levar à formação de mastites;
  7. O bebé está a apresentar dificuldades em aumentar de peso, podendo a mãe sofrer pressão por parte de terceiros, ou até mesmo por parte dos profissionais de saúde, em inicial alimentação suplementar com leite artificial;
  8. É importante ressalvar a importância do leite materno, principalmente nos primeiros dias de vida do recém-nascido, uma vez que colabora na formação do sistema imunitário do bebé, previne alergias e ajuda a mãe a perder o peso extra que adquiriu durante a gravidez de uma forma mais rápida.

2. Colocar o bebé a arrotar/eructar

primeiros dias do bebe bebe a arrotar

Este gesto é muito importante, pelo que deve colocar o bebé na posição vertical, junto ao seu ombro e aguardar até o bebé arrotar.

Geralmente os bebés que se alimentam através de um biberão ingerem mais ar, o que faz com que arrotem mais que os bebés que se alimentam ao seio.

3. Desinfetar o coto umbilical

primeiros dias do bebe coto umbilical

Tem de fazer a limpeza e desinfeção do coto umbilical sempre que este apresentar exsudado ou no mínimo 3 vezes por dia, de forma a favorecer o processo de cicatrização.

Poderá deparar-se com profissionais de saúde que recomendam a lavagem com soro fisiológico e outros poderão recomendar a desinfeção com álcool a 70º.

É importante utilizar compressas esterilizadas e fazer um movimento circulares da zona mais limpa para a zona mais suja. O coto pode cai até ao 20º dia.

4. Aliviar as cólicas

primeiros dias do bebe aliviar as colicas

As famosas cólicas (dores abdominais) podem aparecer nos primeiros 3 meses do bebé, e podem ser difíceis de lidar para alguns pais, uma vez que os bebés geralmente choram bastante nesse período, sendo difícil arranjar uma maneira de os acalmar, pois não têm fome, não têm a fralda suja ou sono.

Esta situação é geralmente provocada por o intestino do bebé ainda não estar a funcionar completamente, mas também pode estar relacionada com os hábitos alimentares da mãe, no caso do aleitamento materno, pelo que deve evitar ingerir bebidas com gases, cafeína ou chocolates.

Saiba como aliviar as cólicas do bebé aqui >>

5. Acalmar o choro

primeiros dias do bebe choro do bebe

O choro poderá ser uma constante nos primeiros dias, pelo que com o avançar dos dias vai-se tornando mais fácil para os pais interpretar o motivo do choro, que poderá ser provocado por fome, frio/calor, fralda suja, dores ou sono.

6. Regular o sono

primeiros dias do bebe sono do bebe

O padrão do sono do bebé pode ser um motivo de stress para os pais, principalmente nos primeiros meses, uma vez que eles fazem períodos de sono curtos (2-3 horas) e frequentes.

Apesar de ser fácil de dizer e difícil de colocar em prática, tente dormir sempre que o bebé dormir, isso irá ajudar a ultrapassar mais facilmente as consequências físicas e psicológicas de um sono fragmentado e pouco reparador.

Pensamento positivo, com o avançar dos meses os períodos do sono do seu bebé vão aumentando e espaçando ao longo do dia.

7. Dar banho

primeiros dias do bebe dar banho a bebe

O banho surge como um momento de higiene e conforto, bem como de relaxamento para o bebé. O banho deve estar numa temperatura perto dos 36ºC (pode utilizar um termómetro ou a parte anterior do braço para medir a temperatura), deve de conter pouca água, de forma a evitar o risco de afogamento e, nos primeiros dias o banho deve ser dado de forma rápida, uma vez que os bebés perdem calor muito facilmente.

8. Manter a temperatura corporal apropriada

primeiros dias do bebe roupa bebe

Para a temperatura corporal adequada, tenha em conta que deve de vestir mais uma peça de roupa extra ao bebé quando comparado com o que você está a vestir, de forma a evitar o frio, mas evite vestir em demasia pois também são muito sensíveis ao calor, suando facilmente.

9. Mudar a fralda

primeiros dias do bebe mudar a fralda

Muda da fralda pode ter de ser feita antes e/ou após cada mamada, rondando em média 9 fraldas por dia entre micções e dejeções. Não se assuste com os primeiros cocós do seu bebé, designam-se de mecónio e são dejeções muito espessas, cor verde escura.

Tente realizar a muda da fralda antes das mamadas, para evitar grandes movimentos após estas que estimulem a regurgitação, se possível opte por a utilização de compressas e água morna para a limpeza.

10. Gerir as visitas

primeiros dias do bebe visitar bebe

A gestão das visitas é fundamental, de forma a conseguir evitar períodos de estimulação excessiva no bebé,  perturbar a rotina dele e a dos pais, mas acima de tudo, de forma a evitar que o bebé contraia alguma doença, pois o seu sistema imunitário ainda não está completamente formado.

Veja também:

Enfª Bárbara Andrade Enfª Bárbara Andrade

Bárbara Andrade é Enfermeira Especialista em Reabilitação e Formadora em várias entidades. Desta forma, tem como princípios a promoção e a educação para a Saúde nas diferentes faixas etárias. Terminou a Especialidade em Enfermagem de Reabilitação na ESEnfCVPOA e exerce atualmente o cargo de enfermeira no CHEDV - HSS.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].