Tudo sobre a preparação para colonoscopia: informe-se!

A preparação para colonoscopia é realizada quando é necessária a deteção de alterações ou anormalidades no intestino grosso (cólon) e no reto. Saiba tudo.

Tudo sobre a preparação para colonoscopia: informe-se!
Saiba em que consiste uma preparação para colonoscopia.

A colonoscopia consiste na introdução de um aparelho pelo ânus, o que permite a visualização do intestino grosso. Deste modo, é possível detetar qualquer lesão aí presente e se necessário, serão recolhidos pequenos fragmentos para análise (biopsia) – este procedimento é indolor, no entanto requer uma preparação para colonoscopia cuidada, que se inicia uns dias antes do exame, por forma a garantir que o intestino se encontra totalmente limpo aquando da realização do exame.

Através deste exame, é também possível realizar alguns tratamentos, como por exemplo, retirar pólipos. Assim, a colonoscopia pode ser só de diagnóstico, mas também terapêutica caso sejam realizadas biopsias ou removidos os pólipos.

Trata-se de um procedimento seguro, realizado por um médico Gastrenterologista.

EM QUE CONSISTE A PREPARAÇÃO PARA COLONOSCOPIA?


O interior do seu intestino tem que estar limpo, sem fezes, para permitir o sucesso do exame. Para que a limpeza intestinal seja eficaz, deve seguir corretamente as instruções quanto à alimentação e à preparação com laxantes a efetuar.

Alimentação na preparação para colonoscopia

preparacao para colonoscopia e caldo

Nos dois a três dias anteriores ao exame deve fazer uma dieta ligeira, sem resíduos. Assim, deve evitar a ingestão de alguns alimentos, nomeadamente, vegetais, fruta crua, cereais/fibras, grão/feijão. Deve evitar também o leite e derivados.

Na véspera do exame, o utente deve ingerir apenas líquidos claros: água, caldos, sumos sem polpa, chá açucarado e também gelatinas de cor clara.

Assim, nestes 3 dias antecedentes não pode comer:

  • Fruta (exceto maçã ou pêra cozida);
  • Frutos secos (nozes, avelãs, pinhões, etc.);
  • Hortaliça (penca, grelos, espinafres, etc.);
  • Legumes (cebolas, tomate, cenoura, nabo, etc.);
  • Leguminosas secas (feijão, grão, milho, etc.);
  • Qualquer tipo de cereais;
  • Manteiga, leite.

Deve assim optar por sopa branca, batata ou massa, carnes brancas (como perú, frango, coelho), peixes magros (como pescada, robalo e carapau) cozidos ou grelhados, ovo cozido e pão branco.

Preparação para colonoscopia na véspera do exame

cha claro

Faça um pequeno-almoço normal/ligeiro e um almoço ligeiro (cozidos, grelhados, sem arroz, massa ou legumes).

Após o almoço só pode beber líquidos transparentes, como caldos, água, sumos diluídos sem gás, chá, café.

Se tem diabetes, deverá, na véspera e no próprio dia do exame, fazer um controlo mais apertado das suas glicemias capilares, nomeadamente, de manhã em jejum, antes das principais refeições, ao deitar e sempre que tiver sintomas de hipoglicemia.

As hipoglicemias devem sempre ser corrigidas com bebidas claras açucaradas ou rebuçados para chupar. É importante manter a ingestão contínua e abundante de líquidos claros açucarados.

Laxantes para a preparação para colonoscopia:

homem com laxante

A preparação destina-se a limpar o intestino pelo que provocará uma evacuação líquida, tipo diarreia – é isso que se pretende pelo que deverá permanecer em casa.

Para fazer a preparação deverá adquirir na farmácia o produto recomendado pelo laboratório da análises onde irá realizar a colonoscopia. Existem vários possíveis:

  • Citrafleet®;
  • Moviprep®;
  • KleanPrep®;
  • Endofalk®
  • Existem ainda casos de obstipação crónica em que é recomendada a toma de 2 Dulcolax® antes de iniciar as preparações.

Cada um destes produtos têm particularidades de posologia que devem ser seguidas. Estas deverão vir descritas no documento fornecido pelo laboratório ou então, em alternativa, encontra-se perfeitamente descrita na bula do medicamento.

O intestino começa a funcionar cerca de uma hora após a ingestão do primeiro copo e continuará durante algumas horas após a ingestão do último. Nesta altura, as dejeções já devem ser líquidas e transparentes e então a preparação considera-se completa.

Se se sentir nauseado/enjoado ou tiver vómitos, faça intervalos mais prolongados, mas tenha paciência, que essa sensação atenua-se, habitualmente, a partir do momento em que a preparação começa a surtir efeito.

Se a preparação lhe despertar dor abdominal violenta ou vómitos incontroláveis, suspenda-a e consulte o seu médico.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES!


Se vai fazer uma colonoscopia, siga estas recomendações :

  • Não seja portador de objetos de valor e adornos;
  • Saiba o nome da sua medicação habitual;
  • Durante o período de preparação, tome a sua medicação habitual, inclusive no dia do exame;
  • Se fizer medicação anticoagulante (ex.: Varfine, Sintrom, Pradaxa) ou antiagregante das plaquetas (ex.: Plavix, Clopidogrel, Ticlopidina), fale com o seu médico de família e siga as instruções que, por este, forem fornecidas.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.